Graduação em Ciências Contábeis (Bacharelado) (Ribeirão Preto, São Paulo)

Universidade de São Paulo

Localização:Ribeirão Preto - São Paulo

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

A Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade. Ela alcança sua finalidade através do registro e análise de todos os fatos relacionados com a formação, a movimentação e as variações do patrimônio administrativo, vinculado à entidade, com o fim de assegurar seu controle e fornecer a seus administradores as informações necessárias à ação administrativa, bem como a seus titulares (proprietários do patrimônio) e demais pessoas com ele relacionadas, as informações sobre o estado patrimonial e o resultado das atividades desenvolvidas pela entidade para alcançar os seus fins.

Diversas técnicas são usadas pela contabilidade para que seus objetivos sejam atingidos: a escrituração é uma forma própria desta ciência de registrar as ocorrências patrimoniais; as demonstrações contábeis são demonstrações expositivas para reunir os fatos de maneira a obter maiores informações, e a análise de balanços é uma técnica que permite decompor, comparar e interpretar o conteúdo das demonstrações contábeis, fornecendo informações analíticas, cuja utilidade vai além do administrador.

Existe ainda uma dificuldade em classificar a contabilidade. Apesar de no geral ser considerada uma ciência social, assim como economia e administração, algumas vezes ela é chamada técnica ou arte.

No entanto, independente de sua classificação, é esta técnica, arte ou ciência que adquire cada vez maior importância, dado o crescimento das corporações, entidades e empresas, que exige grande eficácia dos profissionais da contabilidade, para que sejam capazes de trabalhar a infinita gama de informações que são necessárias ao estudo e controle do patrimônio.

Estrutura Curricular

O curso de bacharelado em Ciências Contábeis é oferecido pelo Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA-USP. Ingressam anualmente 150 alunos em Ciências Contábeis, sendo 50 no período matutino e 100 no noturno.

A duração ideal do curso de Ciências Contábeis é de 8 semestres e a máxima é de 14, tanto para o período diurno como para o noturno.

Nos dois primeiros anos, é desenvolvida uma base conceitual em contabilidade e controle, além da inserção do aluno em conhecimentos de outras áreas como administração, economia, direito e, principalmente, métodos quantitativos, necessários para formação do contador. Na segunda parte do curso há um aprofundamento, direcionado principalmente para especialidades da atuação dos contadores.

O curso contempla conteúdos relativos aos conhecimentos do cenário econômico e financeiro, nacional e internacional, de forma a proporcionar a harmonização das normas e padrões internacionais de Contabilidade, em conformidade com a formação exigida pela Organização Mundial do Comércio.

A organização curricular conta com 3 núcleos interligados de conteúdos (matérias), desdobradas em disciplinas:
- Conteúdos de formação básica: Administração, Economia, Direito, Métodos Quantitativos, Matemática e Estatística;
- Conteúdos de formação profissional: estudos específicos atinentes às Teorias da Contabilidade, incluindo domínio das atividades atuariais e de mensurações de informações financeiras, patrimoniais, governamentais e não-governamentais, de auditorias, perícias, arbitragens e controladoria, com suas aplicações nos setores público e privado;
- Conteúdos de Formação Teórico-Prática: estágio curricular supervisionado, atividades complementares, estudos independentes, Trabalho de Conclusão de Curso e conteúdos optativos.

Para a conclusão do Curso de Ciências Contábeis, os alunos devem cursar 37 disciplinas obrigatórias, correspondente a 156 créditos, e 12 optativas livres, correspondendo a 24 créditos, sendo essas últimas direcionadas às áreas de interesse próprio.

Além das disciplinas, os alunos podem participar de diversas outras complementações à sua formação acadêmica e profissional, como, por exemplo, laboratórios de pesquisas, atividades em empresas, serviços de consultorias, pesquisas, eventos e intercâmbios internacionais. Esses projetos isolados fornecem a base para a elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC).

Departamento de Contabilidade

O Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA-USP engloba os cursos de graduação em Ciências Contábeis e Atuária (criado em 2005), além do mestrado e doutorado em Ciências Contábeis, atendendo a um total que chega a mais de mil alunos.

O corpo docente é único, formado completamente por professores doutores com experiência nas áreas que ensinam e compromisso com a universidade. Todos têm grande inserção na sociedade brasileira, muitos deles com renome por grandes trabalhos, além da inserção de boa parte dos docentes internacionalmente, seja como professores, profissionais ou pesquisadores.

As aulas do departamento são ministradas com o objetivo de formar alunos com visão prática, capazes de aplicar a teoria do que aprendem a problemas reais e buscar soluções viáveis. Além disso, uma grande preocupação social é gerada no departamento, de forma que os estudantes possam atuar positivamente na sociedade, seja por meio de projetos de extensão ou mesmo através de seus trabalhos.

O departamento de Contabilidade e Atuária foi pioneiro na pós-graduação em ciências contábeis, tendo criado tanto o primeiro mestrado quanto o primeiro doutorado na área. Não só pioneiros, estes cursos têm a melhor avaliação na CAPES, dentre as pós-graduações em contabilidade.

Outro ponto único do departamento é a estreita ligação entre a graduação e pós, através da pesquisa. Tanto os graduandos, quanto mestrandos e doutorandos, se envolvem em projetos de pesquisa, divididos em quatro linhas:
- Controladoria e contabilidade
- Mercados
- Usuário externo
- Pesquisa e educação em contabilidade
Contadores e Técnicos em Contabilidade, os chamados Contabilistas, são profissionais que lidam com a área financeira, econômica e patrimonial. São os responsáveis pelo planejamento, pela coordenação e pelo controle das contas e dos lançamentos de uma empresa, formando um quadro geral do patrimônio, dos fluxos de transações, de produção e de renda. Conferem, ainda, os registros contábeis e cuidam do relacionamento com o poder público, principalmente no que concerne à área tributária.

Esses profissionais podem atuar em vários ramos:

- Auditoria: avaliação da saúde financeira de uma empresa por meio do exame dos livros e balanços apresentados.
- Contabilidade agropecuária: administração, registro e controle do patrimônio de empresas agrícolas e pecuárias, cuidando de sua rentabilidade e custos de produção.
- Contabilidade bancária: planejamento e controle das atividades operacionais e contábeis de bancos.
- Contabilidade de cooperativas: gerenciamento da entrada, saída e distribuição dos recursos financeiros e materiais entre os cooperados.
- Contabilidade de custos: levantamento de gastos, lucros e perdas de empresas.
- Contabilidade pública: gerenciamento dos patrimônios de empresas públicas.
- Consultoria: prestação de serviços de contabilidade fiscal, financeira, bancária ou pública.
História

O surgimento da Contabilidade está ligado às primeiras manifestações sociais do homem de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que dispôs para alcançar os fins propostos. Sua origem remete à necessidade de registros do comércio; há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios.

No período medieval, diversas inovações na Contabilidade foram introduzidas por governos locais e pela igreja. Mas é somente na Itália que surge o termo Contabilitá e é esse o primeiro país a fazer restrições à prática da Contabilidade por um indivíduo qualquer. O governo passou a somente reconhecer como Contadores, pessoas devidamente qualificadas para o exercício da profissão. A importância da matéria aumentou com a intensificação do comércio internacional e com guerras ocorridas nos séculos XVIII e XIX, que consagraram numerosas falências e a necessidade de se proceder à determinação das perdas e lucros entre credores e devedores.

A ciência da Contabilidade se confundia com a ciência da Administração, e o patrimônio se definia como um direito, segundo postulados jurídicos. A situação mudou em torno de 1840, ano em que surgiu a obra "La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche" (A Contabilidade Aplicada às Administrações Privadas e Públicas), da autoria de Francesco Villa, premiada pelo governo da Áustria. Essa obra abriu o denominado Período Científico da Contabilidade.

No Brasil, a profissão só passou a ter razoável evolução em torno de 1945, data da publicação do Decreto-Lei nº 9.295, que criou o Conselho Federal de Contabilidade e definiu, entre outras coisas, o perfil dos contabilistas. Contadores são graduados em cursos universitários de Ciências Contábeis e Técnicos em Contabilidade são aqueles provenientes das escolas técnicas comerciais e que apresentam, portanto, nível médio. Na época havia os guarda-livros, pessoas que, apesar de não apresentarem escolaridade formal em Contabilidade, exerciam atividades de escrituração contábil.

Plano de estudos

Disciplinas Obrigatórias
1º Período Ideal
Introdução à Sociologia
Teoria da Administração
Contabilidade Introdutória I
Matemática e Cálculo Aplicados à Contabilidade
Informática Aplicada
Teoria Econômica
2º Período Ideal
Instituições de Direito
Português Instrumental
Contabilidade Introdutória II
Matemática Financeira
Fundamentos da Análise de Sistemas
3º Período Ideal
Comunicação Oral e Escrita
Contabilidade Intermediária
Contabilidade de Custos
Probabilidade e Estatística Aplicadas à Contabilidade I
Teoria da Contabilidade I
4º Período Ideal
Ética Geral e Profissional
Probabilidade e Estatística Aplicadas à Contabilidade II
Contabilidade Tributária I
Análise de Custos
Contabilidade Avançada I
5º Período Ideal
Direito Empresarial
Contabilidade Avançada II
Estratégia Financeira
Mercado Financeiro I
Contabilidade Tributária II
6º Período Ideal
Análise das Demonstrações Contábeis
Análise de Sistemas Contábeis
Planejamento Estratégico e Orçamento Empresarial
Teoria da Contabilidade II
Metodologia do Trabalho Científico em Contabilidade
7º Período Ideal
Legislação Social
Auditoria e Perícia
Trabalho de Conclusão de Curso I
Introdução à Economia Brasileira
8º Período Ideal
Simulação de Negócios
Contabilidade Governamental
Trabalho de Conclusão de Curso II
Disciplinas Optativas
2º Período Ideal
Administração de Recursos Humanos I
3º Período Ideal
Administração de Operações I
Planejamento Estratégico nas Organizações
Banco de Dados
Tópicos de Informática Aplicados à Contabilidade
Teoria Microeconômica I
Contabilidade Social
4º Período Ideal
Clima, Cultura e Poder nas Organizações
Contabilidade Aplicada ao Terceiro Setor
Linguagem de Banco de Dados
Contabilidade Rural
Introdução à Macroeconomia
5º Período Ideal
Fundamentos de Marketing: Marketing Básico
Contabilidade e Responsabilidade Social
Gestão Estratégica de Custos
Sistemas Integrados de Gestão
Finanças I
6º Período Ideal
Mapeamento de Processos
Finanças Setoriais
Tópicos de Contabilidade Financeira
Elaboração e Análise de Projetos
Contabilometria
Controladoria
Finanças II
7º Período Ideal
Governança Corporativa
Formação de Preços de Venda
Análise de Liquidez
Contabilidade de Instituições Financeiras
Controladoria na Gestão Pública
Tecnologias de Aprendizagem no Ensino Superior para Contabilidade
Economia de Empresas, Organizações e Cooperativas
Avaliação de Ativos
Estágio
Finanças III
8º Período Ideal
Política de Negócios I
Tributação no Mercado Financeiro
Fundamentos de Investimentos
Fusões e Aquisições
Metodologia e Relatórios de Auditoria
Mercado Financeiro II
Agronegócios e Mercados Futuros
Tópicos de Contabilidade Gerencial
Planejamento Tributário
Controladoria e Risco de Instituições Financeiras
Modelagem Financeira

Oferta Educativa semelhante