Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo (Bauru, São Paulo)

Universidade do Sagrado Coração

Diploma oferecido:Jornalista

Localização:Bauru - São Paulo

Duração:3 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

A PROFISSÃO

O jornalista é o profissional responsável por apurar, interpretar e editar fatos jornalísticos, com o objetivo de transformá-los em notícias e reportagens a serem veiculadas nos mais diversos meios de comunicação. Também cabe ao jornalista planejar, executar e avaliar projetos na área de comunicação.
Na USC
Com base nas características do mercado de trabalho, a USC direciona seu curso para a formação voltada à atuação em veículos de comunicação.
Além de revistas, jornais, emissoras de rádio e de televisão, o curso da USC oferece disciplinas de formação em Jornalismo na Internet, um mercado em ascensão, e em Assessoria de Imprensa, outra grande fonte empregadora.
Há preocupação em formar o aluno pesquisador e prepará-lo, também, para buscar novas possibilidades de trabalho no mercado.
Um dos destaques do curso de Jornalismo da USC são os produtos laboratoriais e os projetos extracurriculares. As melhores matérias são divulgadas na TV USC (canal a cabo), na Rádio Veritas FM e nos jornais Círculo e Campus.
Na área de Comunicação nas Organizações, os alunos podem atuar na Agência Júnior de Jornalismo. Há, ainda, os projetos de pesquisa em Mídia-Educação.
O PROFISSIONAL

O jornalista deve ser um profissional dinâmico, que goste de ler e que esteja atento a tudo que acontece à sua volta. A notícia pode vir das altas esferas governamentais, mas também pode estar na esquina mais próxima. Para essa percepção, o profissional deve ter uma boa formação humanista, bagagem crítica, ética e também cultural. O conhecimento das novas tecnologias completa a base que o profissional de jornalismo precisa para não ficar desatualizado frente ao mercado de trabalho.

MERCADO DE TRABALHO

Com o avanço tecnológico, o campo de trabalho dos jornalistas vem se ampliando. Além das redações de jornais impressos, emissoras de rádio e de televisão, o jornalismo on line ganha cada vez mais espaço. O profissional também pode atuar em produtoras de vídeo, assessorias de comunicação, imprensa sindical e empresarial. Outra opção é a área de pesquisa.


OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS

O curso visa formar um profissional ético e com visão crítica sobre os problemas do país. O aprendizado é reforçado com os jornais laboratórios e com as atividades de pesquisa e extensão.



Plano de estudos

DISCIPLINAS

Comunicação e expressão
Informática em comunicação social
Introdução ao jornalismo
Legislação e ética em comunicação
Realidade socioeconômica e política brasileira
Análise do discurso
Design gráfico para jornalismo
Ética e cultura religiosa
Métodos e técnicas da pesquisa
Téc de report., entrevista e pesq jornalística
Introdução à fotografia
Laboratório de jornalismo impresso I (jornal)
Redação de jornalismo impresso
Sociologia da responsabilidade social
Teorias da comunicação
Eletiva I
Fotojornalismo
Laboratório de jornalismo impresso II (revista)
Laboratório de jornalismo radiofônico I
Redação de jornalismo radiofônico
Comunicação nas organizações
Eletiva II
Lab. De jorn. Radiofônico II (documentário)
Semiótica
Teorias do jornalismo
Comunicação comparada
Eletiva III
Laboratório de jornalismo televisado I
Projeto de pesquisa em jornalismo
Redação de jornalismo televisado
Ativ acad - científico - culturais
Empreendedorismo
Jornalismo digital
Laboratório de jornalismo televisado II (documentário)
Trabalho de conclusão de curso
OBS: Disciplina Libras (Optativa)

Oferta Educativa semelhante