Graduação em Direito (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)

UNISUAM - Rio de Janeiro

Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Duração:5 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Os profissionais de Direito possuem um amplo campo de trabalho, podem optar pela empresa privada ou pública. É uma das carreiras em que há mais opções de vagas em concursos públicos. O curso de Direito da UNISUAM proporciona a você uma formação sólida e humanística visando à ética cidadã, indispensável ao futuro advogado. Para exercer a Advocacia o Bacharel em Direito deve prestar o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Objetivos Gerais
*Proporcionar ao discente formação geral, humanística e axiológica, com capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica;
* Desenvolver no discente capacidade de argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica.
Objetivos Específicos

Formar operadores do Direito com condições para:

* Compreender os fenômenos jurídicos e sociais;
* Elaborar documentos jurídicos, normativos e afins;
* Entender os avanços dos novos direitos, seja na Legislação, seja na Jurisprudência, ou Doutrina;
* Consolidar a perspectiva da construção permanente de novos direitos;
* Despertar para a atuação sob o prisma de prevenção e conciliação dos conflitos;
* Desenvolver técnicas argumentativas e persuasivas na produção do discurso jurídico, com o emprego de tecnologias que facilitem a operacionalização do Direito;
* Aplicar o conhecimento historicamente produzido pelo Direito, mantendo a consciência da necessidade de garantir os direitos conquistados no processo civilizatório.
Na UNISUAM o aluno de Direito possui à disposição o Núcleo de Prática Jurídica, material de pesquisa e professores altamente qualificados que somam forças para o uso com excelência da infraestrutura para oferecer a você uma formação de qualidade.
Projeto Pedagógico
O presente Projeto Pedagógico é produto da reflexão e do trabalho realizado pelos docentes do curso, especialmente os integrantes do Núcleo Docente Estruturante, em conjunto com todos os profissionais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, com o objetivo de atender às Diretrizes Curriculares Nacionais, às necessidades locais previstas no Projeto de Desenvolvimento Institucional, no Projeto Pedagógico Institucional e pelas exigências específicas do curso.

Perfil Esperado do Futuro Profissional – Competências e Habilidades

As mudanças impostas à sociedade por conta da globalização, especialmente no mercado de trabalho, impõem novas ferramentas à ordem jurídica e aos operadores jurídicos, exigindo profissionais adaptáveis a situações novas, fato determinante para que no presente projeto se proponha formar um profissional mais humano e ético, o que além de lhe permitir desenvolver competências e habilidades para atuar nesse cenário variável sem perder sua identidade, lhe assegura, a um só tempo, conhecimentos e técnicas profissionais capazes de satisfazer não só aos seus anseios pessoais, mas também cumprir uma função social.

Com esta concepção, o projeto de curso assume o compromisso de propiciar uma formação que, no seu conjunto, de forma continuada e dinâmica, seja germinadouro de um Bacharel em Direito com sólida cultura geral, humanística e axiológica, detentor de índole investigativa para a produção e apreensão dos saberes relativos à sua atuação profissional, existencial, afetiva e política. A formação que aqui se esboça, como acima se mencionou, busca proporcionar a realização de um profissional com sensibilidade humanística e ética criativa frente às necessidades da atuação jurídica e social. Na experiência formadora, há necessidade do discente aprender a assumir o processo formador como postura de vida, associando e articulando os saberes e experiências com o fazer competente e atuante.

Os ideais aqui assumidos contemplam a formação de um profissional autônomo e dinâmico, com capacidade analítica, reflexiva e crítica, detentor do domínio dos conceitos, terminologias do saber jurídico, bem como de expressão argumentativa e interpretativa.

Para alcançar esse perfil, o novo currículo procura proporcionar maior embasamento nos conteúdos de formação humanística e de conhecimentos jurídicos que privilegiam a reflexão sobre a atualidade e sobre as questões sociais, especialmente da região em que a Instituição está inserida, sem abandonar a cultura jurídica tradicional, fonte de inspiração e de conhecimento atemporais, ao inserir em sua estrutura curricular, além dos conteúdos dos eixos de formação fundamental e profissional, estabelecidas na Resolução nº 9, CNE/CES 2004, outras disciplinas tais como: Hermenêutica do Direito; Raciocínio Lógico; Cidadania; Mediação, Conciliação e Arbitragem; Direito e Globalização; Direitos Humanos; Direito Previdenciário e Direito Ambiental.

Ao final do curso, o graduando em Direito deverá possuir o seguinte perfil profissional:

* Formação geral, humanística e axiológica, com capacidade para analisar e dominar a terminologia jurídica, possuir raciocínio lógico, coerência de pensamento e expressão, e, sobretudo, poder de argumentação;
* Capacidade de redigir corretamente documentos jurídicos, saber interpretar o sentido do que lê e manter leituras substanciais;
* Saber se expressar corretamente, argumentar com lógica, possuir coragem para falar e ter o que falar, articulando os conhecimentos sobre os fenômenos sociais e jurídicos, determinados pelas múltiplas transformações do conjunto da vida econômica, política e social;
* Ter visão crítica e ser capaz de enfrentar situações complexas que exijam sua habilidade como conciliador, permanecendo aberto, de forma autônoma, a novas aprendizagens;
* Percepção dos problemas da cidade, seu desenvolvimento e perspectivas de evolução, considerando aspectos físicos, populacionais e atividade econômica.

Aliado ao perfil acima, o curso de Direito deve propiciar ao seu aluno uma formação profissional que revele as seguintes habilidades e competências:

* Competências e habilidades relacionadas com a questão da linguagem (leitura, compreensão, redação, correta utilização terminológica etc.);
* Competências e habilidades vinculadas, de forma ampla, às questões da hermenêutica e da metodologia jurídica (interpretação e aplicação, utilização do raciocínio lógico e da reflexão crítica, adequada utilização do direito e suas fontes, domínio de tecnologias e métodos etc.);
* Competências e habilidades voltadas à questão específica da Pesquisa (pesquisa e utilização das diversas fontes do Direito);
* Competências e habilidades relacionadas, de forma mais imediata, ao agir profissional (adequada atuação técnico-jurídica, capacidade de julgar, de tomar decisões e de mediar conflitos etc.).

Campos de Atuação

Ao concluir o curso, o Bacharel em Direito, deverá possuir uma formação, que lhe permita atuar em qualquer ramo profissional, que requeira o domínio das competências e habilidades enumeradas acima, podendo, conforme o caso, buscar na própria Instituição complementação de seus estudos, através da realização de Cursos Sequenciais, especialização em algumas áreas e até mesmo um Mestrado Profissional em Desenvolvimento Local.

Concluído o curso, o egresso deverá possuir as habilidades e competências que lhe permitam atuar como advogado da esfera pública ou privada, ser magistrado, promotor, defensor, procurador, delegado, consultor, mediador, conciliador, árbitro, assessor, enfim, exercer cargos públicos que demandem conhecimentos ou exijam formação jurídica.

Atitude Profissional

A Instituição busca desenvolver uma atitude profissional voltada a alcançar realização pessoal e crescimento profissional, estabelecendo para tanto um ambiente de trabalho e de relações sociais saudáveis, pois ao concluir um curso com importante função social que, na maioria das áreas de atuação, lidará com o público e suas necessidades fundamentais, é essencial que o aluno amplie seu entendimento do ser humano e de suas necessidades, melhorando a percepção da linguagem não-verbal das pessoas, desenvolvendo a capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal, ou seja, sua inteligência social. A atitude profissional relacionada com inteligência social será desenvolvida através da observação e valorização de aspectos importantes no comportamento do profissional, e em habilidades como: comunicação interpessoal; relações humanas; trabalho em equipe; liderança; motivação; empatia, entre outras.

Neste contexto, a atitude profissional torna-se essencial sob três aspectos principais. Em primeiro lugar, precisa relacionar-se de maneira adequada com seus clientes, como forma de manter um bom relacionamento com estes, e também ampliar as possibilidades de seu marketing jurídico.

Em segundo lugar, manter um relacionamento adequado com integrantes da instituição judiciária, como juízes, promotores, superiores, colegas de profissão e pessoal administrativo, visando facilitar de maneira relevante o desenvolvimento de seu trabalho.

Finalmente, manter bom relacionamento profissional com a parte contrária, ou seja, ser profissional e ético, apesar dos interesses diversos.

Pesquisa e Extensão

A prática da Pesquisa é um importante ingrediente do processo educacional, apresentando-se como uma atividade indissociável do Ensino e da Extensão. Sua utilidade projeta-se para docentes e discentes, para a comunidade local e para a sociedade em geral, tendo a Instituição entendido a sua importância e passado a estimular a sua realização no âmbito do curso, com o pagamento de remuneração correspondente e aplicação de seus resultados à Extensão, objetivando orientar o desenvolvimento institucional para o enfrentamento das questões sociais e formação do academicismo crítico.

No Curso de Direito a Pesquisa visa, acima de tudo, à produção do conhecimento científico socialmente necessário ao desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica e à formação de alunos imbuídos de valores éticos que, com competência técnica, possam atuar no seu contexto social e adquiram aptidão para continuar seus estudos em programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

A Instituição compreende a importância de que a formação de seus alunos não se paute numa visão reducionista do mercado e que o projeto pedagógico do curso não deve acomodar-se a interesses políticos ou econômicos imediatos. Acreditando que o mercado é antes de tudo, o campo social de troca e de produção material da existência, a Instituição estabeleceu algumas estratégias para aprimoramento do ensino ofertado, através do estímulo à Pesquisa e a Extensão, criando condições básicas para a atuação autônoma e criativa de seus discentes, seja para educação continuada, seja na participação do corpo discente e docente nos esforços para o crescimento científico-tecnológico do país.

Em resumo, a política de Pesquisa e Iniciação Científica da Instituição está baseada, por um lado, na busca da consolidação de uma instituição de ensino superior socialmente referenciada e reconhecida no cenário local, nacional e internacional, e, por outro, no estímulo das áreas ou grupos de reconhecida qualificação no meio acadêmico, que promovam a constante integração entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão.

A Extensão, por sua vez, é uma importante ferramenta de formação profissional, pois possibilita ao discente vivenciar a realidade social e os fenômenos jurídicos dela decorrentes, através da prestação de serviços comunitários, especialmente a assistência jurídica popular, e participação direta ou indireta de cursos da curta duração, oficinas e palestras, que contribuem para o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias ao exercício profissional.

Sua ênfase é o desenvolvimento de programas e projetos que buscam contribuir para a formação de um profissional comprometido com as questões socio-política-econômicas do país. Dentro desta visão, a Extensão tem se fortalecido como prática acadêmica e campo para o exercício da cidadania, no qual os conhecimentos produzidos na interface universidade/comunidade possibilitam aos alunos vivenciarem práticas voltadas para as necessidades da comunidade, colaborando para o processo de ensino-aprendizagem, e de transformação social, tornando-se, desta forma, indispensável à formação do aluno e à atualização do professor.

As práticas de Extensão não são apenas assistenciais, pois objetivam colaborar para o desenvolvimento social da comunidade, através de ações e projetos de impacto social, em que seus beneficiários tenham seus direitos fundamentais satisfeitos e oportunidade de melhoria na qualidade de vida, colaborando para que se percebam enquanto cidadãos.

A Extensão da Instituição, nela se inserindo os projetos, programas e ações do curso, se encontra estruturada dentro do estabelecido no Plano Nacional de Extensão Universitária, oferecendo atividades que possibilitam o aprofundamento teórico e a prática da formação acadêmica, caracterizando-se como um processo educativo, cultural e científico, que interliga o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável. Articula-se com o Ensino através de prestação de serviços comunitários, palestras que objetivam o aprofundamento teórico (com o reforço de conteúdos importantes à formação profissional), ou que favoreçam a inclusão do aluno no ensino de nível superior, por meio dos cursos de nivelamento. Contribui também servindo como campo de prática profissional, além de colaborar acentuadamente, no processo de formação da consciência cidadã, gerando agentes comprometidos com a transformação social.

Com esta visão, a Extensão do curso insere-se no compromisso da Instituição com a formação profissional e na valorização do conhecimento, acreditando-se que o avanço da ciência e tecnologia passa pelos laboratórios, pelas salas de aula e pelos campos de prática profissional e cidadã.

Estágio Supervisionado e Núcleo de Prática Jurídica

Os conteúdos teóricos são essenciais para a formação do Bacharel em Direito, mas o ensino prático assume relevante papel para sedimentar o aprendizado teórico, pois concorre para incorporação de informações indispensáveis ao desenvolvimento das habilidades e competências “necessárias à atuação profissional”, na medida em que proporciona ao discente a vivência com o direito dentro da realidade social, mesmo para aqueles que não pretendam direta ou indiretamente exercer atividade relacionada com a advocacia ou outra ligada à área jurídica.

O Estágio Supervisionado constitui-se no estágio obrigatório, que deve contar com a orientação, acompanhamento e supervisão de professores da Instituição, os quais receberão remuneração por esta atividade pedagógica, devendo ser desenvolvido com observância das normas constantes na Resolução nº 09 CNE/CES e das normas editadas pela Ordem dos Advogados do Brasil. Será desenvolvido no Núcleo de Prática Jurídica, oportunidade em que o discente será obrigado a redigir peças processuais com base em casos reais – decorrentes de atendimentos ao público carente da região - e simulados – decorrentes de situações hipotéticas. Para os casos de atendimentos ao público, os serviços serão prestados e desenvolvidos de forma multidisciplinar nos espaços do próprio Núcleo de Prática Jurídica, pois envolvem estagiários do curso de Serviço Social, proporcionando atendimento mais abrangente e com melhor formação humanista.

Infraestrutura
• Biblioteca informatizada com acervo constituído de livros, periódicos, bases de dados, DVDs, etc
• Núcleo de Prática Jurídica - NPJ
• Centro Cultural UNISUAM - CCULT
• Laboratórios de Informática
• Auditórios

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