Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) (Ji-Paraná, Rondonia)

Universidade Luterana do Brasil

Diploma oferecido:Professor

Localização:Ji-Paraná - Rondonia

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

O Curso

O curso oferece duas habilitações, licenciatura e bacharelado, que compartilham 70% das disciplinas das matrizes curriculares respectivas. Este núcleo comum de conteúdos contribui para a formação generalista do biólogo, conforme as diretrizes curriculares do MEC.

Na licenciatura, o aluno estuda como o conhecimento é construído e contextualizado, e desenvolve competências que visam integrar conteúdos e metodologias de ensino, preparando-o para atuar no ensino fundamental e médio.

No bacharelado, o estudante pode escolher entre três subáreas: Genética e Biologia Molecular, Ecologia ou Biopatologia. O acadêmico de bacharelado aprende a investigar, sob orientação técnico-científica, temas biológicos definidos como objetos de pesquisa, testando hipóteses de trabalho e metodologias, contribuindo, assim, para o avanço do conhecimento científico.

Algumas das competências profissionais que o aluno do curso de Ciências Biológicas desenvolve ao longo de sua formação são:
• Enxergar a natureza de forma sistêmica;
• Compreender a vida a partir de uma perspectiva transdisciplinar;
• Superar a visão fragmentada sobre o meio ambiente;
• Entender a vida como um fenômeno organizado e hierarquizado desde moléculas, genes, células, e tecidos, processos bioquímicos e metabólicos, organismos populações, comunidades, ecossistemas, biodiversidade;
• Investigar o mundo natural usando lentes evolutivas.

Os componentes curriculares são desenvolvidos ao longo de oito semestres, de acordo com as diretrizes do Conselho Federal de Biologia/2009, Parecer CNE/CES nº 8/2007 e da Resolução CNE/CES nº 2/2007 do MEC aprovadas no D.O.U. de 22/10/2008.
Objetivos

Formar profissionais:
• Generalistas, críticos, éticos e com espírito de solidariedade;
• Aptos a atuar multi e interdisciplinar com diferentes especialidades e profissionais num mundo produtivo em contínua mudança;
• Detentores de fundamentação teórica com conhecimento profundo da biodiversidade, sua organização e funcionamento hierarquizados, suas relações filogenéticas e evolutivas, sua biogeografia e ecologia;
• Aptos a atuar com responsabilidade, contribuindo para a elaboração de políticas de saúde e meio ambiente, biotecnologia e biossegurança, sendo agentes transformadores da realidade presente, na busca de melhoria da qualidade de vida;
• Conscientes de sua responsabilidade como educadores, nos vários contextos de atuação profissional.

Mercado de Trabalho

Segundo o Conselho Federal de Biologia (CFBio), o curso habilita o profissional a atuar em aproximadamente 50 áreas do conhecimento. Entre elas estão: Análise Ambiental; Análises Clínicas; Bioética; Biofísica; Biologia e Genética Molecular; Biologia da Conservação; Bioquímica; Biotecnologia; Botânica; Ciências Morfológicas; Ecologia; Ecoturismo; Educação; Educação Ambiental; Ensino de Ciências e Biologia; Evolução Biológica; Fisiologia; Genética; Imunologia; Micologia; Microbiologia; Oceanologia Biológica; Paleontologia; Parasitologia, Perícia Biológica; Protistologia; Saúde Pública; Zoologia.

Depois de formado, o profissional poderá atuar em empresas de biotecnologia, de consultoria ambiental, escolas, universidades, indústrias de alimentos, museus de ciências naturais, zoológicos, jardins botânicos, parques e reservas naturais, laboratórios de análises clínicas, hospitais, órgãos públicos, como consultor executivo e supervisor de políticas nas áreas da saúde pública, educação ou meio ambiente.
Diferenciais
• Currículo atual voltado às exigências do mercado de trabalho (vide matriz curricular – link);
• Corpo docente qualificado constituído por 70% de doutores;
• Oportunidade de estágios na área biológica desde o primeiro semestre do curso;
• Possibilidade de formação continuada nos programas de pós-graduação em Diagnóstico Genético e Molecular, Genética e Toxicologia Aplicada, Educação, Ensino de Ciências e Matemática e nos cursos de especialização em Anatomia Funcional por Imagens e Educação Ambiental: Geografia e Cultura;
• Oportunidade de atuação em atividades de ensino, pesquisa e extensão no Museu de Ciências Naturais;
• Nota 4 (varia de 1 a 5) no IDD 2005, índice do ENADE que mede o efeito do curso na formação do aluno.

Perfil do Egresso

O profissional deverá:
• Ser capaz de desenvolver pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das ciências biológicas, utilizando as diferentes fontes de informações disponíveis;
• Refletir continuamente sobre os seus próprios conhecimentos, buscando novas informações científicas e/ou educacionais;
• Compreender os pressupostos epistemológicos e sociológicos que definem a realidade de sua atuação enquanto profissional;
• Entender a aprendizagem como um processo contínuo de construção/reconstrução e produção do conhecimento;
• Posicionar-se criticamente frente às diferentes formas de discriminação, fundamentando-se em pressupostos epistemológicos humanísticos e coerentes com o conhecimento científico;
• Ser capaz de desenvolver idéias inovadoras e ações estratégicas, ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação;
• Desenvolver sua ação profissional numa perspectiva socioambiental de acordo com a legislação vigente;
• Ser capaz de avaliar o impacto potencial ou real de novos conhecimentos/tecnologias/serviços e produtos resultantes de sua atividade profissional.
Projeto Pedagógico

O curso está fundamentado em referenciais éticos humanísticos numa perspectiva socioambiental. Visa o desenvolvimento de competências e habilidades próprias ao profissional biólogo capaz de identificar problemas e demandas da sociedade e do ambiente natural, de acordo com a legislação vigente. Propõe-se a formar egressos competentes para a produção e o questionamento do conhecimento, mediante o domínio de metodologias apropriadas e a compreensão de modelos teóricos e epistemológicos explicativos dos fenômenos biológicos. A aprendizagem é constituída a partir de abordagem interdisciplinar tendo o pensamento evolutivo como eixo integrador dos conteúdos. A flexibilidade curricular compõe a formação do acadêmico buscando contemplar a diversidade de interesses e necessidades dos alunos. A matriz curricular privilegia atividades obrigatórias de campo, laboratório e adequada instrumentação técnica. Além dessas, a formação do egresso ocorre a partir de atividades extracurriculares de ensino, pesquisa e extensão.
Missão
Educar visando a excelência acadêmica, a formação de profissionais biólogos conscientes de suas responsabilidades enquanto educadores e cientistas.
Visão
Ser um curso reconhecido como referência na área de ciências biológicas por sua contribuição relevante em ensino, pesquisa e extensão.
Atividades Acadêmicas

As atividades complementares do curso constituem o vínculo entre a formação teórica e o início da carreira profissional. São supervisionadas pela Universidade, sendo uma das oportunidades na qual o acadêmico vivencia os problemas do processo de ensino-aprendizagem e da dinâmica da sua área profissional nas duas modalidades: licenciatura ou bacharelado.
Normas para apresentação das atividades complementares ao Curso

As atividades complementares podem ser realizadas a partir do primeiro semestre do aluno no curso. Não serão consideradas as atividades realizadas no período anterior ao ingresso do aluno no curso de Ciências Biológicas - licenciatura.

O aluno deverá estar frequentando o curso de Ciências Biológicas - licenciatura ou bacharelado para que as atividades complementares sejam contabilizadas como hora-aula.

Todas as atividades complementares deverão ser comprovadas mediante certificado expedido e assinado pela instituição promotora (documento original). Cada aluno deverá entregar os documentos relativos às atividades complementares no início do último semestre do curso, março ou agosto, respectivamente.
Serão consideradas atividades complementares:

Estudos complementares, seminários, cursos, oficinas ou estágios na área de Ciências Biológicas - licenciatura ou bacharelado.

1. Participação como expositor em salões de congressos, iniciação científica ou outros eventos;
2. Organização e execução de cursos de extensão, palestras, oficinas, cursos na área de Ciências e Ciências Biológicas ou afins;
3. Atividades relacionadas à docência em escolas municipais, estaduais e/ou particulares;
4. Atividades relacionadas à iniciação científica na área de Ciências Biológicas ou afim;
5. Atividades relacionadas a monitorias na área de Ciências e/ou Ciências Biológicas, bem como monitoria em laboratórios de ensino ou afins;
6. Atividades relacionadas a estágios extracurriculares no curso de Ciências Biológicas - licenciatura ou bacharelado.

Obs: Os casos não previstos e/ou outras atividades não relacionadas ao Ensino, Pesquisa e Extensão serão avaliadas pela coordenação e conselho do curso.

Atividades de Nivelamento

O curso oferece oportunidade de diversas monitorias de disciplinas para que alunos capacitados coloquem-se à disposição dos acadêmicos para dirimirem suas dúvidas, fora do horário da disciplina.

Algumas atividades de nivelamento são sugeridas, tais como:
• Atividades didáticas presenciais coordenadas por professores e executadas por alunos monitores ou estagiários;
• Atividades didáticas não-presenciais acompanhadas por equipe do Educação a Distância da Universidade;
• Atividades especiais para sanar as dificuldades detectadas através do processo seletivo em sala de aula, nas disciplinas universais, no primeiro bimestre do período letivo;
• Eventos de integração dos alunos ingressantes na Instituição;
• Outros mecanismos que os professores acharem interessantes, desde que aprovados pelo conselho do curso.

Atividades de Extensão

As atividades de extensão são formas de complementar, aprofundar, atualizar e difundir conhecimentos, tanto na comunidade interna quanto na externa. São exemplos os cursos, capacitação, convênios com outras universidades, assessorias, consultorias, seminários, simpósios, encontros, fóruns, debates, palestras, conferências, oficinas, mesas-redondas, painéis, atividades comunitárias, prestação de serviços, feiras, semana acadêmica, núcleo de ensino de Química e monitorias. A periodicidade das atividades de extensão varia, podendo ocorrer mensalmente, semestralmente, anualmente ou uma única vez.
Monitoria e Iniciação Científica

As bolsas existem na modalidade de Monitoria e de Iniciação Científica.
Participação em Programa-Projetos de Iniciação Científica ou em Práticas de Investigação

Os acadêmicos têm participado dos projetos de pesquisa dos professores com bolsa PIBIC-ULBRA, PIBIC-FAPERGS, PIBIC-CNPq ou FAPERGS e também há alunos de iniciação voluntários ou bolsa-convênios.

O Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PROICT/ULBRA) tem os seguintes objetivos:
• Estimular o desenvolvimento do pensar criativo do aluno de graduação;
• Aplicar o método científico como coadjuvante do processo ensino – aprendizagem;
• Incentivar a formação de recursos humanos em ciência e tecnologia;
• Proporcionar, ao graduando, conhecimentos práticos e metodologias próprias de áreas do conhecimento específicas, pela participação em projetos de pesquisa desenvolvidos por pesquisadores qualificados;
• Contribuir para uma melhor qualificação de alunos candidatos a programas de pós-graduação;
• Vincular pesquisadores e professores da pós-graduação a atividades relacionadas com a formação do graduando;
• Estimular a produtividade científica na Universidade;
• Avaliar e acompanhar o desempenho do aluno de iniciação científica até sua graduação e possível ingresso na pós-graduação.

Meios de Divulgação de Trabalhos e Produções de Alunos

No segundo semestre do ano acadêmico ocorre o Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica e o Salão de Iniciação Científica, em que são apresentados os resultados das pesquisas, com publicação em seus sumários nos Anais. Os trabalhos também podem ser publicados em revistas científicas da Instituição ou em outras, apresentados em congressos ou salão de iniciação científica de outras instituições.
Relação Ensino-Pesquisa

O aluno deve atuar em pesquisa básica a aplicada nas diferentes áreas das ciências biológicas junto aos docentes do curso, na busca constante da excelência acadêmica, procurando, a cada dia, uma atualização em sua área e inserindo seu trabalho no contexto global da sociedade. Também deve aplicar a metodologia científica para o planejamento, gerenciamento e execução de processos e técnicas visando o desenvolvimento de projetos, perícias, consultorias, emissão de laudos, pareceres, em diferentes contextos.
Áreas de Pesquisa

O curso possui trabalhos em diferentes áreas de pesquisa, listadas abaixo:
• Genética e Biologia Molecular;
• Palinologia;
• Zoologia de Vertebrados;
• Zoologia de Invertebrados;
• Ensino de Ciências e de Biologia;
• Botânica;
• Paleontologia.

Outras atividades de Formação Acadêmica

Além dos estágios curriculares obrigatórios, a teoria deve ser aplicada de forma prática e desenvolvida nas variadas formas de estágios e atividades afins durante todo o transcorrer do curso. A graduação deve oferecer, obrigatoriamente, oportunidades para que o acadêmico possa desenvolver suas habilidades, refinar seus conhecimentos e ampliar sua experiência científica e cultural através do aprendizado de novas metodologias.

Como o curso oferece disciplinas dos mais variados campos das ciências biológicas, aconselha-se que o acadêmico tenha um contato mais direto com cada um deles para escolher com maior segurança aquele que deseja seguir na sua futura vida profissional.

Neste sentido, o curso divulga, incentiva e procura por locais que oportunizem a realização de estágios desde o início da vida acadêmica, sejam aqueles ofertados na própria Instituição, ou nos mais variados locais, como fundações, empresas públicas e privadas, e laboratórios industriais.

Os alunos são frequentemente encaminhados para estágios extracurriculares. Através de convênios com empresas, o curso atua como intermediário, oportunizando o treinamento profissional. Ainda são instigados a buscar atividades em órgãos fomentadores de estágios.

Abaixo estão caracterizados diferentes modalidades de estágios extracurriculares oferecidos pelo curso:

Estágios voluntários: são aqueles que partem do interesse do aluno, não estabelecido no currículo pleno dos cursos e de caráter opcional.

Visitas e afins: são atividades eventuais realizadas num único momento com objetivos específicos relacionados à formação profissional.

Saídas a campo: são expedições realizadas com intuito de integrar teoria à prática fazendo parte do plano de ação de determinadas disciplinas.

Plano de estudos

Disciplinas

Atividades complementares
Anatomia humana
Biologia geral
Comunicação e expressão
Ecologia geral
Instrumentalização científica
Fundamentos de química
Fundamentos de física
Anatomia e fisiologia vegetal I
Bioética e saúde
Biofísica
Biologia celular e citogenética
Psicologia do desenvolvimento
Sistemática e evolução biológica
Zoologia de invertebrados I
Anatomia e fisiologia vegetal II
Bioquímica
Biologia tecidual
Políticas e normas da educação
Genética geral
Zoologia de invertebrados II
Bioestatística
Botânica de criptógamas
Ecologia de populações e comunidades
Fisiologia humana
Educação inclusiva
Zoologia de invertebrados III
Zoologia de vertebrados I
Biologia molecular
Didática
Botânica de fanerógamas
Ecologia de ecossistemas e paisagens
Estágio curricular supervisionado em biologia I
Genética de populações e evolução
Zoologia de vertebrados II
Estágio curricular supervisionado em biologia II
Anatomia comparada
Metodologias de ensino de ciências
Metodologias de ensino de biologia
Biologia de campo
Fundamentos de biotecnologia
Geologia histórica e sedimentar
Libras
Paleontologia
Fisiologia comparada
Estágio curricular supervisionado em biologia III
Microbiologia e imunologia
Sociedade e contemporaneidade
Optativa
Biogeografia histórico-ecológica
Cultura religiosa
Estágio curricular supervisionado em biologia IV
Biologia do desenvolvimento

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