Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) (Maceió, Alagoas)

Faculdade Integrada Tiradentes

Localização:Maceió - Alagoas

Duração:3 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

APRESENTAÇÃO
O Curso de Ciências Biológicas com habilitação em Licenciatura Plena contempla e prioriza a formação do Biólogo para atuar no Ensino Fundamental, Médio e Superior. O aluno concluinte do Curso de Ciências Biológicas recebe o título de Licenciado em Ciências Biológicas. O Curso de Ciências Biológicas da FITS foi implantado no segundo semestre de 2007 e autorizado a funcionar pelo MEC segundo portaria de nº120 de 02 de fevereiro de 2007. O campo de atuação profissional do licenciado em Biologia é amplo, diversificado e em transformação contínua, exigindo, além da formação que o habilite para o magistério, um universo mais amplo, qualificando-o para atuar em pesquisa básica e aplicada e desenvolver atividades em outros diferentes níveis educacionais. As Ciências Biológicas estudam em sua essência os seres vivos e sua relação com o meio ambiente, a partir da compreensão dos processos e mecanismos que estão envolvidos com a vida. Nos últimos anos, a Biologia tem se desenvolvido rapidamente devido aos desafios apresentados no mundo moderno e à solicitação de respostas a problemas importantes que permeiam a sociedade. Como exemplo, verificamos a devastação das áreas naturais pela ação antrópica; o aparecimento de patologias antes inexistentes ou desconhecidas, a necessidade de desenvolvimento de novas tecnologias para a produção de alimentos e tratamento de doenças, entre outros. Baseado nestas premissas, os profissionais formados nesta área exercerão papel fundamental nas questões que dizem respeito ao conhecimento da natureza e sua contextualização com o meio sócio-cultural. A intervenção do Biólogo em questões relacionadas à defesa da sociedade e do meio ambiente é fundamental para assegurar a manutenção da biodiversidade e um desenvolvimento sustentável necessário à manutenção da vida.
O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade Integrada Tiradentes - FITs inspira-se nas bases da educação contemporânea. Nele está contido o currículo e programas do curso, as políticas de estágio, de pesquisa, de extensão, de formação continuada e o cotidiano de sala de aula. O mesmo reflete a filosofia pedagógica e social que deve ser implementada nas Instituições de Ensino Superior (IES), observando a dinâmica da sociedade e suas demandas sociais, gerais e regionais, assim como os avanços científicos e tecnológicos.
PERFIL DO EGRESSO
O perfil desejado do profissional formado pela Faculdade Integrada Tiradentes - FITS é o de um profissional da educação com profundo conhecimento da dinâmica da educação, dos sistemas de ensino e da escola enquanto realidades concretas de um contexto histórico-social, nas dimensões afetivas, individual e grupal, estando apto para compreender as constantes mudanças conceituais e de evolução tecnológicas e científicas que acontecem na conjuntura mundial. Além de ter um raciocínio dinâmico, rápido e preciso na solução de problemas, dentro de cada uma de suas áreas de competência, como também um espírito crítico que lhe permita uma atuação profissional consciente, na dimensão multidisciplinar da Biologia, sempre dirigida para a melhoria da qualidade de vida da população humana.
A descrição das atividades do licenciado em Ciências Biológicas permite identificar nitidamente o perfil e as funções desse profissional educador. O egresso deverá possuir uma formação básica consistente alicerçada em uma fundamentação teórica-prática que contemple o conhecimento da diversidade dos seres vivos, do seu funcionamento e organização e das suas relações com o meio ambiente em que vivem, assim como, formação pedagógica que lhe enseje conhecimentos interdisciplinares das áreas de pedagogia, psicologia, sociologia e organização escolar. Deverá ainda conhecer e acompanhar os avanços tecnológicos e científicos e suas implicações junto ao processo educacional, a fim de que o conjunto destes conhecimentos embase sua atuação como educador, pautada não só no domínio das Ciências Biológicas, mas na formação de cidadãos aptos a intervirem na realidade social, alicerçados por princípios da ética democrática: responsabilidade social e ambiental, dignidade humana, direito à vida, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade.
O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas deve ser estruturado com base nas diretrizes curriculares que regulamentam o Ensino Básico juntamente com as diretrizes do Curso de Biologia. Desta forma, a estrutura curricular garante o profissional desejado, dando-lhe à formação necessária para que além de educador, o biólogo também possa executar tarefas inerentes à Biologia.
Quando além de exercer atividades pedagógicas próprias da sua profissão atua no campo da pesquisa, o egresso assumirá papel de produtor de conhecimentos contribuindo para os avanços científicos e biotecnológicos; todas as suas atividades profissionais deverão ser realizadas dentro do mais alto rigor científico, ético e moral comprometendo-se com a divulgação dos resultados das pesquisas em veículos adequados para ampliar a difusão e ampliação do conhecimento.
O Biólogo egresso da FITS deve porta-se como educador, consciente de seu papel na formação de cidadãos, inclusive na perspectiva sócio-ambiental; Utilizar o conhecimento sobre organização, gestão e financiamento da pesquisa e sobre a legislação e políticas públicas referentes à área; Entender o processo histórico de produção do conhecimento das ciências biológicas referente a conceitos/princípios/teorias; Estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade;Aplicar a metodologia científica para o planejamento, gerenciamento e execução de processos e técnicas visando o desenvolvimento de projetos, perícias, consultorias, emissão de laudos, pareceres etc. em diferentes contextos;Orientar escolhas e decisões em valores e pressupostos metodológicos alinhados com a democracia, com o respeito à diversidade étnica e cultural, às culturas autóctones e à biodiversidade; Atuar multi e interdisciplinarmente, interagindo com diferentes especialidades e diversos profissionais, de modo a estar preparado a contínua mudança do mundo produtivo; Comprometer-se com o desenvolvimento profissional constante, assumindo uma postura de flexibilidade e disponibilidade para mudanças contínuas, esclarecido quanto às opções sindicais e corporativas inerentes ao exercício profissional.
OBJETIVOS DO CURSO
Geral
Formar o educador (formação inicial) na área de Ciências Biológicas para uma prática pedagógica transformadora voltada para a cidadania plena, a socialização ampla e competente do saber produzido e acumulado teoricamente. como também um espírito crítico que lhe permita uma atuação profissional consciente, na dimensão multidisciplinar da Biologia, sempre dirigida para a melhoria da qualidade de vida da população humana.
Específicos
- Propiciar uma formação pluralista, que assegure a compreensão dos fenômenos biológicos, considerando a multiplicidade de perspectivas teóricas metodológicas historicamente construídas pela Ciência;
- Desenvolver uma formação técnico-científica que permita uma atuação consistente na Educação Básica, nas organizações de ensino públicas e privadas;
- Preparar um profissional capaz de articular o ensino com a pesquisa científica nos vários setores da Biologia ou a ela ligada; fornecer o embasamento filosófico, observacional e prático (laboratório de ciências e pesquisa) das ciências. Desenvolvendo uma postura ético-profissional coerente e uma atitude crítica em relação aos conhecimentos biológicos e suas implicações junto à sociedade;
- Habilitar profissionais para exercer a prática pedagógica na área biológica no ensino fundamental e médio e em outras áreas de atuação pertinentes à sua formação;
- Promover a participação em experiências de articulação escola/comunidade e ciência/comunidade, através das atividades extra-classes, independentes, de campo e/ou extensão com o intuito de divulgar o conhecimento biológico;
- Compreender e formar um pensamento crítico reflexivo sobre as constantes mudanças conceituais e de evolução tecnológicas e científicas que acontecem na conjuntura mundial;
- Utilizar os conhecimentos das ciências biológicas para compreender e transformar o contexto sócio-político e as relações nas quais está inserida a prática profissional, conhecendo a legislação pertinente;
- Elaborar e executar projetos, organizar, coordenar e participar de equipes multidisciplinares, realizar consultorias e perícias, dar pareceres e atuar para que a legislação, que visa a preservação dos direitos do homem e a vida no planeta, seja cumprida;
- Diagnosticar problemas e desenvolver ações estratégicas para solucioná-los, estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade;
- Desenvolver ações de preservação da biodiversidade, considerando o desenvolvimento sustentável.
CAMPO DE ATUAÇÃO
O campo de atuação do Licenciado em Ciências Biológicas abrange:
- Atuação no ensino fundamental e médio em Instituições públicas e privadas;
- Atuação em pesquisa básica e aplicada e desenvolvimento de atividades educacionais nos diferentes níveis e nas diferentes áreas das ciências biológicas;
- Gerenciamento e execução de tarefas técnicas na sua área de formação;
- Orientação, direção, assessoria e consultoria à empresas, fundações, sociedades e associações de classe, entidades autárquicas, privadas ou do poder público, no âmbito de sua especialidade. Realizar perícias, emitir e assinar laudos técnicos;
- Desenvolvimento de atividades relacionadas à preservação, saneamento e melhoramento do meio ambiente, executando direta ou indiretamente as atividades resultantes desses trabalhos;
- Atuação em Parques e Reservas Florestais, Institutos de Botânica, de Zoologia, de Ecologia e várias outras Instituições dedicadas ao aprimoramento genético de animais e plantas e à Biotecnologia como a Engenharia Genética;
- Atuação em Museus de Zoologia e Botânica, Institutos Agronômicos entre outros.
MERCADO DE TRABALHO
O Biólogo é um profissional multifacetado que se insere nas mais diversas áreas como: saúde, educação, indústria e pesquisa. No âmbito da saúde, o mesmo encontra-se desenvolvendo suas funções em hospitais, hemocentros, laboratórios de rotina, vigilância sanitária e epidemiológica, entre outros. Na educação encontramos professores de ensino fundamental, médio, superior e de pós-graduação. Ainda na educação, o encontramos realizando pesquisa acadêmica básica e aplicada. Em indústrias encontramos o Biólogo inserido nos mais diversos ramos como: de cosméticos, alimentícia, farmacêutica entre outras. Em pesquisa, além da acadêmica, encontramos o Biólogo desenvolvendo trabalhos em empresas de pesquisa específica como as de novas tecnologias ou biotecnologias. Ainda encontraremos Biólogos atuando em ONGS, Institutos de Pesquisa e de Preservação Ambiental, bem como em setores públicos específicos.
INFRAESTRUTURA
Para o curso de Ciências Biológicas são disponibilizados os seguintes laboratórios: Laboratório da Área da Biologia da Célula; Laboratório da Área da Biologia dos Organismos; Laboratório da Área da Biologia das Comunidades; Laboratório das Áreas de Física e Química; e Laboratório das Áreas de Geologia e Paleontologia.
As instalações são dotadas de isolamento acústico, de climatização, de iluminação, mobiliário e aparelhagem específica. Além disso, são adequadas à estocagem de materiais e produtos. Estão equipados com itens de segurança, como exaustor, extintores de incêndio, chuveiro, lavolhos, sinalização adequada nos locais, equipamentos e materiais de prevenção, destino de poluentes, resíduos e materiais biológicos.
Foram adquiridos equipamentos e ou materiais (biológicos, geológicos e paleontológicos) adequados à proposta pedagógica do curso. Os equipamentos para microscopia são disponibilizados na proporção de pelo menos um para cada dois alunos. Há sistemática manutenção, atualização e reposição de equipamentos e materiais de uso cotidiano nas atividades destes laboratórios.
Os laboratórios contam com técnicos e auxiliares de apoio com formação adequada. Funcionam em horário compatível com as atividades do curso e estão disponíveis para acesso extra-classe.

Plano de estudos

MATRIZ CURRICULAR
Elementos de Anatomia
Química Geral
História e Filosofia da Educação
Biologia Celular
Bioética
Física Básica
Metodologia Científica
Invertebrados I
Histologia Animal
Pesquisa I
Bioquímica Básica
Sociologia da Educação
Morfologia Vegetal
Psicologia da Educação
Didática
Pesquisa II
Biologia do Desenvolvimento
Biofísica Básica
Bioestatística
Invertebrados II
Organização do Trabalho Pedagógico
Invertebrados III
Fisiologia Animal
Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino
Fisiologia Vegetal
Geologia e Paleontologia
Estágio Supervisionado do Ensino I
Taxonomia de Fanerógamos e Criptógamos
Estágio Supervisionado do Ensino II
Ecologia Geral
Genética e Biologia Molecular
Vertebrados I
Vertebrados II
Etologia
Microbiologia
Genética de Populações e Evolução
Parasitologia Geral
Educação e Diversidade
Libras
Optativa I
TCC
Estágio Supervisionado do Ensino III
Saúde Pública e Ambiental
Imunologia Geral
Optativa II

Disciplinas Optativas
Optativa 1

Biogeografia
Biologia e Ecologia de Ambiente Marinho
Optativa 2

Legislação Ambiental
Botânica Econômica

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