Graduação em Economia (Bacharelado) (Petrópolis, Rio de Janeiro)

Universidade Católica de Petrópolis

Localização:Petrópolis - Rio de Janeiro

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Histórico do Curso:
A criação do Curso de Ciências Econômicas da UCP veio atender a uma crescente demanda por economistas competentes, atualizados, dotados de base científico-cultural sólida e acompanhados de uma visão humanística e preparados para identificar o meio em que vão atuar e nele interferir com eficiência e responsabilidade.

O Curso de Ciências Econômicas da UCP, desde sua criação em 1968, vem cumprindo as determinações legais e, em fevereiro de 2007, implantou a sua sexta grade curricular, observando as novas diretrizes curriculares nacionais, aprovadas pelo MEC e amplamente discutidas no XXI CONGRESSO DA ANGE – Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Economia –, realizado na UCP em outubro de 2006.

De acordo com as Diretrizes Curriculares instituídas pela Resolução nº 7, de 29 de março de 2006, nas quais se baseia o Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Econômicas, são observadas as seguintes exigências:

- comprometimento com o estudo da realidade brasileira, sem prejuízo de uma sólida formação teórica, histórica e instrumental;

- pluralismo metodológico, em consonância com o caráter plural das Ciências Econômicas, formadas por correntes de pensamento e por paradigmas diversos;

- ênfase nas inter-relações dos fenômenos econômicos com o todo social em que se inserem;

- ênfase na formação de atitudes e de senso ético para o exercício profissional e para a responsabilidade social, indispensáveis ao bom exercício futuro da profissão.

O atual curso de Ciências Econômicas também está em conformidade com os fins da UCP, expressos nos artigos 3º e 4º e nos seus incisos do Estatuto da Instituição:

“Art. 3º. A Universidade, em conformidade com a doutrina católica, respeitada a liberdade de consciência, tem por finalidade a formação integral do homem [...]”.

“Art. 4º. Para atingir sua finalidade, a Universidade Católica de Petrópolis promoverá pesquisas e cursos de graduação, pós-graduação, seqüenciais, extensão, especialização, aperfeiçoamento e treinamento profissional, presenciais ou não, na forma da Lei.”

Desta forma, o currículo do Curso de Ciências Econômicas da UCP atende a todos os aspectos institucionais pertinentes e aos aspectos legais, contemplando, ainda, os objetivos da Universidade, definidos no Projeto de Desenvolvimento Institucional: ensino, pesquisa, extensão, gestão e relacionamento com a sociedade.



A Profissão:
A Economia é uma Ciência Social a serviço da compreensão da esfera econômica das atividades humanas e da construção de um mundo melhor. Para alcançar esse e outros objetivos, como os de promover o desenvolvimento socioeconômico e a melhora na distribuição de renda, o Curso de Ciências Econômicas da UCP forma um profissional competente, atualizado, dotado de base científico-cultural sólida, acompanhado de uma visão humanística e preparado para identificar o meio em que vai atuar e nele interferir com eficiência e responsabilidade.



Mercado de Trabalho:
Campos de atuação: Tendo em vista a formação generalista do economista, o mercado oferece oportunidades tanto no setor público quanto no privado. De um modo geral, o economista que atua no setor público lida com as questões macroeconômicas (inflação, déficit público, orçamento público etc.), enquanto o que atua no setor privado lida com as questões microeconômicas (custos de produção, formação de preços, operações financeiras etc.). Alguns exemplos do mercado de trabalho dos economistas: diversos ministérios, secretarias, empresas estatais, empresas nacionais e multinacionais, pesquisa, consultoria, universidades, bancos etc.

Perfil do Egresso:
O egresso do Curso de Ciência Econômicas da UCP apresenta um perfil adequado aos recentes requisitos de padrão analítico e de competência crítica impostos pelas rápidas transformações da economia e da sociedade contemporâneas, estando capacitado a atender às crescentes exigências do atual mercado de trabalho. Assim sendo, o ensino do Curso de Ciências Econômicas da UCP tem a preocupação central de incorporar, tanto no plano do conhecimento da realidade quanto no da ação sobre essa realidade, as profundas transformações vividas nas últimas décadas.

Dentre os atributos do profissional egresso do Curso de Economia da UCP, podem ser destacados os seguintes: (i) uma base cultural ampla, que lhe possibilite o entendimento das questões econômicas inseridas em seu contexto histórico-social; (ii) a capacidade de tomada de decisões e de resolução de problemas em uma realidade diversificada e em constante transformação; (iii) capacidade analítica, visão crítica e competência para adquirir novos conhecimentos; e (iv) o domínio das habilidades relativas à efetiva comunicação, à expressão oral e à expressão escrita.

Plano de estudos

Introdução à economia I - Microeconomia
Introdução à filosofia
Introdução às ciências sociais
Metodologia do estudo e da pesquisa
Contabilidade social
Matemática I
Introdução à economia II - Macroeconomia
Contabilidade e análise de balanços
Instituições de direito
História econômica geral
Matemática II
Microeconomia I
Macroeconomia I
Formação econômica do Brasil
Teoria organizacional
Ciência política
Matemática III
Microeconomia II
Macroeconomia II
Economia regional e urbana
Economia política
Introdução à teologia I
Matemática IV
História do pensamento econômico
Matemática financeira
Introdução à estatística
Economia monetária
Introdução à teologia II
Técnicas de pesquisa em economia
Gestão financeira
Ética
Estatística econômica e introdução à econometria
Economia brasileira contemporânea I
Economia do setor público
Projeto de monografia em economia
Econometria
Economia brasileira contemporânea II
Análise de conjuntura
Economia industrial e tecnológica
Monografia em economia I
Política e planejamento econômico
Desenvolvimento sócio econômico
Economia internacional
Ética profissional em economia
Monografia em economia II

Oferta Educativa semelhante