Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda (Bacharelado) (Várzea Grande, Mato Grosso)

Centro Universitário de Várzea Grande

Localização:Várzea Grande - Mato Grosso

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Missão
Desenvolver habilidades e competências que propiciem a formação de um profissional ético, crítico e investigativo, capaz de atuar na área da Comunicação Social, de forma multifacetada e integrada, respeitando as especificidades das habilitações em Relações Públicas e Publicidade e Propaganda, com visão empreendedora e ampla, numa conotação de responsabilidade social e de desenvolvimento sustentável.


Perfil do Formando

PERFIL DO FORMANDO

Um perfil comum do egresso em Comunicação Social pretende garantir a identidade do curso. Para compor este perfil, são consideradas as características, estabelecidas no Parecer N° CNE/CES 492/2001, que estabelece as Diretrizes Curriculares para o Curso de Comunicação Social. O egresso em Comunicação Social, independente da habilitação, deve apresentar as seguintes características:

 Formar profissionais com visão ampla para o desenvolvimento da Comunicação Integrada, considerando as especificidades de cada habilitação, com ações complementares entre si.
Capacidade de criação, produção, distribuição, recepção e análise crítica referentes às mídias, às práticas profissionais e sociais relacionadas com estas e as suas inserções culturais, políticas e econômicas;
Habilidade de refletir a variedade e mutabilidade de demandas sociais e profissionais na área, adequando-se à complexidade e velocidade do mundo contemporâneo;
Visão integradora e horizontalizada – genérica e ao mesmo tempo especializada de seu campo de trabalho – possibilitando o entendimento da dinâmica das diversas modalidades comunicacionais e das suas relações com os processos sociais que as originam e que destas decorrem;
Uso crítico do instrumental teórico-prático oferecido no curso, posicionando-se de um ponto de vista ético-político sobre o exercício do poder na comunicação, sobre os constrangimentos a que a comunicação pode ser submetida, sobre as repercussões sociais que enseja e ainda sobre as necessidades da sociedade contemporânea em relação à comunicação social.


PERFIL DO EGRESSO DA HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA



O perfil do egresso da Habilitação em Publicidade e Propaganda se caracteriza:



ü Pelo conhecimento e domínio de técnicas e instrumentos necessários para a proposição e execução de soluções de comunicação eficazes para os objetivos de mercado, de negócios de anunciantes e institucionais;

ü Pela tradução em objetivos e procedimentos de comunicação apropriados aos objetivos institucionais, empresariais e mercadológicos;

ü Pelo planejamento, criação, produção, difusão e gestão da comunicação publicitária, de ações promocionais e de incentivo, eventos e patrocínio, atividades de marketing, venda pessoal, design de embalagens e de identidade corporativa e de assessoria publicitária de informação.

ü Capacidade de se posicionar como profissional da área de negócios, estabelecendo estratégias, solucionando problemas de comunicação e atendendo aos objetivos institucionais e de mercado;

ü Habilidade para atuar em áreas de planejamento, criação, produção, difusão e gestão da comunicação publicitária;

ü Competência para desenvolver trabalhos em agências de publicidade, veículos de comunicação e assessorias de comunicação e de marketing, nas esferas públicas, privadas e do terceiro setor.



Diferencial
Trabalhar a Comunicação. Essa é a proposta do curso de Comunicação Social do UNIVAG, fundamentada numa compreensão de formação profissional multidisciplinar e integrada, adequada à realidade organizacional de hoje. Para isso, respeitando suas habilidades específicas, é ideal que o estudante vivencie essa concepção dentro da sua instituição de ensino.

Nas duas habilitações, o Curso apresenta uma grade moderna, antenada com as mudanças do mercado da comunicação, apresentando disciplinas teóricas e práticas.

Na habilitação de Publicidade e Propaganda com ênfase em Marketing, a atenção especial tem foco no planejamento e na capacitação para o empreendedorismo no mercado de trabalho.

A habilitação de Relações Públicas é única do Estado de Mato Grosso. Seu diferencial foca as Relações Públicas, com ênfase no planejamento em RP para os diversos setores (público, privado, 3º setor).

Atividades de Extensão, Iniciação Científica e Pesquisa
O Curso de Comunicação Social oferece aos alunos diversas atividades, como o “Concurso de Comunicação do Univag” (anual), dividido em duas modalidades: uma específica para PP e outra para RP. Outra atividade de destaque é a “Semana Acadêmica” (anual), e o “Ciclo de Palestras em Comunicação” (semestral), cujo objetivo é promover a discussão de temáticas relevantes na área e propiciar o contato dos acadêmicos com profissionais e pesquisadores. O curso também realiza os “Trabalhos Integrados” (semestrais), que beneficiam entidades filantrópicas com trabalhos na área de comunicação.




Infra-Estrutura de Ensino
Laboratório de Fotografia, Laboratório de Produção em TV, Laboratório de Produção em Rádio, Laboratório Multimídia, Laboratório de Eventos e Hotelaria, Agência Experimental.

Plano de estudos

1º NÚCLEO: “Autonomia acadêmica e organização econômica, social, política e cultural”

Produção de Leitura e de Texto
Fundamentos da Comunicação
Introdução à Administração
Tópicos em Comunicação
Investigação Científica
Economia
Teorias da Comunicação
Filosofia
Psicologia
Introdução ao Direito
Língua Portuguesa
Estatística
Comunicação Comparada
Sociologia


2º NÚCLEO: “Formação para o trabalho e aspectos da organização social”

Cibercultura
Psicologia da Comunicação
Planejamento e Produção Gráfica
Criatividade
Estratégias de Negociação
Linguagem Publicitária
Pesquisa de Opinião e de Mercado
Fotografia Publicitária
Redação Publicitária para Mídia Impressa
Introdução ao Planejamento de Campanha
Introdução ao Marketing
Publicidade na Web
Produção em Rádio
Elaboração de Projetos em Comunicação
Redação Publicitária para Mídia Eletrônica
Planejamento de Mídia em Publicidade e Propaganda


3º NÚCLEO: “Gestão de negócios e produções acadêmicas em Comunicação Social”

Projeto Experimental em Publicidade e Propaganda - Elaboração
Produção em TV
Administração em Publicidade e Propaganda
Marketing Dirigido à Publicidade e Propaganda
Planejamento e Produção de Eventos
Comunicação para o Agro-negócio
Projeto Experimental em Publicidade e Propaganda - Execução
Planejamento e Produção de Eventos
Planejamento de Campanha em Publicidade e Propaganda
Ética e Responsabilidade Social
Legislação em Publicidade e Propaganda
Orientação Projeto Experimental
Atualização de Softwares em Comunicação



Libras (Optativa)

Oferta Educativa semelhante