Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Bacharelado) (Curitiba, Paraná)

Universidade Tuiuti do Paraná

Localização:Curitiba - Paraná

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

O comunicador é um profissional atento às mudanças e às transformações socioculturais, políticas e econômicas e que detém uma parcela importante na evolução e organização da sociedade. Dessa forma, é preparado a exercer seu trabalho sempre em busca de inovação, como reflexo do avanço da sociedade, dos meios de comunicação e da tecnologia, desempenhando um papel essencial na defesa da liberdade e no desenvolvimento dos povos.

A habilitação em Publicidade e Propaganda da UTP se caracteriza pela ênfase na criatividade em todas as funções da profissão. Comunicação criativa é a premissa básica da habilitação que busca formar profissionais para atuar como agentes transformadores das técnicas publicitárias em benefício de anunciantes. Prepara o profissional de Publicidade e Propaganda para ser responsável pelo planejamento, criação, execução e supervisão de campanhas publicitárias, de marketing direto, comunicação dirigida, promoção de vendas e planos de mídia, além de ser um gestor de marcas de valor.

Os projetos de extensão existentes no curso, os laboratórios, estúdios de televisão, de rádio e o Núcleo de Comunicação e Marketing da UTP colocam o aluno em contato com a área de atuação e trazem, para dentro da sala de aula, a rotina da profissão.

Campo de Atuação

O egresso de Publicidade e Propaganda da UTP pode exercer sua profissão em agências de publicidade e de comunicação integrada, departamentos de marketing das empresas anunciantes, em veículos de divulgação como corretor ou agenciador de publicidade e propaganda, empresas fornecedoras de produtos publicitários, ou em outras instituições públicas ou privadas que realizem atividades no âmbito publicitário.

Núcleo de Ética em Comunicação Social

O Núcleo de Ética em Comunicação Social da Universidade Tuiuti do Paraná foi criado com o intuito de abrir espaço para a discussão sobre questões éticas e jurídicas em assuntos que envolvam os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Rádio e TV. Entre as atividades do núcleo, estão: a edição do boletim Diálogo, que divulga ações do setor, elaboração de clipping eletrônico semestral com assuntos concernentes à questão ética; intercâmbio com os sindicatos; avaliação da questão ética em projetos e pesquisas de alunos e professores. O núcleo também se ocupa da promoção de palestras sobre direito autoral, concessão de registro e código de ética.


Núcleo de Comunicação e Marketing

Com o objetivo de integrar ainda mais as diversas áreas da Comunicação Social, o Núcleo de Comunicação e Marketing reúne as agências experimentais de Publicidade e Propaganda, Agência de Notícias, Núcleo de Rádio e TV e Núcleo de Estudos de Mercado e Pesquisa de Opinião, pioneiro neste serviço na área acadêmica.

As agências do Núcleo oferecem diversos serviços à comunidade interna e externa da UTP.

Com o Núcleo de Comunicação e Marketing Tuiuti, o cliente tem diversos caminhos para realizar uma comunicação eficiente por ter à sua disposição vários profissionais e ferramentas de trabalho.

AP2 - Agência de Publicidade e Propaganda

Desenvolvimento de Campanhas Publicitárias que envolvem ações de comunicação integrada; criação de peças publicitárias com veiculação (anúncios, comerciais, outdoor etc) e no media (folders, catálogos, cartazes etc); desenvolvimento de identidade visual para empresas, eventos, produtos etc; criação de peças para o ambiente web (hot sites, mail-marketing, e-banners, entre outras) e acompanhamento na produção de peças gráficas, eletrônicas e digitais.

Oferta Educativa semelhante