Graduação em Comunicação Social - Jornalismo (Fortaleza, Ceará)

Estácio

Diploma oferecido:Jornalista

Localização:Fortaleza - Ceará

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Perfil do profissional
Quanto mais democrática é a sociedade, mais o jornalismo adquire papel de relevância social. Jornalismo é produzido por jornalistas. Diferentemente do colunismo especializado que pode requerer, ou não, esta formação. Cabe ressaltar que a decisão do Supremo Tribunal Federal não anula a necessidade do diploma de jornalismo para o exercício da profissão. A decisão aponta para a não obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o exercício da função de jornalista. Com efeito, as redações dos diversos veículos de comunicação continuam a contratar jornalistas graduados em jornalismo. Isto porque a função do jornalista ultrapassa os limites da busca e da divulgação de notícias ¿ ele deve aprofundar-se na interpretação dos acontecimentos, na análise de suas causas e conseqüências e na veracidade de suas fontes. O jornalista contemporâneo é multimídia e multifuncional: pesquisa, redige, edita reportagens, escreve crônicas, artigos e comentários e presta assessoria de comunicação e marketing, inclusive no ramo das celebridades. O curso de Jornalismo fornece o manancial necessário para que o aluno seja capaz de desempenhar sua missão como jornalista, com eficiência e eficácia, em meios de comunicação tradicionais e digitais. O egresso estará apto a utilizar todas as técnicas jornalísticas, além de ser formado de maneira a estar atento às transformações socioeconômicas, políticas, culturais e tecnológicas/digitais da sociedade. O curso também estimula o desenvolvimento do empreendedorismo, a fim de que o aluno seja capaz de gerenciar o seu próprio negócio e a sua própria carreira. Para tanto, o curso de Jornalismo oferece todas as condições para uma atuação prática, através das atividades do NUCOM-Núcleo de Comunicação, com projetos de jornalismo, rádio, televisão e outros.
Mercado de Trabalho
Jornais e revistas (impressos ou digitais), televisão, rádio, mercado digital, assessorias de comunicação e marketing de empresas públicas, privadas ou de terceiro setor; agências de notícias em todos os seus departamentos, fotografia, produtoras de áudio e comerciais; fornecedores gráficos e correlatos, produtoras e empresas distribuidoras de conteúdos para as diferentes mídias, incluindo as digitais, assim como nos mercados emergentes da comunicação institucional e nos meios tecnológicos/digitais, como, por exemplo, a internet, a telefonia celular e outros. Há espaço, ainda, para a atuação como profissional liberal.

Plano de estudos

Análise textual
Cultura brasileira
Fundamentos das ciências sociais
Fundamentos de economia
Fundamentos de marketing
Introdução à fotografia
Introdução às profissões em comunicação

Computação gráfica e editoração eletrônica
Comunicação e semiótica
Eletiva
Fotojornalismo
História da mídia
Metodologia científica

Estética da imagem
História da cultura e da soc. No mundo contemp.
Planejamento gráfico e editorial
Redação para mídia impressa
Técnicas de apuração e pesquisa jornalística
Teorias da comunicação

Comunicação comunitária
Cultura empreendedora
Estética e história da arte contemporânea
Redação e produção para áudio (rádio)
Técnicas de entrevista jornalística
Teoria do jornalismo

Eletiva
Jornalismo especializado
Linguagem e roteirização para audiovisuais
Mídias digitais
Redação e produção para vídeo (tv)
Técnicas de reportagem jornalística

Arquitetura da informação
Assessoria de comunicação
Cultura das mídias
Planejamento de cobertura jornalística
Projeto experimental em comunic. Pública e privada
Redação e produção para web

Comunicação empresarial integrada
Eletiva
Ética e legislação jornalística
Lógica aplicada
Produção de projetos jornalísticos
Tópicos especiais em comunicação

Comunicação e política
Práticas de jornalismo multimídia
Projeto experimental em jornalismo
Psicologia da comunicação
Sustentabilidade

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