Graduação em Ciências Biológicas - Biotecnologia (Brasília, Distrito Federal)

Universidade Católica de Brasília

Localização:Brasília - Distrito Federal

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

As Ciências Biológicas estudam a vida em seus aspectos moleculares, celulares, em nível de organismo, biodiversidade e ecossistema. O currículo é composto por disciplinas em todas essas áreas de conhecimento, com bastante ênfase nas atividades práticas. Dessa forma, formamos profissionais preparados para atuar nas diversas atividades relacionadas às ciências da vida e ambientais.

Na Universidade Católica de Brasília, você pode escolher se tornar um Licenciado ou Bacharel em Ciências Biológicas. No que se refere aos conteúdos fundamentais das Ciências Biológicas, busca-se não haver diferenças entre os currículos de Licenciatura e Bacharelado. As diferenças estão na formação específica para o exercício profissional. Fazendo a Licenciatura sua formação será mais direcionada ao ensino da Biologia. Fazendo o Bacharelado, você receberá uma formação mais direcionada para realização de atividades técnicas e pesquisa científica.

E falando em pesquisas, na UCB – em especial nos laboratórios de Biotecnologia Genômica, Zoologia, Botânica, Ecologia, Biodiversidade Aquática e Cultura de Algas – são desenvolvidos vários projetos, com oportunidade para estágios de iniciação científica. Existe também a possibilidade do estudante participar atividades de extensão, por exemplo por meio do Projeto de Educação Ambiental, o Projeto Rondon e do Museu Itinerante de História Natural

No último ENADE, em 2008, o curso obteve a melhor nota entre as instituições privadas do DF. Em 2009 e 2011, recebeu 4 estrelas no prêmio Guia do Estudante.
Mercado
O mercado de trabalho para o Bacharel e o Licenciado em Ciências Biológicas é diversificado, amplo, emergente e crescente, seja em funções administrativas, de ensino ou de pesquisa, seja em instituições públicas ou privadas, como empreendedor na atividade de produção de bens e serviços. Empregos como peritos, assessores ou técnicos são encontrados em órgãos da administração federal e local (CNPq, IBAMA, Jardins Botânico e Zoológico de Brasília, Instituto de Saúde, CAESB, entre outros).

Em relação à pesquisa, tanto a EMBRAPA quanto as Organizações Não-Governamentais – ONGs – contribuem para a empregabilidade do biólogo. Outros campos de atuação incluem as indústrias alimentícias e biotecnológicas, análises laboratoriais, bem como atividades de ecoturismo e estudos de impacto ambiental.

Há uma grande demanda por profissionais de ensino para lecionar Ciências Naturais, no Ensino Fundamental, e para a disciplina de Biologia no Ensino Médio. Com o aperfeiçoamento acadêmico, por meio dos cursos de Pós-Graduação, o Biólogo está apto para ensinar em cursos de nível superior.

Oferta Educativa semelhante