Graduação em Comunicação Social - Jornalismo (Bacharelado) (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)

Universidade Veiga de Almeida

Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

O Curso
A atividade de Comunicação é uma das mais importantes na história da humanidade. Por meio dela os homens desenvolveram relações sociais, viveram em comunicade e diminuíram a distância entre os povos. A comunicação está presente em todas as esferas da sociedade. Em ambiente familiar, na comunidade, no mundo da cultura, na política. Está presente também na economia e, não por acaso, se estabeleceu como um dos principais alicerces da globalização.
Na Universidade Veiga de Almeida, a formação em Comunicação é oferecida em duas habilitações: Jornalismo e Publicidade & Propaganda.
O jornalista é o profissional da notícia. Ele está presente na cobertura dos acontecimentos de interesse social e aprendem as técnicas que transformam fatos em notícias com isenção e objetividade. Dele se exige senso ético, espírito crítico e capacidade de se expressar adequadamente para manter a sociedade informada. Sem jornalistas e imprensa livre não há liberdade. O campo de atuação do jornalista não restringe-se às redações dos grandes jornais, revistas, radio e televisão. Hoje ele está presente nos departamentos de comunicação corporativa de empresas privadas e inúmeros outros lugares. Não se exige mais o diploma para o exercício do Jornalismo, mas a graduação superior é o passaporte para o mercado de trabalho, cada vez mais exigente em qualidade.

Características do curso
Dois diplomas de graduação em cinco anos. No Curso de Comunicação Social da UVA, é possível se formar em Jornalismo e Publicidade em apenas cinco anos. A grade curricular integrada permite ao aluno concluir uma habilitação e cursar a outra em mais dois semestres. Quem faz Comunicação Social na UVA está mais preparado para o sucesso profissional, por ter uma formação mais ampla e completa para conquistar o seu lugar no mercado de trabalho.

Mercado de Trabalho
A Comunicação é fundamental hoje em todas as atividades sociais. Há demanda por profissionais com formação integral, multimídia e multitarefa, nos meios tradicionais de comunicação, nas grandes e pequenas empresas, nos órgãos públicos e não governamentais. A Internet abriu ainda mais o mercado ao profissional com formação em Comunicação. No caso do Jornalismo, o Superior Tribunal Federal determinou que o diploma não é mais obrigatório, mas as empresas de comunicação só admitem em estágios quem está cursando Jornalismo em faculdade.

O jornalista encontra opções de trabalho na mídia tradicional, como jornais, televisão e rádio. Trabalha também como consultor de comunicação, editor de publicações especializadas e produtor de conteúdo para web. Outra área que oferece muita oportunidade de trabalho aos jornalistas é a de assessoria de comunicação. Nas assessorias, o jornalista responde pela comunicação externa e interna. Na administração pública e na política, o profissional exerce funções de porta-voz e de assessor.

O publicitário, além de trabalhar em agências, também pode atuar em agências in-house e departamentos de propaganda de grandes empresas, exercendo desde funções ligadas à criação até planejamento de propaganda e mídia. O profissional de propaganda também encontra espaço em produtoras, gráficas, birôs de serviços de editoração, empresas de pesquisa de mercado, departamentos de marketing e vendas de diversas empresas, veículos de comunicação, assessorias de comunicação, empresas de eventos, dentre outras oportunidades.

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