Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) (São José do Rio Preto, São Paulo)

Centro Universitário de Rio Preto

Localização:São José do Rio Preto - São Paulo

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

O Curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Rio Preto iniciou-se em 1993, autorizado pelo parecer CFE nº.555/92 de 11/11/1992 e reconhecido pela Portaria nº.486 de 05/05/1995.

A Resolução nº. 7, de 11 de março de 2002, estabeleceu as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Ciências Biológicas e o Conselho Federal de Biologia - CFBio publicou a Resolução nº. 2, de 05 de março de 2002, no DOU de 21 de março de 2002, sobre Código de Ética do Profissional Biólogo
Desde o seu projeto inicial o Curso está orientado para duas direções preferenciais: a formação do educador, preparado para o exercício de funções do ensino - a Licenciatura; a formação do biólogo, preparado para executar com competência, suas funções em qualquer ramo do conhecimento biológico (Botânico, Zoólogo, Anatomista, Histologista, Embriologista, Microbiologista, Bioecologista, etc).

Os egressos do Curso de Ciências Biológicas vêm atendendo ao ensino de Ciências e Biologia nos diversos níveis, além da produção de conhecimento básico e aplicado nas diversas subáreas da biologia através da pesquisa.

De acordo com as diretrizes norteadoras da nova LDB / dezembro de 1996 (Lei nº 9.394) a implantação do Currículo tem sido frequentemente avaliada e o seu delineamento considerou sempre o perfil do profissional que se quer formar. Privilegiou-se a construção do conhecimento na área biológica e o seu significado para a sociedade, bem como a responsabilidade do educador nos diferentes âmbitos de sua atuação profissional, consciente do seu papel na formação de cidadãos.

Para a formação de um bom profissional na área da Biologia o curso está estruturado privilegiando a interdisciplinaridade requerida pela sociedade para o profissional e cidadão participante. Para tanto, é oferecido ao estudante a oportunidade de, durante a sua estada na Instituição, vivenciar experiências de ensino - aprendizagem, por meio das relações escolares com os docentes, fontes bibliográficas existentes, cursos de extensão e pesquisa, vivências de aulas práticas, atividades complementares extra-curriculares e estágios curriculares supervisionados.

A Biologia é a ciência que estuda os seres vivos, a relação entre eles e o meio ambiente, além dos processos e mecanismos que regulam a vida. Assim, o curso tem como objetivos gerais formar um profissional generalista, sendo, contudo capaz de especializar-se em uma das diferentes áreas da Biologia. Deve ser ainda um agente propagador de mudanças, capaz de trabalhar em equipe, tendo sua atuação fundamentada em valores éticos e compromissada com o desenvolvimento regional.
O graduado em Ciências Biológicas, deverá possuir uma formação básica, ampla e sólida, com adequada fundamentação teórico-prática que inclua o conhecimento profundo da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o ambiente em que vivem.

Esta formação deve propiciar o entendimento do processo histórico de construção do conhecimento na área biológica, em relação a conceitos, princípios, teorias e sua aplicação, contribuindo para a melhoria das condições de vida, para a educação da comunidade e para a divulgação de informações corretas sobre assuntos de sua especialidade.

Também deve se comprometer com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos e de rigor científico, bem como por referenciais éticos e legais.

O biólogo e o educador em Ciências e Biologia terão como princípio orientador no desempenho das suas atividades o compromisso permanente com a geração, a aplicação, a transparência, a divulgação e o aprimoramento de seus conhecimentos e experiência profissional, visando ao desenvolvimento da Ciência, a de defesa do bem comum, a proteção do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida de todas as suas formas e manifestações, assumindo a sua responsabilidade na preservação da biodiversidade como patrimônio da humanidade.

As atribuições do Licenciado em Ciências Biológicas são mais amplas, em relação às do Bacharel. Embora ambos podem exercer a Profissão de Biólogo, somente o Licenciado pode atuar no ensino fundamental e médio. Neste contexto, conforme o Conselho Federal de Biologia - CFBio (1994), tanto o Bacharel como o Licenciado poderão desenvolver as atividades constantes da Lei nº 6.684/79 e Decreto no 88.438/83.

O bacharel em Ciências Biológicas poderá exercer o Magistério Superior e atividades de Biólogo nas Instituições de Pesquisa, Empresas Públicas e Privadas, Indústrias de alimentos, de Fertilizantes, de Biocidas, de Laticínios, de Produtos Farmacêuticos, etc, Parques e Reservas Ecológicas, Secretarias e Fundações de Meio Ambiente e de Ciências e Tecnologia, Museus, Herbários, Biotérios, entre outras.
Mercado de Trabalho:
A biologia está entre as 10 profissões do novo milênio, com participação efetiva nas áreas de: saúde, engenharia genética, microbiologia e meio ambiente.
Áreas em crescimento: Ambiental e Biotecnologia

Plano de estudos

1º Período:
Anatomia Humana e Comparada I
Bioestatística
Biologia Celular
Morfologia Vegetal I
Ciências Sociais e Bioética
Química Geral
Zoologia de Invertebrados I
2º Período:
Anatomia Humana e Comparada II
Física Geral
Morfologia Vegetal II
Embriologia
Geologia
Zoologia de Invertebrados II
3º Período:
Bioquímica Estrutural
Sistemática de Protista Fotossintetizantes e Plantas Inferiores
Biofísica
Entomologia
Histologia
Metodologia da Pesquisa Científica
4º Período:
Bioquímica Metabólica
Ecologia Geral
Sistemática de Plantas Superiores
Zoologia de Vertebrados I
5º Período:
Ecologia de Comunidades e Populações
Genética
Parasitologia
Zoologia de Vertebrados II
6º Período:
Evolução
Fisiologia Humana Comparada I
Fisiologia Vegetal I
Microbiologia
Saúde Pública e Controle de Vetores
7º Período:
Biologia Molecular
Fisiologia Humana e Comparada II
Fisiologia Vegetal II
Imunologia
Legislação Ambiental
Linguagem Brasileira de Sinais
Paleontologia
8º Período:
Biologia da Conservação
Biotecnologia
Delineamento Experimental e Análise de Dados
Educação Ambiental e Sustentabilidade
Gestão Ambiental
Recursos Hídricos e Ocupação do Solo.
Estágio Supervisionado
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Atividades Complementares

Oferta Educativa semelhante