Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) (Bebedouro, São Paulo)

Faculdades Integradas Fafibe

Localização:Bebedouro - São Paulo

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Concepção / Objetivo O curso de Bacharelado em Ciências Biológicas apresenta uma proposta curricular fundamentada em prerrogativas educacionais, que visam adequar o ensino superior às constantes necessidades sociais, aos avanços científico-tecnológicos e às exigências do concorrido mercado de trabalho. Entre os objetivos, destaca-se a amplitude da atuação do bacharel em Ciências Biológicas e do atual contexto científico, empreendendo uma importância na área da ecologia e de forma singular em muitas subáreas, como a Genética, Botânica, Biologia Celular, Microbiologia, Zoologia e Biotecnologia. Para atender aos objetivos propostos, o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas das Faculdades Integradas Fafibe contempla os seguintes eixos de formação: A) Conteúdos de Formação Básica que englobam conhecimentos biológicos e das áreas das ciências exatas, da terra e humanas, tendo a evolução como eixo integrador; B) Os Conteúdos Específicos contemplam a formação do bacharel, sendo que estes componentes curriculares favorecem e estimulam a iniciação à pesquisa; C) Atividades Complementares desenvolvem-se ao longo de todo o curso, buscando a flexibilização da formação e a autonomia do discente; D) Estágios Supervisionados inicia-se no quinto período, proporcionando aos alunos aplicação dos conhecimentos acadêmicos na vivência prática. A estrutura do curso tem por base os seguintes princípios: * Contemplar as exigências do perfil do profissional; * Garantir uma sólida formação básica inter e multidisciplinar; * Privilegiar atividades de campo, laboratório e adequada instrumentação técnica; * Favorecer a flexibilidade curricular; * Explicitar o tratamento metodológico, no sentido de garantir o equilíbrio entre a aquisição de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores; * Garantir um ensino problematizado e contextualizado; * Proporcionar a formação de competência; * Estimular atividades que socializem o conhecimento produzido; * Estimular atividades extracurriculares. O Projeto Pedagógico prevê um sistema de avaliação, em que se consideram as necessidades de atualizações por meio do Colegiado de Curso. A flexibilização do currículo destaca-se pela presença de disciplinas optativas e, ainda, a conscientização da importância da formação continuada. Também, a pesquisa perpassa a formação, em diversos momentos, incluindo-se a elaboração de um trabalho de conclusão de curso. Aliam-se a este perfil as contribuições das atividades complementares, propiciando flexibilização e a diversificação da formação. O Projeto Pedagógico do curso também prevê um Programa de Acompanhamento de Egresso, por entender que este se constitui em um instrumento que possibilita uma continua avaliação, sendo instrumento capaz de avaliar a trajetória dos egressos e, por esta, a consonância do curso com o mercado de trabalho. Por que na Fafibe é diferente? O curso de Ciências Biológicas da Fafibe possui laboratórios específicos para cada área da biologia, possibilitando maior desempenho em pesquisas e nas aulas práticas do curso, em especial, nas áreas de biologia celular, anatomia, fisiologia, genética, paleontologia, embriologia, zoologia, botânica, microbiologia, parasitologia, imunologia e ecologia. Projetos de pesquisas, extensões, estágios curriculares e reuniões científicas são outros diferenciais que permitem uma sólida formação profissional. Onde Trabalhar? Instituições públicas dedicadas às questões ambientais: * Ibama, secretarias de meio ambiente estadual e municipal, jardins zoológicos e jardins botânicos. * Na área da saúde: * Hospitais, laboratórios de pesquisa genética e biotecnológica, laboratórios de análises clínicas, laboratórios farmacêuticos e empresas de controle de pragas e vetores. * Universidades * Empresas de consultoria ambiental, * Empresas privadas com preocupações ambientais. * ONGs ambientais e voltadas para a saúde humana. Perfil do Egresso O curso, por seu Projeto Pedagógico, contempla um perfil de egresso apto a compreender o processo histórico de produção do conhecimento das Ciências Biológicas, referente a conceitos, princípios e teorias. Atuar em áreas das ciências biológicas em pesquisa e, também, como profissional liberal ou prestador de serviços, desenvolvendo análises, assessorias e consultarias, em sua área de atuação e, ainda, compor equipes multidisciplinares. O egresso deve apresentar competências e habilidades, considerando-se o perfil de formação: a)Generalista, crítico e pautar-se por princípios éticos e com visão de responsabilidade social e ambiental; b) Atuar em pesquisa nas áreas das Ciências Biológicas, com compromisso de divulgar plenamente os resultados, a fim de ampliar os conhecimentos em sua área de atuação; c) Possuir fundamentação teórica, como base para uma ação competente, que inclua o conhecimento profundo da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vivem; d)Atuar com consciência, qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio ambiente, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, na gestão ambiental, tanto nos aspectos técnicos – científicos, quanto na formulação de políticas, e de se tornar agente técnicos – científicos, quanto na formulação de políticas, e de se tornar agente transformador da realidade presente, na busca de melhoria de qualidade de vida; e) Pautar-se, em sua conduta profissional, por critérios humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referenciais éticos legais; f) Ter consciência de sua responsabilidade como biólogo, nos vários contextos de atuação profissional; g) Apto a atuar multi e interdisciplinarmente à dinâmica do mercado de trabalho e às atualizações do mesmo; h) Preparado para desenvolver idéias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação; i)Ter consciência da necessidade de constante atualização profissional. Dessa forma, o curso, em consonância com as suas Diretrizes Curriculares, busca formar profissional biólogo dotado de competências e habilidades para atuar: em pesquisa básica e aplicada, nas diferentes áreas das ciências biológicas; na produção de conhecimentos, estabelecendo relações entre ciência, tecnologia e sociedade; no desenvolvimento de projetos, consultorias, perícias, pareceres, etc. Ainda, deverá ter competências e habilidades para atuar: na organização, gestão e financiamento da pesquisa, bem como sobre a legislação e políticas públicas consoantes à área de atuação; na avaliação do impacto potencial ou real de novos conhecimentos, tecnologias, serviços e produtos resultantes da atividade profissional, considerando os aspectos éticos, sociais e epistemológicos. Também, deverá utilizar os conhecimentos das ciências biológicas para compreender e transformar o contexto sócio-político e as relações nas quais está inserida a prática profissional, conhecendo a legislação pertinente, e, ainda, pautar-se, em sua atuação, por princípios da ética democrática, vistas pelo compromisso com a responsabilidade social e ambiental e todos os aspectos éticos e sociais que envolvam a dignidade humana e a qualidade de vida.

Plano de estudos

Matriz Curricular 1º Período Anatomia Humana e Fisiologia Humana Biologia Celular Comunicação e Expressão Fundamentos da Matemática Métodos e Técnicas de Estudo e Pesquisa Química Inorgânica 2º Período Fundamentos de Sociologia Histologia e Embriologia Pesquisa e Tecnologia Química Orgânica Vegetais Inferiores Zoologia dos Invertebrados 3º Período Bioquímica Educação Ambiental Experimentação Básica I Fisiologia Geral e Comparada Fundamentos da Física Genética Básica Zoologia dos Vertebrados 4º Período Bio-Estatística Biofísica Ecologia Geral Entomologia Experimentação Básica II Genética Molecular Vegetais Superiores 5º Período Biogeografia Botânica Estrutural e Funcional Ecologia das Populações Estágio Curricular Supervisionado I Geologia e Paleontologia Pesquisa e Prática Profissional I 6º Período Estágio Curricular Supervisionado II Evolução Metodologia de Pesquisa Científica Microbiologia Parasitologia Pesquisa e Prática Profissional II 7º Período Estágio Curricular Supervisionado III Imunologia Legislação Ambiental Limnologia Patologia Seminário I: TCC 8º Período Avaliação de Impactos Ambientais Ecologia da Poluição Ecotoxicologia Estágio Curricular Supervisionado IV Seminário II: TCC Disciplinas Optativas Agricultura Agroecologia Botânica Econômica Ecofisiologia Ecologia Vegetal Fundamentos de Filosofia Informática Aplicada Inglês Instrumental Língua Brasileira de Sinais - Libras Psicologia Ambiental

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