Graduação em Ciências Econômicas (Bacharelado) (Feira de Santana, Bahia)

Universidade Estadual de Feira de Santana

Diploma oferecido:Bacharel em Economia

Localização:Feira de Santana - Bahia

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Uma boa descrição dos aspectos desejáveis na formação do economista foi apresentada pelo Sr. Armando Dias Mendes, Relator do Parecer n.º 375/84 do Conselho Federal de Educação, quando da indicação de aprovação do atual currículo mínimo de Ciências Econômicas. Em seu texto, o autor ressalta a importância da formação do economista como cientista social, de caráter flexível, diversificado e conhecedor das premissas básicas da ciência econômica. Contudo, destaca-se a necessidade de conhecimento na manipulação do aparato quantitativo propiciado pela matemática, estatística e econometria, associadas ao uso responsável da informática, privilegiando o respeito ao homem real, de forma a impedir que o mesmo seja tratado como uma abstração numérica ou um fator matematizado, disponível às práticas de laboratório.

Baseado nessa concepção, o Curso de Ciências Econômicas da UEFS volta-se para a formação de um profissional economista capaz de humanizar as relações do sistema de produção e acumulação de riqueza. A proposta da UEFS é a formação de um profissional economista capaz de refletir e questionar acerca dos corretos modelos econométricos, buscando o seu caráter social, ao tempo em que investiga e analisa as questões científicas de forma realista.

Para que esta proposta se efetive, o Colegiado de Ciências Econômicas oferece um currículo que permite o conhecimento dos diversos paradigmas formadores da Ciência Econômica, em seu mais amplo contexto, associado às técnicas matemáticas, estatísticas e econométricas fundamentais para a construção de métodos quantitativos de análise, garantindo, portanto, a formação plural academicamente necessária e exigida pelo mercado.

O profissional Economista preocupa-se com o estudo de um universo bastante amplo de análise dos processos de produção, distribuição e serviços como um todo, estudando suas especificidades e formas de inter-relação nos âmbitos nacional e internacional, seguindo as disposições legais da Lei n.º 6.021, de 03 de janeiro de 1974, que regulamenta a profissão.

Com base nas determinações de área de atuação do economista, nas atividades exercidas e no papel acadêmico da Universidade, é estabelecido que o egresso do Curso de Bacharelado em Ciências Econômicas da UEFS deve apresentar um perfil profissiográfico compatível com as leis inerentes a função e com as especificidades desenvolvidas ao longo do curso (Quadro 1).
Perfil Profissiográfico do Egresso do Curso de Economia

É vital que o aluno formado em Ciências Econômicas pela UEFS tenha respeito ao homem e ao ambiente em que o mesmo se encontra para o exercício da sua profissão;
O Bacharel em Economia graduado pela UEFS deve estar habilitado a atuar de forma ética e profissional nos âmbitos público e privado dos diversos setores que envolvam as questões relacionadas à profissão;
O aluno egresso do Curso de Bacharelado em Ciências Econômicas da UEFS deve estar preparado para fazer uso do aparato teórico e técnico desenvolvido no aprendizado acadêmico, envolvendo aspectos das ciências sociais e dos métodos quantitativos;
O economista egresso da UEFS deve estar habilitado a compreender a dinâmica social e as suas determinações, assimilando as novas técnicas de forma a adaptar-se às estruturas sócio-econômicas que venham a surgir no processo de evolução das sociedades.

Oferta Educativa semelhante