Graduação em Comunicação Social - Jornalismo (Bacharelado) (Ubá, Minas Gerais)

Faculdade Governador Ozanam Coelho

Localização:Ubá - Minas Gerais

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

O curso de Bacharelado em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo da FAGOC, funciona desde fevereiro de 2000. Foi autorizado pela Portaria do Ministério da Educação (MEC) n° 1.300, publicado no Diário Oficial da União em 27/08/1999 e reconhecido pelo através da Portaria nº 1.138, publicado Diário Oficial da União em 03/05/2004. A estrutura do curso é seriada semestral, com carga horária total de 2.728horas/aula. As aulas são no período noturno com duração de 50 minutos cada e o ano letivo, 200 dias. São oferecidas, anualmente, 80 vagas, cujo ingresso é possibilitado por meio de processo seletivo. O tempo mínimo de integralização do curso é de 4 (quatro) anos e o tempo máximo de 7 (sete) anos. Objetivos do Curso Formar um profissional capacitado a atuar no mercado de trabalho, dominando a linguagem jornalística, as técnicas das mídias tradicionais, as novas tecnologias aplicadas ao mundo da comunicação e torná-lo apto a ter uma visão global crítica, identificando as mazelas, muitas vezes escondidas, que só vêm à tona, pelo trabalho da imprensa. Esse mesmo profissional deve ter a idéia de empreendedorismo e possibilidades de criar seu próprio negócio. Para isso, o curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo oferece ao discente: * Disciplinas que trabalham a questão da ética, as ciências humanas, o debate, o senso crítico, a reflexão. * As técnicas do jornalismo impresso, a arte da TV, do Rádio, da Internet, a assessoria de Comunicação e a fotografia digital. Mas, o objetivo final é agregar todo o conteúdo oferecido no decorrer de quatro anos transformando o aluno em um profissional ético, crítico, reflexivo, habilidoso e ágil. Perfil do Egresso O egresso de Curso de Graduação em Comunicação, em qualquer de suas habilitações, caracteriza-se por: 1. Sua capacidade de criação, produção, distribuição, recepção, e análise crítica referentes às mídias, às práticas profissionais e sociais relacionadas com estas, e a suas inserções culturais, políticas e econômicas; 2. Sua habilidade em refletir a variedade e mutabilidade de demandas sociais e profissionais na área, adequando-se à complexidade e velocidade do mundo contemporâneo; 3. Sua visão integradora e horizontalizada - genérica e ao mesmo tempo especializada de seu campo de trabalho possibilitando o entendimento da dinâmica das diversas modalidades comunicacionais e das suas relações com os processos sociais que as originam e que destas decorrem. 4. Utilizar criticamente o instrumental teórico-prático oferecido em seu curso, sendo portanto competente para posicionar-se de um ponto de vista ético-político sobre o exercício do poder na comunicação. Entretanto, os perfis específicos resultam das habilitações diferenciadas do campo da Comunicação, que se caracteriza por uma abrangência sobre diferentes meios, linguagens e práticas profissionais e de pesquisa e, na atualidade, por envolver um acelerado dinamismo social e tecnológico. Prática Profissional Compartilhada Os estudantes de Comunicação Social da FAGOC têm experiências práticas em jornalismo através da produção laboratorial de jornal impresso e on-line, programas de rádio e de TV. Além destes, eles têm oportunidades, através de convênios de estágio estabelecidos entre a faculdade e outras empresas, de realizar prática profissional compartilhada. O trabalho tem sido realizado em redações de jornais, rádios e emissoras de TV em Ubá e região, assim como em ambientes corporativos e institucionais, para prestação de serviços de assessoria de comunicação. Após o término do convênio, o aluno é avaliado levando-se em conta aspectos profissionais e humanos. Monitoria O curso de Comunicação Social oferece monitorias para a Agência de Notícias e para as práticas laboratoriais de Fotojornalismo, Radiojornalismo, Telejornalismo. Habilidades desenvolvidas pelo curso * Redação de notícias e reportagens; * Apuração de informações; * Entrevistas e coberturas de eventos; * Expressão oral para rádio e TV; * Planejamento e execução de projetos de Comunicação para empresas, instituições e mídias. Mercado de trabalho O profissional formado em Comunicação Social habilitação em Jornalismo da FAGOC a trabalhar nos diversos veículos de comunicação regionais, nacionais e internacionais, dominando as linguagens e processos de produção, apuração, redação e edição da informação no jornalismo gráfico (jornais, revistas e outros periódicos), eletrônico (rádio, TV, cinema) e on-line (internet). As oportunidades de trabalho para o profissional formado em Jornalismo estão também nas empresas e instituições, onde ele está preparado para prestar os serviços de assessoria de comunicação, inclusive de forma terceirizada (através de agência própria). O Bacharel em Comunicação Social pode aprofundar-se em projetos de pesquisa e produção científica, podendo prosseguir seus estudos através de cursos de especialização, mestrado e doutorado, preparando-se para a docência.

Plano de estudos

1° período Teorias da comunicação Teoria e método de pesquisa em comunicação Introdução ao jornalismo Língua portuguesa - redação e expressão oral I Economia Ciência política 2° período Comunicação comparada Introdução aos meios audiovisuais Redação em jornalismo I Realidade sócio-econômica e política brasileira Inglês instrumental Língua portuguesa - redação e expressão oral II 3° período Sociologia geral e da comunicação História do mundo contemporâneo Ética e legislação na comunicação Fotojornalismo Redação em jornalismo II Língua portuguesa - redação e expressão oral III 4° período Radiojornalismo Novas tecnologias da comunicação Redação em jornalismo III Antropologia cultural Filosofia 5° período Estética e cultura de massa Telejornalismo Edição e planejamento visual Assessoria de comunicação Laboratório gráfico I 6° período Laboratório gráfico II Semiótica Hipermídia Comunicação comunitária Empreendedorismo 7° período Projetos experimentais I Atividades complementares em comunicação social Laboratório eletrônico I Especiais em comunicação 8° período Projetos experimentais II Prática profissional compartilhada Laboratório eletrônico II

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