Graduação em Comunicação com Habilitação em Rádio e TV (São Paulo, São Paulo)

Centro Universitário Belas Artes

Localização:São Paulo - São Paulo

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

O curso de Comunicação social com habilitação em Rádio e TV da Belas Artes é voltado para a inovação e incentivo à criação (roteiro), produção e direção em Rádio, TV e Vídeo, de forma que o aluno possa trabalhar como roteirista, diretor, produtor e editor de imagem e som nestes três suportes. A matriz curricular é organizada de modo a permitir um aprofundamento nas áreas principais que darão suporte para o desenvolvimento de projetos: História do Rádio e TV, Expressão em RTV (Corpo e Voz), História da Arte, Psicologia da Comunicação, Redação e Expressão Oral, Roteiro, Produção, Direção de Artes, etc. A parte de tecnologias está na disciplina de Cinema e TV Digital e os alunos ainda têm aulas de ética, marketing, política e economia, de forma que tenham uma visão global da área. A Agência Experimental do Curso de Comunicação Social é uma oportunidade para atuar na prática com clientes reais e preparar-se para atuação em emissoras de Rádio e TV, produtoras de imagem, som e cinema e agências de comunicação. A infraestrutura conta com Laboratório de Computação Gráfica, Ilhas de Edição, Estúdio de Rádio e TV e Estúdio de Fotografia, além de integrar-se aos demais cursos da Belas Artes, proporcionando um ensino interdisciplinar e completo. MERCADO DE TRABALHO Por Natalício Batista Jr., coordenador dos cursos de Comunicação Social Que setores estão em alta? O mercado de RTV cresceu significativamente nos últimos 10 anos, principalmente, com o avanço das novas tecnologias da comunicação, da internet, da telefonia e das mídias móveis. Neste sentido, há áreas em expansão como a de gestor de conteúdo audiovisual, roteiristas de novas mídias e de produtores. Neste sentido, as mídias digitais são um campo promissor para o profissional. De que tipo de profissionais o mercado precisa? De bons roteiristas, editores e diretores, principalmente, para criação e realização de conteúdo audiovisual para novas mídias. O mercado pede também profissionais com mais conhecimento em novos mercados e negócios em RTV. Onde o profissional de Rádio e TV pode atuar? O mercado de trabalho vai além das emissoras de Rádio e TV tradicionais. Há um grande número de produtoras de imagem e som, canais de TV a cabo e na internet. Além disso, há empresas que já comercializam produtos em áudio e imagem (entretenimento, jornalístico e de serviços) para públicos específicos, a maioria via internet.

Plano de estudos

# 1º Semestre # Comunicação Visual 40 horas # Linguagem Audiovisual 80 horas # História da Mídia 40 horas # Psicologia I 40 horas # Redação (NDC) 40 horas # Sociologia Geral (NCD) 40 horas # Teoria da Comunicação I 40 horas # Linguagem Sonora 40 horas # Gêneros, Formatos e Programação em RTV 40 horas # 2º Semestre # Edição de Imagens I 40 horas # Optativa 80 horas # Psicologia II 40 horas # Redação e Comunicação 80 horas # Sociologia – Estudos Avançados 40 horas # Teoria da Comunicação II 40 horas # Sonoplastia I 40 horas # Internet, Convergência e Redes Sociais 40 horas # 3º Semestre # Edição de Imagens II 80 horas # Roteiro e Produção em Rádio I 40 horas # Roteiro e Produção em TV I 40 horas # Teoria da Comunicação III 40 horas # Foto Iluminação I 40 horas # Sonoplastia II 40 horas # Semiótica 40 horas # Fundamentos História da Arte (NCD) 40 horas # Sociologia da Comunicação 40 horas # 4º Semestre # História da Arte 40 horas # Teledramaturgia – Roteiro de Ficção 40 horas # Sonoplastia III – Cultura Musical 40 horas # Roteiro e Produção em Rádio II 80 horas # Roteiro e Produção em TV II 40 horas # Foto Iluminação II 40 horas # Locução e Apresentação em RTV I 40 horas # Cinema 40 horas # Estética e Comunicação Comparada 40 horas # 5º Semestre # Direção de Arte 80 horas # Radiojornalismo 40 horas # Telejornalismo 40 horas # Direção e Interpretação de Atores para TV 80 horas # Produção Publicitária em RTV 40 horas # Realidade Sócio-Econômica e Política Brasileira 40 horas # Locução e Apresentação em RTV II 40 horas # Antropologia Cultural (NCD) 40 horas # 6º Semestre # Tópicos Avançados em Comunicação I 40 horas # Poéticas Contemporâneas: Som e Imagem 40 horas # Documentário 40 horas # Metodologia Científica (NCD) 40 horas # Adaptação de obras para RTV 40 horas # Design e gestão de WEB, Mídias digitais e móveis 40 horas # Indústrias Criativas - Projetos 40 horas # Filosofia 40 horas # Animações, Vinhetas e Efeitos 40 horas # Direção de Rádio 40 horas # 7º Semestre # Tópicos Avançados em Comunicação II 40 horas # Legislação e Mercado em RTV 40 horas # Trabalho de Conclusão de Curso I 80 horas # Direção TV 80 horas # Cultura Afro-Ameríndia Brasileira (NCD) 40 horas # Gestão de Rádios e TV Educativas e Comunitárias 40 horas # Ética 40 horas # Marketing Cultural e Leis de Incentivo a Cultura 40 horas # 8º Semestre # Estágio 100 horas # Trabalho de Conclusão de Curso II 240 horas # Atividades Complementares 100 horas # Carga de Estágio e Atividades Complementares 200 horas # Disciplinas # Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (NCD) 80 # Expressão Corpo e Voz

Oferta Educativa semelhante