Graduação em Direito (Brasília, Distrito Federal)

Faculdade Projeção

Localização:Brasília - Distrito Federal

Duração:4190 Horas

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Missão do Curso VESTIBULAR INSCRIÇÃO ONLINE
O curso de Direito da Faculdade Projeção objetiva a construção de conhecimento sólido, calcado numa formação teórica muito consistente, com foco no estudo dos princípios que orientam o pensamento jurídico, mas igualmente objetiva potencializar a sensibilidade para entender os fatos sociais, a perícia para saber interpretar, e enfim a habilidade e competência para saber encaminhar e propor, com a melhor técnica, as soluções mais efetivas.

Esse norte que orienta o curso de Direito da Faculdade Projeção garante uma sólida formação prática, técnico-jurídica e sócio-política dentro de uma visão mais crítica do direito, buscando adaptar o Projeto Pedagógico do Curso ao processo de desenvolvimento econômico e social e à compreensão adequada da conjuntura nacional e internacional facilitando, assim, a inserção do bacharel no mercado de trabalho.

Núcleo de Atualização Multidisciplinar e Inserção Profissional - NAMIP
O mercado de trabalho exige profissionais qualificados e atualizados e o Direito está em constante evolução. As regras jurídicas são diuturnamente modificadas, tornando missão relevante e imperativa a permanente atualização dos conteúdos multidisciplinares, para que se permita conhecer as mudanças legislativas e as novas tendências da jurisprudência.
O Núcleo de Atualização Multidisciplinar e Inserção Profissional tem como missão estimular e garantir aos formandos e egressos do curso de Direito o acesso às novidades e a revisitação de conteúdos relevantes.
O bacharel em Direito para exercer a profissão da Advocacia e viabilizar condições de experiência profissional exigida em alguns cargos públicos necessita ser aprovado no Exame de Ordem realizado regularmente pela Ordem dos Advogados do Brasil. Assim, para maximizar as chances de sucesso do formando e egresso da Faculdade Projeção, o Núcleo de Atualização Multidisciplinar e Inserção Profissional promove periodicamente cursos de atualização e oficinas práticas.

Núcleo de Prática Jurídica - NPJ
O Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Projeção confortavelmente instalado em 2,3 mil metros quadrados, em prédio próprio da Instituição, localizado a 150 metros do Fórum de Taguatinga, com toda a estrutura de um grande escritório, apto a atender milhares de pessoas por ano.

O Núcleo oferece à população carente da região atendimento jurídico integral e gratuito, dando oportunidade aos mais necessitados de ter acesso ao Judiciário, e assim proporciona serviço social e jurídico de alta relevância, contribuindo vivamente para o acesso e realização da Justiça, e igualmente, garantindo aos estudantes de Direito da Faculdade Projeção a rica oportunidade de experiências práticas significativas para a formação jurídica de alto nível.

O NPJ promove ainda diversas atividades simuladas em dependências próprias ou em parceria com o Poder Judiciário, como audiências, Júris, arbitragem, mediação e Torneio de Sustentação Oral realizado em Tribunais reais.


Van – DIREITO CIDADÃO – Unidade Móvel do NPJ

O NPJ conta ainda com uma Unidade Móvel de Atendimento, a Van DIREITO CIDADÃO, que visita as comunidades carentes de todo o Distrito Federal levando cidadania, informação, conhecimento, orientação e assistência jurídica gratuita às parcelas mais necessitadas, que muitas vezes nem teriam recursos para vir à sede do NPJ e mais uma vez garantindo aos alunos da Faculdade Projeção oportunidade singular de envolvimento em atividades sociais de grande importância e prática jurídica de destacada relevância para a formação do bacharel em Direito.

A Faculdade Projeção mantém parceria com a TV BAND no programa DIREITO CIDADÃO, que vai ao ar no canal 4, às terças, quartas e quintas feiras, a partir de 13:30h, e transmite AO VIVO, às quintas esse atendimento itinerante da Van DIREITO CIDADÃO.

Os horários de atendimento do NPJ da FAPRO é de segundas às sextas-feiras, das 8h às 12h da manhã e das 14h às 18h da tarde.

Núcleo de Produção Científica - NPC
O NPC é responsável por estimular a produção científica, na organização das disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso, da realização de Práticas Investigativas e na coordenação de linhas de pesquisa.

O NPC oferece duas opções de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, à livre escolha dos alunos:

1. Monografia, o tradicional TCC produzido segundo a normalização técnica especifica, e levado à defesa de Banca Examinadora;
2. Anteprojeto de Lei – oportunidade inovadora do aluno contribuir com o conhecimento construído ao longo do curso de formação e ante suas reflexões sobre algum problema que aflige a sociedade, ofertando estudo elaborado sobre a proposição de lei ou de alteração de lei ou norma jurídica para a resolução desse problema, propondo inclusive como deveria ser o texto da lei. Os melhores trabalhos são encaminhados para integrantes das Casas Legislativas para análise de viabilidade de transformação das idéias propostas pelos alunos em Projetos de Lei, com o reconhecimento expresso da iniciativa do aluno, pelo parlamentar que encampar a proposta.

Núcleo de Atividades Complementares - NAC
A obrigatoriedade de cumprimento de uma quantidade de carga horária para corresponder às Atividades Complementares previstas no currículo do Curso deixa de ser uma mera obrigação acadêmica, para se transformar numa oportunidade valiosa de aperfeiçoamento da formação científica, humanística e jurídica do aluno da Escola de Ciências Jurídicas.

O NAC tem a importante missão de criar ricas, múltiplas e diversificadas oportunidades de complementação da formação com atividades acadêmicas, culturais, sociais, lúdicas e por competições acadêmicas diversas, que formam um ambiente salutar de estudo, crescimento, engajamento, solidariedade, competitividade e empreendedorismo.

Prova Institucional
A qualidade da formação não pode ser conhecida somente ao final, quando os egressos vão prestar o Exame de Ordem ou quando os estudantes participam de exames realizados pelos órgãos superiores da Educação. A qualidade deve ser medida permanentemente, para viabilizar a adoção imediata das providências necessárias para garantir a manutenção do alto nível de formação dos nossos acadêmicos.

Para colaborar nesse controle de qualidade foi criada a PROVA INSTITUCIONAL aplicada em diferentes disciplinas do curso de Direito, aferindo a performance dos alunos sobre os conteúdos propostos e estudados ao longo do semestre, e verificando assim a qualidade do aprendizado dos alunos, de modo a engajar os professores com o compromisso de que seus alunos obtenham os melhores resultados e assim garantam consistência na construção do conhecimento.

Plano de estudos

1º Período
D - 101 Antropologia Jurídica 40 h
D - 102 Ciência Política e Teoria Geral do Estado 80 h
D - 103 Introdução ao Direito 80 h
D - 104 Língua e Comunicação 80 h
D - 105 Psicologia Jurídica 40 h
D - 106 Sociologia 80 h
400 h
2º Período
D - 201 Direito Civil I - Parte Geral 80 h
D - 202 Direito Penal I 80 h
D - 203 Economia 40 h
D - 204 Filosofia Jurídica 80 h
D - 205 História do Direito 40 h
D - 206 Direito Constitucional I 80 h
400 h
3º Período
D - 301 Direito Civil II - Obrigações 80 h
D - 302 Direito Constitucional II 80 h
D - 303 Direito Penal II 80 h
D - 304 Direito Empresarial I 80 h
D - 305 Teoria Geral do Processo 80 h
400 h
4º Período
D - 401 Direito Civil III - Contratos 80 h
D - 402 Direito Constitucional III 80 h
D - 403 Direito Penal III 80 h
D - 404 Direito Empresarial II 80 h
D - 405 Direito Processual Civil I 80 h
400 h
5º Período
D - 501 Direito Civil IV - Coisas 80 h
D - 502 Direito Penal IV 80 h
D - 503 Direito Processual Civil II 80 h
D - 504 Direito do Trabalho I 80 h
D - 505 Direito Empresarial III 40 h
D - 506 Ética Geral e Profissional 40 h
400 h
6º Período
D - 601 Direito Civil V - Família 80 h
D - 602 Direito Administrativo I 80 h
D - 603 Direito do Trabalho II 80 h
D - 604 Direito Processual Penal I 80 h
D - 605 Direito Processual Civil III 80 h
400 h
7º Período
D - 701 Direito Civil VI - Sucessões 80 h
D - 702 Direito Processual Penal II 80 h
D - 703 Direito Processual Civil IV 80 h
D - 704 Direito Administrativo II 80 h
D - 705 Estágio Supervisionado I 80 h
400 h
8º Período
D - 801 Direito Civil VII - Responsabilidade Civil 80 h
D - 802 Direito Tributário I 80 h
D - 803 Direito Processual Penal III 40 h
D - 804 Direito Processual Civil V 80 h
D - 805 Fundamentos da Integração do Direito Privado 40 h
D - 806 Estágio Supervisionado II 80 h
400 h
9º Período
D - 901 Direito Tributário II 80 h
D - 902 Direito Internacional 80 h
D - 903 Direito do Consumidor 40 h
D - 904 Direito Processual do Trabalho 40 h
D - 905 Fundamentos da Integração do Direito Público 40 h
D - 906 Trabalho de Conclusão de Curso I e Metodologia da Pesquisa 40 h
D - 907 Estágio Supervisionado III 80 h
400 h
10º Período
D - 1001 Direito Previdenciário e Social 80 h
D - 1002 Direito Ambiental 40 h
D - 1003 Direitos Humanos 40 h
D - 1004 Fundamentos da Integração do Direito do Estado 40 h
FACULDADE PROJEÇÃO EMISSÃO: NOV/2010
Nome Campus Taguatinga
Curso Direito
Matriz Curricular Direito - 2009/1
Sigla Disciplina Carga H.
D - 1005 Trabalho de Conclusão de Curso II 80 h
D - 1006 Seminários Especiais 40 h
D - 1007 Estágio Supervisionado IV 80 h
400 h
Disciplinas do Quadro Curricular
AC Atividades Complementares 200 h
200 h

Oferta Educativa semelhante