Graduação em Direito (Bacharelado) (Nova Lima, Minas Gerais)

Faculdades Milton Campos

Localização:Nova Lima - Minas Gerais

Duração:5 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

O Prof. Sílvio De Marco, em conversa com o ex-Ministro Abgard Renault, manifestou o desejo de fundar uma nova faculdade de direito em Belo Horizonte. O então Ministro Abgard Renault, que era também membro influente do Conselho Federal de Educação, concordou com a idéia e, pretendendo homenagear seu amigo Milton Soares Campos, ex-professor de direito, político, ex-Governador do Estado de Minas Gerais e ex-Ministro da Justiça, sugeriu o nome da futura faculdade como "Faculdade de Direito Prof. Milton Campos". Porém, o Dr. Milton Soares Campos não tinha tradição como professor e sim como político. O nome da futura instituição foi aceito, mas recomendado como "Faculdade de Direito Milton Campos".

A Faculdade de Direito Milton Campos não nasceu da idéia de se criar mais uma faculdade de direito, mas a de se criar "uma faculdade de direito", o que é diferente.

Pouco após sua fundação, a Secretaria da Faculdade começou a funcionar no prédio do Colégio Arnaldo em Belo Horizonte, com o qual foi celebrado contrato de locação de todo o prédio daquela tradicional instituição de ensino, para utilização noturna e por dez anos.

Autorizada a funcionar no primeiro semestre de 1975, por decisão do extinto Conselho Federal de Educação, a Faculdade iniciou suas atividades no segundo semestre do mesmo ano, nas instalações do Colégio Arnaldo. O curso de Direito tinha, então duração de quatro anos e a primeira turma colou grau em 04 de julho de 1979. A Portaria MEC 203, de 10 de março de 1980, reconheceu o curso de graduação, o qual, mais tarde, teve sua duração alterada para cinco anos. Em junho de 2002 o curso foi recredenciado pelo MEC, por cinco anos.

Antes de completar dez anos de fundação, iniciou a construção de sua sede própria, no bairro Vila da Serra, em Nova Lima, cidade pertencente à Grande Belo Horizonte, cujo local fornece uma vista maravilhosa da cidade de Belo Horizonte.

Seu prédio é de uma funcionalidade total, tendo uma Biblioteca com mais de 50 mil volumes, três anfiteatros e demais instalações próprias para um bom funcionamento, em local sem qualquer poluição sonora ou de outra espécie. Tudo isso favorece o ambiente hoje existente, permitindo melhor aproveitamento para seus professores e seus quase 1.950 alunos. Atualmente, suas vagas para ingresso correspondem a 187, sendo 100 para o curso noturno e 87 para o diurno.

Oferta Educativa semelhante