Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo (Bacharelado) (Maceió, Alagoas)

Faculdade Integrada Tiradentes

Diploma oferecido:Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo

Localização:Maceió - Alagoas

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

APRESENTAÇÃO
O Curso de Comunicação Social: Habilitação Jornalismo, da Faculdade Integrada Tiradentes – FITs foi implantado no segundo semestre de 2007, ofertando 50 vagas para cada turno (manhã e noite) por semestre, e baseando-se pela Portaria de autorização do MEC n. 121, de 02 de fevereiro de 2007, e segue as diretrizes curriculares fixadas pelo MEC, através da Resolução CNE/CES 16, de 13 de março de 2002.
O curso tem como objetivo principal desenvolver a formação profissional continuada que corresponda às demandas do mercado de trabalho baseadas na articulação pedagógica e tecnológica a partir dos preceitos constantes no Projeto Pedagógico do Curso e no Projeto Pedagógico Institucional – PPI.
A Matriz Curricular atual respeita as regulamentações legais que tratam do Curso de Comunicação Social, tendo em vista, também, as discussões sobre o currículo dos cursos de Comunicação Social realizadas em fóruns como a INTERCOM, o Fórum de Professores de Jornalismo, dentre outros, levando ainda em consideração a orientação da Comissão de Especialistas do Ensino de Jornalismo, visando atender às necessidades atuais, adequando-se à realidade regional e estabelecendo conexão direta com os eixos estruturantes e os núcleos geradores do ensino, pesquisa e extensão descritos no Projeto Pedagógico Institucional.
PERFIL DO EGRESSO
O profissional de Comunicação – Jornalismo formado pela Faculdade Integrada Tiradentes caracterizar-se-á por sua capacidade de criação, produção, distribuição, recepção e análise crítica referente às mídias, às práticas profissionais e sociais relacionadas com estas, e as suas inserções culturais, políticas e econômicas; sua habilidade em refletir a variabilidade e mutabilidade das demandas sociais e profissionais na área, em consonância com a complexidade do mundo contemporâneo; sua visão integradora e horizontalizada de seu campo de trabalho, possibilitando o entendimento da dinâmica das diversas modalidades comunicacionais e de suas relações com os processos sociais que as originam; utilizar criticamente o instrumental teórico-prático oferecido no curso.
O perfil do egresso se caracteriza:
a) Pela produção de informações relacionadas a fatos, circunstâncias e contextos do momento presente;
b) Pelo exercício da objetividade na apuração, interpretação, registro e divulgação dos fatos sociais;
c) Pelo exercício da tradução e disseminação de informações de modo a qualificar o senso comum;
d) Pelo exercício de relações com outras áreas sociais, culturais e econômicas com as quais o jornalismo faz interface.
Esse perfil deverá contemplar as seguintes habilidades e competências:
a) Habilidade para pesquisa, entrevista, redação, planejamento e produção de mensagens para os diferentes meios de comunicação impressos;
b) Habilidade em manusear os recursos tecnológicos disponíveis no campo da computação;
c) Conhecimento das bases de funcionamento dos equipamentos fotográficos e de vídeo para poder tirar o maior proveito deles quando estiver coordenando uma reportagem;
d) Conhecimento para empregar as técnicas de forma ética e responsável;
e) Formação crítica e criativa;
f) Conhecimento para exercer com absoluto profissionalismo sua atividade e, para isso, deve combinar ao seu conhecimento técnico e humanístico, o domínio dos valores culturais locais e regionais, as especificidades do mercado em que está inserido e o conhecimento da realidade social, econômica e política do país. O respeito ao ser humano deve ser um dos princípios que comandam sua carreira profissional. A ética no desempenho de suas funções como jornalista deve estar permanentemente presente na sua produção.
Nessa direção, consonante com as Diretrizes Curriculares CNE/CES 16/2002, a formação em Comunicação Social: Jornalismo da Fits contempla, dentre outras, as seguintes competências específicas:
a) Registrar fatos jornalísticos, apurando, editando e transformando-o em notícias e reportagens;
b) Interpretar, explicar e contextualizar informações;
c) Investigar informações, produzir textos e mensagens jornalísticas com clareza e correção e editá-los em espaço e período de tempo limitado;
d) Formular pautas e planejar coberturas jornalísticas;
e) Formular questões e conduzir entrevistas;
f) Relacionar-se com as fontes de informação de qualquer natureza;
g) Trabalhar em equipe de profissionais da área;
h) Compreender os processos envolvidos na recepção de mensagens jornalísticas e seus impactos sobre os diversos setores da sociedade;
i) Dominar a língua nacional e as estruturas narrativas e expositivas aplicáveis às mensagens jornalísticas.
OBJETIVOS DO CURSO
Geral
Formar profissionais no campo da Comunicação Social: Jornalismo, capacitando-os para atuarem na sociedade, utilizando-se das mídias e suas linguagens para a produção e divulgação da informação e para a análise e interpretação dos fatos de forma contextualizada e crítica, numa prática profissional teórica e tecnicamente fundamentada, além de comprometida com a ética e a cidadania.
Específico
– Possibilitar uma utilização crítica do instrumental teórico-prático oferecido no curso, a partir da compreensão da dinâmica dos processos comunicacionais e de suas relações com os processos sociais;
– Desenvolver no aluno domínio das linguagens usadas no processo de comunicação e jornalístico, entendidas em suas diferentes dimensões de criação, produção, interpretação e técnica;
– Levar o aluno a compreender, sistematizar e organizar todas as etapas de produção jornalística;
– Oferecer condições para que o aluno possa avaliar criticamente os produtos e as práticas jornalísticas;
– Realizar práticas de atividades extensionistas voltadas para o exercício profissional estabelecendo interação com a sociedade, baseada em um processo participativo de planejamento, educação e avaliação de atividades desenvolvidas, inspirada na reflexão coletiva sobre a realidade e no incentivo à organização social;
– Incentivar a articulação da aprendizagem acadêmica do aluno com a experiência do trabalho profissional, levando em conta o cenário midiático em Alagoas e região;
– Promover ações relacionadas à pesquisa em comunicação, incentivando os alunos ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e demais atividades de iniciação científica, como instrumentos geradores de conhecimento da realidade e de reflexão sobre a prática jornalística;
– Desenvolver no aluno atitudes de compromisso com a busca da verdade jornalística, com postura ética e compromisso com a cidadania;
– Preparar o aluno para o desempenho de funções de gerência e assessoria em veículos de comunicação, departamentos de imprensa de empresas industriais, comerciais ou de prestação de serviços; e também em organizações sociais e de classe;
- Desenvolver a capacidade criativa dos alunos, estimulando-os à investigação e ao empreendedorismo;
- Habilitar o aluno para desenvolver projetos jornalísticos, pesquisar, planejar, criar e distribuir conteúdos para ambientes digitais de informação (CD-ROM, Intranets, Internet);
- Preparar o aluno para desenvolver canais de comunicação digital para assessoria online, sistemas de notícia online/webjornalismo;
- Suprir conhecimentos específicos do uso de tecnologias da informação e comunicação, utilizando critérios de usabilidade como agregador de valor nos processos de planejamento de canais de comunicação digital;
- Capacitar o aluno para a edição de conteúdo audiovisuais utilizando ferramentas online objetivando a inserção de conteúdos e convergência de mídias em sistemas de notícia online;
- Utilizar de forma crítica os conteúdos digitais e as ferramentas on line, objetivando uma postura ética e compromisso com a cidadania;
- Capacitar para o trabalho individual ou em grupo, sabendo unir teoria e prática, em projetos e comunicação digital de acordo com as exigências técnicas e critérios jornalísticos de mercado, objetivando sua capacitação para o mercado de trabalho aliado a uma compreensão da importância do conhecimento científico para justificar e fundamentar o seu produto teoricamente.
CAMPO DE ATUAÇÃO
O profissional de Comunicação Social: Jornalismo, além de trabalhar na produção para mídias como rádio, TV, impressos e internet, poderá atuar, ainda, em áreas diversificadas, como nas assessorias de comunicação em organizações sociais, culturais, empresariais, governamentais e de classe, além de outros campos alternativos, como estúdios fotográficos e institutos de pesquisas, dentre outros.
Considerando o mercado de trabalho atual, o jornalista poderá atuar na gerência de comunicação em veículos midiáticos, departamentos de imprensa de empresas industriais, comerciais ou de prestação de serviços.
MERCADO DE TRABALHO
Considerando o mercado de trabalho atual, o jornalista poderá atuar na gerência de comunicação em veículos midiáticos, departamentos de imprensa de órgãos públicos e de empresas industriais, comerciais ou de prestação de serviços.
INFRAESTRUTURA
Os Cursos de Comunicação Social, habilitações Jornalismo e Publicidade e Propaganda são dotados de um Complexo de Comunicação Social (CCS), uma estrutura laboratorial moderna objetivando atender às expectativas dos professores e alunos do Curso.
Toda a estrutura do CCS possui espaço físico adequado às finalidades laboratoriais, com boa iluminação natural e artificial, equipamento e mobiliário moderno, acesso à internet, softwares devidamente licenciados e pessoal com qualificação adequada às atividades exercidas pelos cursos de Comunicação Social. Os ambientes possuem adequado sistema de refrigeração e acústica interna.
Além do CCS, existe o laboratório de Informática e a biblioteca, utilizados pelo curso de Comunicação Social, em regime de compartilhamento, funcionando durante os turnos em que existem turmas alocadas para os mesmos.

Plano de estudos

MATRIZ CURRICULAR
Introdução ao Jornalismo
Criatividade
Produção Textual I
Sociologia
Psicologia
Filosofia
Metodologia da Ciência
Técnicas de Dicção
Antropologia
Teorias da Comunicação
Produção Textual II
História da Imprensa
Cultura Brasileira e Regional
Técnicas de Reportagem, Entrevista e Pesquisa Jornalística
Comunicação Comparada
Realidade Sócio Econ. e Pol. Regional
Ciências Políticas
Teoria Textual e Produção de Texto Jornalístico
Fotojornalismo I
Radiojornalismo I
Edição
Jornalismo Comunitário e Sindical
Fundamentos da Economia
Língua e Ideologia no Jornalismo
Planejamento Gráfico em Jornalismo
Fotojornalismo II
Radiojornalismo II
Categoria e Gêneros Jornalísticos
Jornalismo Literário
Telejornalismo I
Assessoria de Imprensa e Cominicação
Editoração Eletrônica
Produção de Texto em jornalismo Impresso
Telejornalismo II
Jornalismo On-line
Legislação e Ética em Jornalismo
Jornalismo Impresso
Livro-Reportagem
Metodologia da Pesquisa Aplicada ao Jornalismo
Comunicação Integrada em Marketing
Projetos em Jornalismo Digital
Projetos em Fotografia e Vídeo
Projetos Experimentais em Jornalismo
Optativa

Disciplinas Optativas
Linguagem e Comunicação 02 36
Libras 02 36

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