Graduação em Ciências Econômicas (São José dos Campos, São Paulo)

Fundação Armando Alvares Penteado

Localização:São José dos Campos - São Paulo

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Apresentação

Criatividade voltada à busca de soluções inovadoras. Equilíbrio para manter o foco e a perseverança. Liderança na condução de pessoas e de projetos. São algumas das habilidades que o egresso da Faculdade de Economia da FAAP terá desenvolvido ao longo de sua passagem pela graduação. Atributos que o colocam em vantagem no momento de disputar as melhores posições no mercado de trabalho.

Em seus dois cursos (Ciências Econômicas e Relações Internacionais), tem se um só propósito: formar profissionais aptos a atender às demandas exigidas pelas empresas brasileiras e multinacionais. As rápidas mudanças no contexto internacional, o aumento da complexidade das relações econômicas e a competitividade dos mercados globais exigem dos profissionais dessas áreas uma sólida e adequada formação acadêmica, que contemple os novos paradigmas do mundo contemporâneo.

Atento à tendência de permanente transformação do ambiente empresarial (que evolui em ritmo acelerado), o curso propicia aos alunos o desenvolvimento das habilidades exigidas para o exercício da profissão num mundo em que são constantes as mudanças estruturais das organizações.

Diante desse cenário, é fundamental que a ies invista em metodologias e técnicas que privilegiem o aprendizado criativo, capacitando o futuro profissional ao exercício da reflexão, incutindo-lhe valores éticos e estimulando-o a procurar permanentemente a atualização dos seus conhecimentos. Esses são os alicerces de uma formação compatível com as necessidades das organizações e instituições da sociedade.

O curso de Economia foi autorizado pelo mec em 1973; seu reconhecimento veio quatro anos depois, em 1977. Desde essas datas, tem sido a missão da Faculdade preparar profissionais mediante um ensino que esteja em sintonia com as exigências e os avanços do mundo empresarial brasileiro. Alterações na grade curricular, implementadas no final de 1997, reforçaram o caráter do curso, voltado às necessidades do mercado.

Nessa perspectiva incluem-se disciplinas como o Direito Econômico, o agribusiness e a economia de empresas como elementos diferenciadores na formação do profissional.

Fomentar o desenvolvimento da criatividade, incluindo-a no conteúdo programático, foi outra inovação. É possível constatar o êxito dessa opção nos artigos científicos da área de business, os quais, em sua grande maioria, têm apontado a criatividade como um dos instrumentos para o avanço da competitividade empresarial.

O curso tem entre seus objetivos a formação de profissionais com sólida base teórica, histórica e quantitativa, competentes para uma intervenção criativa e diferenciada no ambiente de trabalho e sensíveis à busca do aperfeiçoamento continuado. Grande parte dos formandos trabalha em empresas privadas, mais especificamente no mercado financeiro.

A Faculdade estimula os alunos de seus dois cursos a participarem dos programas oferecidos pela FAAP, em caráter de extensão, fundamentalmente o programa de desenvolvimento de empreendedores. Com isso, investe-se no potencial de mudança e de transformação da realidade do País, especialmente na geração de negócios, emprego e renda.


Ações de Destaque

Em meados de 2002, a Faculdade de Economia promoveu um encontro para aproximar de seu corpo docente as diferentes gerações de alunos, abrindo um canal (que se propõe ser permanente) com o intuito de auxiliar ambas as partes em suas necessidades pedagógicas e profissionais. Um dos propósitos foi a busca de subsídios, junto aos egressos da Faculdade, que possibilitem o aprimoramento curricular dos cursos oferecidos. Os exalunos também puderam conhecer a diversidade de opções de cursos de pós-graduação da FAAP, no segmento da educação continuada.

No encerramento da Semana de Economia de 2002 (com uma palestra de Pedro Malan, então ministro da Fazenda), lançou-se oficialmente a Revista de Economia & Relações Internacionais, outra iniciativa de busca contínua da excelência acadêmica. A publicação permite divulgar e disseminar os conhecimentos gerados nesse campo, discutindo questões relativas ao Mercosul, aos aspectos do trabalho, à evolução do mercado internacional, à globalização, aos empregos, etc. A revista conta com a presença de colaboradores nacionais e internacionais.

A realização periódica da Semana de Economia e da Semana de Relações Internacionais tem representado um espaço para a participação de personalidades da área que se dispõem a expor suas idéias e trajetórias profissionais a alunos e professores. O envolvimento da platéia vem demonstrando o sucesso dessa iniciativa, com grande repercussão dentro e fora da FAAP.

A partir de outubro de 2003, em busca da permanente aproximação com o ambiente externo, a Faculdade de Economia passou a promover o Fórum de Executivos. Organizado para estreitar os vínculos com os ex-alunos, o evento representa ainda um espaço de interação e de aprendizado para os atuais alunos, além de fomentar a elaboração de estudos de casos e publicações.

Assim como na Semana da Economia, não é incomum que o presidente do Banco Central ou da Comissão de Valores Mobiliários, ou um professor do Institute of International Economics (Washington) dêem uma aula, ou que a
Instituição seja sede de uma conferência mundial com a presença de renomados especialistas em economia internacional.

Plano de estudos

1ª SÉRIE

Administração I
Criatividade I
Direito I
Economia I
Informática instrumental I
Matemática I
Metodologia científica
Política I
Português - redação instrumental I
Realidade brasileira I




2ª SÉRIE

Administração II
Criatividade II
Direito II
Economia II
Informática instrumental II
Matemática II
Política II
Português - redação instrumental II
Realidade brasileira II
Técnicas de pesquisa




3ª SÉRIE

Contabilidade básica
Estatística I
Ética I
Evolução das idéias políticas e sociais I
Fundamentos e política de comércio exterior
História econômica geral I
Macroeconomia I
Matemática financeira I
Matemática III
Microeconomia I




4ª SÉRIE

Contabilidade gerencial
Estatística II
Ética II
Evolução das idéias políticas e sociais II
História econômica geral II
Macroeconomia II
Matemática financeira II
Matemática IV
Microeconomia II
Práticas de comércio exterior




5ª SÉRIE

Economia do setor público
Economia internacional I
Economia monetária I
Estatística econômica I
Finanças empresariais
Formação econômica - América Latina
História do pensamento econômico I
Macroeconomia III
Mercado financeiro brasileiro
Microeconomia III




6ª SÉRIE

Economia brasileira I
Economia internacional II
Economia monetária II
Estatística econômica II
Finanças empresariais internacionais
Formação econômica - Brasil
História do pensamento econômico II
Monografia I
Teoria de finanças I
Tópicos especiais de macroeconomia
Tópicos especiais de microeconomia




7ª SÉRIE

Agronegócio
Econometria I
Economia brasileira II
Estratégia competitiva
Finanças internacionais I
História do pensamento econômico III
Monografia II
Sistemas gerenciais
Teoria de finanças II




8ª SÉRIE

Desenvolvimento sócio-econômico
Econometria II
Economia brasileira III
Elaboração e análise de projetos
Empresas transnacionais e investimento estrangeiro direto
Finanças internacionais II
Monografia III
Política econômica
Teoria de finanças III




Atividades Complementares
Estágio Supervisionado
Língua Brasileira de Sinais - Disciplina Optativa

Oferta Educativa semelhante