Graduação em Comunicação Social - Jornalismo (São Paulo, São Paulo)

Universidade Paulista

Localização:São Paulo - São Paulo

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Objetivos do Curso

O perfil do profissional desta área graduado pela UNIP atende às inovações e transformações contemporâneas da cultura midiática, que o capacita a desenvolver tanto o senso crítico quanto a habilidade na elaboração eficiente da informação para quaisquer meios de comunicação.

Compete ao jornalista a apuração precisa do fato, a inserção em pauta, a redação da informação e a sua posterior edição para exibição nas mídias impressa, eletrônica e digital.

No curso oferecido pela UNIP, dá-se ênfase especial à elaboração competente de textos e captação do momento da notícia (imagens) a ser veiculada, respeitando a linguagem e a formatação específica dos veículos de comunicação, como jornal, revista, rádio, televisão e internet.

Na primeira etapa do curso, o aluno recebe uma elevada carga de informação cultural, que o habilita a ter uma visão ampla e crítica da realidade social e de seu cotidiano. Em um segundo momento, de posse dessa visão e de conhecimentos prévios, o curso torna-se essencialmente prático, garantindo a aplicação dos conhecimentos adquiridos às exigências do mercado e situações encontradas na vida profissional.
Atividades Principais

Produzir textos, sons e imagens para abastecer os noticiários das mídias: impressa, eletrônica e digital;
atuar nas mais diversas funções jornalísticas, tais como reportagem, edição, revisão, apuração, produção fotográfica, televisiva e cinematográfica;
desenvolver produtos jornalísticos de grande profundidade como livros-reportagem e documentários no mercado editorial;
atuar em centros de documentação e pesquisa ligados às grandes organizações de mídia e comunicação;
planejar, desenvolver e implantar estratégias de comunicação empresarial em organizações públicas e privadas;
elaborar veículos e canais de comunicação em empresas e instituições que pretendem ampliar sua presença diante dos mercados e públicos de interesse;
divulgar empresas e personalidades utilizando o ferramental de assessoria de imprensa e comunicação integrada.

Mercado de Trabalho

O profissional de Jornalismo (profissão regulamentada) está legalmente habilitado a exercer todas as funções nas redações e departamentos de documentação das empresas de comunicação do ramo editorial, radiofônico, televisivo ou digital.
O jornalista também encontra possibilidades de atuação nos departamentos de comunicação das organizações de todos os segmentos públicos e privados, atuando no desenvolvimento e gerenciamento das suas estratégias comunicacionais.
As mídias segmentadas, regionais e alternativas também têm ampliado as chances de trabalho para esse profissional.
Outro ramo jornalístico em franco desenvolvimento são as agências de assessoria de imprensa, comunicação empresarial e comunicação integrada, que hoje absorvem boa parte do mercado de trabalho.
Práticas

Participação em Concursos;
Monitoria;
Iniciação Científica;
Anfiteatro com Recursos de Multimídia, Telões, Datashow e outros;
Laboratório de Fotografia Manual e Digital;
Laboratório de Informática (Programas Específicos);
Laboratório de Rádio e TV;
Laboratório de Redação e Editoração;
Jornal Laboratório;
Visitas Técnicas e Artísticas;
Semana de Palestras e Atividades Específicas;
Banco de Estudos Digitalizado;
Bibliotecas Interligadas;
Atividades Multiensino;
PIC – Projeto Integrado de Comunicação;
PREX – Projeto Experimental, correspondendo ao Projeto Integrado de Conclusão de Curso;
Acordo de cooperação de estágios com empresas e órgãos públicos.

Plano de estudos

Matriz Curricular

Agência de Notícias
Assessoria de Imprensa
Atividades Complementares
Atividades Práticas Supervisionadas
Ciências Sociais
Composição e Projeto Gráfico
Comunicação e Cidadania
Comunicação e Expressão
Cultura Brasileira Contemporânea
Desenvolvimento de Produtos e Projetos Jornalísticos
Edição Jornalística
Editoração Eletrônica
Elementos de Marketing
Estudos Disciplinares
Ética e Legislação em Jornalismo
Fotografia
Fotojornalismo
História da Arte
História do Jornalismo
Homem e Sociedade
Infografia
Interpretação e Produção de Textos
Jornal Laboratório
Jornalismo Aplicado ao PREX
Jornalismo Econômico
Jornalismo Especializado
Jornalismo Integrado
Jornalismo Interdisciplinar
Jornalismo Investigativo
Jornalismo Político
Língua Brasileira de Sinais (Optativa)
Livro Reportagem
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Métodos de Pesquisa
Oficina de Jornalismo de Revista
Oficina de Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa
Oficina de Radiojornalismo
Oficina de Redação Jornalistica
Oficina de Telejornalismo
Planejamento Gráfico
Produção de Textos Jornalísticos
Psicologia Aplicada à Comunicação
Relações Políticas: Estado e Sistemas de Poder
Seminário de Atualidades Jornalísticas
Sociologia da Comunicação
Técnicas de Captação Jornalística
Técnicas de Documentário
Técnicas e Gêneros Jornalísticos
Teorias do Jornalismo
Teorias e Técnicas de Comunicação
Tópicos de Atuação Profissional
Web Jornalismo

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