Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (São José do Rio Preto, São Paulo)

Universidade Paulista

Localização:São José do Rio Preto - São Paulo

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Objetivos do Curso

O perfil do profissional desta área, graduado pela Universidade Paulista, é delineado pela criatividade, que o capacita a desenvolver, com habilidade, projetos pertinentes a diversas atividades de publicidade e propaganda.

Compete ao publicitário analisar os produtos e serviços, descobrir a que mercado se destinam e escolher a forma ideal de apresentá-los ao público, garantindo, assim, as vendas.

No curso oferecido pela UNIP, dá-se ênfase especial à criação de textos para serem veiculados nos diversos meios e veículos de comunicação, como televisão, rádio, revistas, bem como em outdoors, folders, material promocional e de ponto de venda, sempre apoiados no potencial criativo.

Na primeira etapa do curso, o aluno recebe uma elevada carga de informação cultural, que o habilita a ter uma visão ampla e crítica da realidade social e de seu cotidiano. Em um segundo momento, de posse dessa visão e de conhecimentos prévios, o curso torna-se essencialmente prático, garantindo a aplicação dos conhecimentos adquiridos às exigências do mercado e às situações encontradas na vida profissional.
Atividades Principais

Definir estratégias de lançamentos de produtos e serviços, efetuando o acompanhamento publicitário e mercadológico;
Planejar, organizar e controlar a divulgação de peças publicitárias, determinando os meios e veículos de comunicação a serem utilizados e a melhor forma de atingir o público alvo;
Estudar o comportamento, atitudes e hábitos de consumo do público a ser atingido por determinado produto ou serviço;
Efetuar a criação de campanhas publicitárias e supervisioná-las, avaliando seus resultados, sua eficácia e seu desempenho;
Atuar como contato entre o cliente e a agência publicitária, acompanhando as diversas fases de produção e veiculação de uma campanha, como atendimento, planejamento, criação, pesquisa, mídia, produção e aferição de anúncios veiculados;
Atuar em agências de comunicação, seja de promoções, de eventos, assessoria de imprensa ou de relações públicas, através de consultoria e assessoramento;
Atuar em empresas de produção e computação gráfica, produzindo anúncios, material promocional, brindes e outras peças publicitárias;
Atuar em empresas de produção audiovisuais, na produção e direção de fotos, peças para rádio, para TV e cinema, além de atuar no atendimento e administração dessas empresas;
Atuar em divisões ou departamentos de comunicação de empresas, em geral, cuidando de toda a comunicação interna e externa de uma organização e de seus produtos e serviços;
Exercer a atividade profissional em editoras, emissoras de rádio, televisão e órgãos de imprensa em geral;
Atuar em institutos de pesquisa, planejando e realizando diversos tipos de pesquisa, como as de mercado, de opinião e político eleitorais;
Exercer a atividade profissional na assessoria publicitária e de comunicação de órgãos governamentais.

Mercado de Trabalho

O profissional de Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pode trabalhar em agências de publicidade, de promoção de eventos, em assessoria de empresa, em editoras, institutos de pesquisa, gráficas, departamentos de comunicação e marketing de empresas, em veículos de comunicação, em produtoras de vídeo e som e, na assessoria publicitária e de comunicação de órgãos governamentais.
Práticas

Participação em Concursos;
Monitoria;
Iniciação Científica;
Anfiteatro com Recursos de Multimídia, Telões, Datashow e outros;
Laboratório de Fotografia Manual e Digital;
Laboratório de Informática (Programas Específicos);
Laboratório de Rádio e TV;
Agência Modelo;
Visitas Técnicas e Artísticas;
Semana de Palestras e Atividades Específicas;
Banco de Estudos Digitalizado;
Bibliotecas Interligadas;
Atividades Multiensino;
PIC – Projeto Integrado de Comunicação;
PREX – Projeto Experimental, correspondendo ao Projeto Integrado de Conclusão de Curso;
Acordo de cooperação de estágios com empresas e órgãos públicos.

Plano de estudos

Matriz Curricular

Ambientes de Marketing
Análise e Planejamento de Texto Publicitário
Apresentação de Campanha
Atividades Complementares
Atividades Práticas Supervisionadas
Ciências Sociais
Composição e Projeto Gráfico
Composição e Projeto Visual
Comunicação e Cidadania
Comunicação e Expressão
Criação e Design
Criação e Produção em Áudio
Criação e Produção em Cinema e Vídeo
Criação e Redação Publicitária Aplicada ao PREX
Criação Publicitária
Cultura Brasileira Contemporânea
Desenvolvimento de Campanha
Direção de Arte Aplicada ao PREX
Direção de Arte Publicitária
Elementos de Marketing
Estratégia de Mídia
Estudos Disciplinares
Ética Publicitária
Fotografia
História da Arte
Homem e Sociedade
Interpretação e Produção de Textos
Língua Brasileira de Sinais (Optativa)
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Métodos de Pesquisa
Oficina de Criação e Redação
Pesquisa de Mercado
Pesquisa de Mídia
Pesquisa de Opinião e de Mercado
Planejamento de Campanha
Planejamento de Campanha Aplicada ao PREX
Planejamento de Comunicação
Práticas de Propaganda
Produção de Pesquisa de Opinião e Mercado Aplicada ao PREX
Produção e Planejamento de Campanha Aplicada ao PREX
Produção em Mídia Aplicada ao PREX
Produção Publicitária de Rádio, TV, Cinema Aplicada ao PREX
Produção Publicitária Online
Projeto de Campanha
Promoção e Merchandising
Psicologia do Consumidor
Publicidade e Propaganda
Publicidade e Propaganda Integrada
Publicidade e Propaganda Interdisciplinar
Redação e Tratamento de Texto Publicitário
Regulamentação Publicitária
Sociologia da Comunicação
Teorias e Técnicas de Comunicação
Tópicos de Atuação Profissional

Oferta Educativa semelhante