Graduação em Dança (Licenciatura) (Canoas, Rio Grande do Sul)

Universidade Luterana do Brasil

Diploma oferecido:Licenciado em Danças

Localização:Canoas - Rio Grande do Sul

Duração:3 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

O Curso

O curso de Dança concentra os conhecimentos comuns na área da dança, proporcionando um aprendizado que vai além do disponibilizado pelo ensino de academias e cursos livres. Oferece aos futuros profissionais dessa arte a oportunidade de buscar novos caminhos e expandir seus conhecimentos.

A licenciatura é a única formação que habilita a trabalhar no mercado do ensino formal (escolas), na disciplina de Artes. Com a expansão dos cursos de licenciatura em Dança, a demanda por profissionais formados é cada vez maior. Além disso, o profissional pode atuar, segundo a classificação brasileira de ocupações, como artista da dança (que inclui assistente de coreografia, bailarino, coreógrafo, dramaturgo e professor/ maître de dança), dançarino tradicional e popular, instrutor e professor de cursos livres e de arte no ensino superior.
Dados
A autorização para o funcionamento do Curso Superior de Tecnologia em Dança deu-se pela Resolução nº 58, de 28 de junho de 2006, chancelada pelo presidente do Conselho Universitário da Instituição. A Resolução nº 11, de 13 de junho de 2007, do Conselho Universitário da ULBRA autoriza o curso de Graduação em Dança, Licenciatura Plena, para funcionamento no campus Canoas e dá outras providências.
Duração do curso
O curso tem duração mínima de três anos e meio, 7 semestres, totalizando 2.852 horas.
Objetivo
Essa graduação tem por objetivo formar o profissional em dança capaz de transitar entre os saberes artístico, pedagógico e científico, apto a atuar de forma qualificada, ética e crítica nas ocupações da área.
Competências
O licenciado em dança:
• Conhece movimentos priorizados por técnicas corporais e relaciona-os ao seu próprio estilo;
• Apropria-se de elementos comuns a todas as técnicas específicas, como ritmo, alinhamento, equilíbrio, controle respiratório, agilidade de pensamento;
• Analisa criticamente, com um olhar antropológico e histórico, as manifestações culturais da dança;
• Aplica conhecimentos biológicos no fazer dança;
• Desenvolve a capacidade criativa e sugere possíveis formas de colocá-la em cena;
• Conhece as estruturas coreográficas e sua aplicabilidade, possibilitando inovações;
• Usa os diferentes elementos que compõem a cena teatral na dança;
• Organiza as fases do planejamento e execução de projetos de acordo com a legislação e editais existentes;
• Conhece e aprofunda o foco sobre o processo de ensino e aprendizagem, além do processo de investigação científica;
• Planeja e reflete profundamente sobre as escolhas no ato de ensinar;
• Tem autonomia para orientar sua carreira artística e aprofundar seus conhecimentos por si só;
• Sabe avaliar construtivamente seu próprio trabalho assim como os dos alunos e colegas de profissão;
• Compreende e utiliza os princípios científicos fundamentais na pesquisa em dança;
• Produz textualmente críticas em dança;
• Ensina dança.

Mercado de trabalho
Segundo a classificação brasileira de ocupações, documento do Ministério do Trabalho que reconhece, nomeia e codifica os títulos e descreve as características das ocupações do mercado de trabalho brasileiro, o licenciado em dança pode atuar como professor de dança e/ou educação artística no ensino infantil, fundamental e médio, assim como no ensino de jovens e adultos e para portadores de necessidades especiais.
O profissional da dança pode atuar também como artista da dança (que inclui assistente de coreografia, bailarino, coreógrafo, dramaturgo e professor/maître de dança), dançarino tradicional e popular, instrutor e professor de cursos livres, professor de arte no ensino superior.
Projeto Pedagógico

A Universidade Luterana do Brasil – ULBRA é uma universidade confessional cristã, cujos referenciais filosóficos e teóricos são encontrados nas Escrituras Sagradas, a Bíblia. A ULBRA assume como Missão Institucional de desenvolver, difundir e preservar o conhecimento e a cultura pelo ensino, pesquisa e extensão buscando permanentemente a excelência no atendimento das necessidades de formação de profissionais qualificados e empreendedores nas áreas da educação, saúde e tecnologia. Um diferencial de nossa Universidade é o de questionarmos, permanentemente, a razão última do fazer educação e ensino, porque não somos e não queremos ser uma instituição que comercializa o ensino visando lucro econômico. Existe um fim maior. Qual é esse fim? Um projeto de vida. O projeto e as ações educacionais da ULBRA estão a serviço de uma vida melhor, mais humana, e da construção de uma sociedade mais justa. Essa é a filosofia de trabalho da instituição, que consta no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Nós, professores e gestores do curso de dança, em congruência com o PDI, acreditamos em um projeto de vida mais humano e justo para os nossos alunos. Acreditamos que o nosso campo necessita de profissionais com diferentes habilidades e projetos de vida diversificados. Ao invés de tentar fazer um modelo idealizado, reconhecemos que os estudantes são únicos, e procuram seguir diversos caminhos.

Nós acreditamos no conhecimento corporal como uma importante forma de cultura, não apenas para bailarinos, mas para todas as pessoas. Tentamos ajudar os estudantes a identificar seus pontos fortes, suas fraquezas, paixões e valores e, assim, facilitar o desenvolvimento das habilidades e atitudes necessárias para alcançar seus objetivos.

Nós acreditamos que os estudantes necessitam ir além do conhecimento de dança. Eles precisam ter outras experiências de vida, a fim de que tenham algo a dizer como artistas e estarem aptos a fazerem conexões entre dança, educação, outras artes e a vida. Por isso, atitudes éticas tomadas no nosso cotidiano extrapolam a área da dança e visam contagiar a vida diária de cada um.

Nós acreditamos que o desenvolvimento de um ponto de vista estético significa desenvolver uma visão de mundo, que inclui a perspectiva política, social e ética.

Nós acreditamos que o estudante deve desenvolver um perfil versátil, entendendo a importância do ensino, da produção de palco, do bailarino, do coreógrafo, da plateia, dos críticos, etc.

Nós acreditamos que os estudantes devem desenvolver um senso de responsabilidade próprio e comunitário, baseados em premissas de colaboração e cooperação. Acreditamos que a responsabilidade de ajudar e respeitar os outros na sua pluralidade está além das fronteiras do curso e da Universidade.

Nós acreditamos numa perspectiva contemporânea de dança como a forma artística e representativa da nossa época. Acreditamos que dança é acima de tudo Arte e a discutimos com suas inquietações e desafios.
Objetivo do curso
O curso tem por objetivo formar o profissional de perfil versátil, capaz de transitar entre os saberes artístico, pedagógico e científico. Forma artistas docentes que aliam o FAZER a um PENSAR a dança, que criam, produzem e ensinam a partir de uma visão crítica, aptos a conectar os conhecimentos, trabalhar com as diferenças e adaptar-se a complexidade do mundo contemporâneo. O curso quer desenvolver um senso de responsabilidade próprio e comunitário, ajudando e respeitando os outros na sua pluralidade e o meio onde vivem.
Infraestrutura

O curso conta com um amplo e variado espaço para a prática das aulas, sendo:
• Sala de dança com piso especial;
• Três salas de dança para estudos do movimento com opção de linóleo;
• Dois auditórios com palco;
• Auditórios com equipamento completo de audiovisual;
• Sala de psicomotricidade equipada;
• Laboratório de Anatomia Humana;
• Laboratório de Fisiologia Humana;
• Laboratório de Fisiologia do Exercício Físico – LAFIMED;
• Laboratório de Cineantropometria/Medidas e Avaliação;
• Laboratório de Informática da ULBRA - LABIN.

Plano de estudos

Disciplinas

Atividades complementares
Tecnica de danca I
Improvisacao e expressao corporal
Historia da danca e das artes auxiliares I
Comunicacao e expressao
Estudos do movimento humano I
Tecnica de danca II
Historia da danca e das artes auxiliares II
Cultura religiosa
Fundamentos da acao pedagogica I
Fundamentos musicais na danca
Analise do movimento corporal
Fundamentos da acao pedagogica II
Sociedade e contemporaneidade
Estudos do movimento humano II
Tecnica de danca III
Composicao coreografica
Estagio em danca I
Desenvolvimento e aprendizagem motora
Curriculo e gestao em ambientes educativos
Tecnica de danca IV
Producao de espetaculo
Estagio em danca II
Organizacao do trabalho pedagogico
Fisiologia do exercicio I
Tecnica de danca V
Organizacao, diretrizes, legislacao e projetos culturais em danca
Estagio em danca III
Corporeidade e cultura
Instrumentalizacao cientifica
Optativa I
Atelie coreografico
Libras
Estagio em danca IV

Oferta Educativa semelhante