Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda (Bacharelado) (Maceió, Alagoas)

Faculdade Integrada Tiradentes

Diploma oferecido:Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda

Localização:Maceió - Alagoas

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

APRESENTAÇÃO
O Curso de Comunicação Social: Habilitação Publicidade e Propaganda da Faculdade Integrada Tiradentes – FITs foi implantado no segundo semestre de 2007 baseando-se na Portaria n. 121, de 02 de fevereiro de 2007, e segue as diretrizes curriculares fixadas pelo MEC, através da Resolução CNE/CES 16, de 13 de março de 2002.
O curso tem como objetivo principal desenvolver a formação profissional continuada que corresponda às demandas do mercado de trabalho baseadas na articulação pedagógica e tecnológica a partir dos preceitos constantes no Projeto Pedagógico do Curso e no Projeto Pedagógico Institucional –PPI.
A Matriz Curricular atual respeita as regulamentações legais que tratam do Curso de Comunicação Social, tendo em vista, também, as discussões sobre o currículo dos cursos de Comunicação Social realizadas em fóruns como a INTERCOM, o Fórum de Professores de Jornalismo, dentre outros, levando ainda em consideração a orientação da Comissão de Especialistas do Ensino de Jornalismo, visando atender às necessidades atuais, adequando-se à realidade regional e estabelecendo conexão direta com os eixos estruturantes e os núcleos geradores do ensino, pesquisa e extensão descritos no Projeto Pedagógico Institucional.
PERFIL DO EGRESSO
O perfil do egresso em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda da Faculdade Integrada Tiradentes, caracteriza-se por sua “capacidade de criação, produção, distribuição, recepção e análise crítica referente às mídias, às práticas profissionais e sociais relacionadas com estas, e as suas inserções culturais, políticas e econômicas; sua habilidade em refletir a variabilidade e mutabilidade das demandas sociais e profissionais na área”, em consonância com a complexidade do mundo contemporâneo; “sua visão integradora e horizontalizada (...) de seu campo de trabalho, possibilitando o entendimento da dinâmica das diversas modalidades comunicacionais e de suas relações com os processos sociais que as originam”; “utilizar criticamente o instrumental teórico-prático oferecido no curso” (CNE/CES 16/2002).
Portanto o Curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda, caracteriza-se também:
1- pelo conhecimento e domínio de técnicas e instrumentos necessários para a proposição e execução de soluções de comunicação eficazes para os objetivos de mercado, de negócio de anunciantes e institucionais;
2- pela tradução em objetivos e procedimentos de comunicação apropriados os objetivos institucionais, empresariais e mercadológicos;
3- pelo planejamento, criação, produção, difusão e gestão da comunicação publicitária, de ações promocionais e de incentivo, eventos e patrocínio, atividades de marketing, venda pessoal, design de embalagens e de identidade corporativa, e de assessoria publicitária de informação.
Ao final do Curso de Publicidade e Propaganda, o profissional formado estará apto a gerir a política de comunicação de empresas públicas e privadas, a administrar agências e contas publicitárias, a planejar e desenvolver estratégias criativas focadas na realidade mercadológica (de produtos, serviços e empresas) e a manusear modernos equipamentos e tecnologias de comunicação. O curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Integrada Tiradentes apresenta as seguintes competências e habilidades.
OBJETIVOS DO CURSO
Geral
Formar profissionais no campo da Comunicação Social, tornando-os capazes de desenvolver as técnicas de Publicidade e Propaganda; proporcionando-lhes ações técnicas e práticas devidamente embasadas no contexto em que irão atuar.
Específico
a) Auxiliar o aluno na identificação de suas aptidões e habilidades dentro das diversas atividades da área, através de disciplinas teóricas e práticas, estimulando-o à leitura, experimentos, seminários e pesquisas, além de atividades práticas correlatas;
b) Informar o papel e a participação das técnicas de Publicidade e Propaganda na equação do consumo, através de suas diversas ferramentas, enfatizando todas as etapas do processo de criação, divulgação, acompanhamento, manutenção, posicionamento e reposicionamento de marcas e produtos, analisando o comportamento e as expectativas do consumidor para que sejam atendidas e até antecipadas, superando seus anseios;
c) Desenvolver atividades relacionadas a trabalhos gráficos, plásticos e estéticos, destinadas a exaltar e difundir pela imagem, palavra e/ou pelo som, mercadorias, produtos, serviços e idéias; através da correta e atual utilização de meios, instrumentos, formas, técnicas, procedimentos e demais recursos tecnológicos relacionados à profissão;
d) Atualizar quanto às diferentes necessidades e tamanhos de empresas, incutindo-lhe como meta principal a satisfação de consumidores alvo e, como conseqüência, o retorno financeiro em lucro legítimo dos anunciantes / investidores;
e) Habilitar para o desempenho de funções de gerência e direção de agências, fornecedores, veículos de comunicação, departamentos de propaganda de empresas industriais, comerciais ou de prestação de serviços;
f) Incutir os aspectos morais e éticos que permeiam a atividade publicitária, alertando-o para a responsabilidade do acesso aos veículos de comunicação e conseqüente formação de opinião / comportamento da população.
g) Formar profissionais no campo da Comunicação Social, capacitando-os para desenvolver uma carreira nos diversos domínios da Publicidade e Propaganda;
h) Possibilitar a iniciativa profissional;
i) Capacitar o aluno para o manejo de meios, instrumentos, formas, técnicas e procedimentos relacionados à profissão;
j) Desenvolver e aprimorar a capacidade criativa e habilidades para o planejamento, criação, produção e veiculação de campanhas publicitárias e promocionais;
k) Atuar no gerenciamento do seu próprio empreendimento publicitário, no atendimento de contas e prestação de serviços voltados para sua formação profissional;
l) Planejar e executar projetos de pesquisa, como instrumento gerador de conhecimento da realidade em que atua e do desenvolvimento de técnicas adequadas a essa realidade;
m) Atuar no mercado publicitário local e regional, da mesma forma com que poderá atuar em todo o mercado nacional, dotando-o de uma consciência crítica da própria atividade profissional, tornando-o um agente potencial de mudança e transformação social;
n) Adotar atitudes éticas e morais no exercício profissional;
o) Desenvolver atitudes de compromisso social para uma ação profissional inserida na realidade sóciocultural e consolidação de uma prática baseada em princípios éticos;
p) Fazer uso de diversas formas de tecnologia, aplicando-as à prática da Publicidade e Propaganda;
q) Desenvolver, no profissional em formação, valores e atitudes baseados em princípios éticos pertinentes ao exercício da profissão.
CAMPO DE ATUAÇÃO
Criação, produção gráfica, atendimento, planejamento, pesquisa, mídia, internet, promoção de vendas, produtoras comerciais, produtoras de som, marketing, entre outros.
MERCADO DE TRABALHO
O mercado da Publicidade e Propaganda no Nordeste, e inclusive em Alagoas, está em plena expansão, com o surgimento de novos nichos e a crescente necessidade de profissionais cada vez mais qualificados, caracterizando o papel fundamental exercido pela Faculdade Integrada Tiradentes em preparar futuros profissionais capazes de atender as novas perspectivas do mercado produtivo, com perfil adequado às necessidades do mesmo e da sociedade.
A graduação em Publicidade pretende contribuir de forma substancial para o conhecimento e potencialização de várias manifestações de diferentes esferas sociais, respeitando e criando elos entre os diversos segmentos de atuação do futuro profissional.
- Agências de publicidade e propaganda;
- Veículos de comunicação;
- Produtoras de vídeo, cinema e outras;
- Organizações públicas e/ou privadas;
- Assessorias de Comunicação;
- Produtoras Gráficas;
- Consultorias de Comunicação;
- Empresas de promoção;
- Departamentos de marketing: empresarial, turístico, político, cultural, outros;
- Campo das novas tecnologias de comunicação.
INFRAESTRUTURA
Os Cursos de Comunicação Social, habilitações Jornalismo e Publicidade e Propaganda são dotados de um Complexo de Comunicação Social (CCS), uma estrutura laboratorial moderna objetivando atender às expectativas dos professores e alunos do Curso.
Toda a estrutura do CCS possui espaço físico adequado às finalidades laboratoriais, com boa iluminação natural e artificial, equipamento e mobiliário moderno, acesso à internet, softwares devidamente licenciados e pessoal com qualificação adequada às atividades exercidas pelos cursos de Comunicação Social. Os ambientes possuem adequado sistema de refrigeração e acústica interna.
Além do CCS, existe o laboratório de Informática e a biblioteca, utilizados pelo curso de Comunicação Social, em regime de compartilhamento, funcionando durante os turnos em que existem turmas alocadas para os mesmos.

Plano de estudos

MATRIZ CURRICULAR
Teoria da Comuniccação
Filosofia
Psicologia e Comunicação
Introdução a Publicidade e Propaganda
Metodologia da Pesquisa em Comunicação
Língua e Comunicação
Criatividade
Ciências Sociais Aplicada à Comunicação I - Sociologia
Linguagem da Propaganda
Comunicação Visual
Oficina de Texto
Técnicas e Técnicas da Publicidade e Propaganda
Ciências Políticas
Marketing
Cultura Brasileira e Regional nas Artes Visuais
Atendimento Publicitário
Ciências Sociais Aplicadas à Comunicação II - Antropologia
Produção Gráfica
Introdução a Fotografia
Fotografia Publicitária
Marketing Turístico
Fundamentos da Economia
Redação Publicitária
Computação Gráfica Aplicada a Publicidade e Propaganda
Planejamento de Campanha I
Comportamento do Consumidor
Comunicação e Varejo
Planejamento de Campanha II
Administração em Publicidade e Propaganda
Promoção de Vendas e Merchandising
Pesquisa Mercadológica I
Mídia I
Pesquisa Mercadológica II
Mídia II
Oficina de Rádio
Direção de Arte em Campanha Publicitária
Legislação e Ética em Publicidade e Propaganda
Oficina de TV e Cinema
Pré-Projeto em Publicidade e Propaganda
Produção Publicitária Experimental
Gerenciamento de Contas
Metodologia da Pesquisa em Publicidade e Propaganda
Laboratório de Criação Publicitária
Comunicação Integrada em Marketing
Projetos Experimentais em Publicidade e Propaganda

Oferta Educativa semelhante