Graduação em Ciências Contábeis (Bacharelado) (Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul)

Universidade Luterana do Brasil

Diploma oferecido:Bacharel em Ciências Contábeis (Contador)

Localização:Cachoeira do Sul - Rio Grande do Sul

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

O Curso

O curso está estruturado em conformidade com as Diretrizes Nacionais de Educação (Resolução CNE/CES nº 10/04) que pressupõe formação multidisciplinar.
Recentemente, o processo de harmonização contábil mundial trouxe a valorização dessa profissão. Neste contexto, a atuação do contador como responsável pela gestão das informações sobre o patrimônio e suas variações tem se tornado cada vez mais relevante. Isto implica excelentes oportunidades de trabalho como: contador (público ou privado), controller, auditor, perito, consultor nas áreas: tributária, orçamentária, custos e formação de preços, avaliação econômico-financeira, dentre outras.
Objetivos Específicos
a) Possibilitar a construção de um aprendizado que dimensione o ensino, a pesquisa e a extensão como formas de elaboração e reflexão ativa do saber contábil que emerge da realidade socioeconômica;
b) Desenvolver conhecimentos contábeis e habilidades profissionais de compreender e identificar soluções contextualizadas, a partir de sua intervenção na realidade com base em princípios éticos;
c) Proporcionar o desenvolvimento do raciocínio crítico e capacidade analítica do aluno, habilitando-o a implementar soluções gerenciais, desenvolver capacidade de comunicação e expressão de ideias;
d) Utilizar metodologia de ensino que conduza ao desenvolvimento do raciocínio e à reflexão crítica;
e) Identificar, na experiência da ação coletiva dos movimentos sociais, novos sujeitos plurais, capazes de definir espaços sociais originais e construir inovadoras práticas de cidadania;
f) Desenvolver conhecimentos específicos abordando as diversas áreas em que se segmenta a ciência contábil: pública, societária, custos, tributária, gerencial, auditoria, perícia e noções atuariais;
g) Buscar através do ensino de graduação e da pós-graduação a criação de linhas de pesquisa como forma de estimular a produção científica.
Egresso
O egresso do curso deverá possuir competências multidisciplinares com autonomia para busca de novos conhecimentos, senso empreendedor e domínio de novas tecnologias. Deve estar preparado para as rápidas e constantes transformações da sociedade, das relações de trabalho e das condições do exercício profissional. Também deve estar apto a atuar em organizações públicas e privadas nos diversos saberes da ciência contábil.
Para tanto, o curso de Ciências Contábeis pretende construir com seus alunos um perfil para que ele tenha capacidade de expressar-se de forma clara, com raciocínio crítico, lógico e analítico. Deverá ainda, interpretar fatos para a tomada de decisão, ter visão sistêmica e estratégica. Atuar em organizações flexíveis, dinâmicas com base no paradigma informacional, pautado pelos princípios e valores de responsabilidade social, desenvolvimento sustentável, justiça e ética profissional. Apresentar pleno domínio das responsabilidades funcionais, envolvendo apurações, auditorias, perícias, arbitragens, noções de atividades atuariais e de quantificações financeiras.
Mercado
O novo cenário, caracterizado por mudanças constantes de natureza social, econômica e cultural, necessita de profissionais capacitados, respondendo adequadamente aos problemas ligados às questões técnico-legais e de gestão. Também necessita de formação ética, espírito de equipe e liderança, capacidade de envolvimento e de participação, disposição para cooperar, compreender e solucionar problemas que afetam as organizações e a sociedade.
O curso habilita o profissional a atuar, com ou sem vínculo empregatício, como: contador em instituições públicas e privadas, contador em empresas sem fins lucrativos, controller nos diversos segmentos empresariais, auditor público e privado, perito contábil, fiscal de tributos, consultor, árbitro, mediador, assessor, professor, pesquisador, dentre outras funções.
Do profissional contábil inserido neste contexto, vem sendo exigido um elevado conhecimento, formação ética, espírito de equipe, capacidade de envolvimento e de participação, disposição para cooperar, compreender e solucionar problemas que afetam as organizações e a sociedade.
Projeto Pedagógico

O curso tem como objetivo promover a formação geral, profissional e humanística, que permita o conhecimento dos aportes teóricos e práticos, levando em consideração aspectos geográficos, político-econômicos e culturais. Adaptando, assim, o profissional para atuar nas diversas áreas em que se segmenta a ciência contábil: pública, societária, custos, tributária, gerencial, auditoria, perícia e noções atuariais.
Desenvolve habilidades com observância às diretrizes curriculares instituídas pelo MEC, incentivando práticas de pesquisa científica no campo da ciência contábil, além de despertar a capacidade de inserir-se nos processos de transformação da sociedade e de responder às demandas sociais.
Infraestrutura

A ULBRA, visando um atendimento de qualidade no que concerne ao ensino, pesquisa e extensão, investe na contemplação de espaços físicos para laboratórios e na aquisição de equipamentos de informática, procurando sempre inovar-se no que há de mais moderno no mercado atual.

Plano de estudos

Disciplinas

Atividades Complementares
Comunicação e Expressão
Instrumentalização Científica
Cultura Religiosa
Contabilidade Introdutória
Administração Organizacional I
Sociedade e Contemporaneidade
Prática Contábil
Introdução à Economia
Matemática Empresarial
Noções de Direito
Comportamento Humano
Estrutura das Demonstrações Contábeis
Processo Negocial
Ciência Política
Teoria Microeconômica I
Matemática Financeira
Estatística
Contabilidade de Áreas Específicas I
Comércio Exterior
Contabilidade Ambiental e Social
Métodos quantitativos aplicados à Contabilidade
Contabilidade Governamental
Gestão Tributária
Gestão de Custos
Análise e Interpretação das Demonstrações
Contábeis
Contabilidade de Áreas Específicas II
Optativa I
Contabilidade Trabalhista e Previdenciária
Contabilidade Fiscal
Teoria da Contabilidade e Estudos Atuariais
Optativa II
Análise de Custos
Arbitragem e Perícia Contábil
Auditoria: Normas e Controle Interno
Controladoria e Finanças Corporativas
Optativa III
Contabilidade Internacional
Auditoria Contábil
TCC em Ciências Contábeis I
Tópicos Especiais em Contabilidade e Ética da Profissão Contábil
Contabilidade e Planejamento Orçamentário
Contabilidade Avançada
Escritório Contábil: Prática Empresarial
TCC em Ciências Contábeis II


Disciplinas Optativas

Consultoria Organizacional
Administração Financeira I
Introdução à Atividade Empresarial
Comunicação, Mídia e Cultura
Fundamentos de Relações Públicas
Finanças e Mercado de Capitais
Relações Internacionais
Ética e Desenvolvimento Sustentável
Libras - Módulo I

Oferta Educativa semelhante