Graduação em Economia (Bacharelado) (Pelotas, Rio Grande do Sul)

Universidade Católica de Pelotas

Diploma oferecido:Bacharel em Economia

Localização:Pelotas - Rio Grande do Sul

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

O curso de Economia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) tem 70 anos de tradição mas não deixa de estar ligado às tendências de mercado. A coordenação da graduação optou pela reformulação do projeto pedagógico, que coloca em destaque uma nova ênfase: finanças.

Mercado carente de profissionais qualificados na área, a região sul recebe agora estímulo para o desenvolvimento de atividades financeiras. Com intenção de formar empreendedores, donos do próprio negócio, é que a UCPel se dedica a este novo ângulo. A atualização leva em conta preceitos de modernidade e atualidade técnica nas áreas de pesquisa, ensino e extensão.

O aluno que ingressar no curso irá aprender sobre a parte financeira de empresas públicas e privadas, além de mercado de capitais – bolsa de valores. Este é um enfoque inédito na região.

A lacuna de profissionais de finanças na região abre espaço para que o acadêmico tenha grandes chances de sair da faculdade empregado. A oportunidade também chega através da possibilidade de o aluno graduado realizar prova para tornar-se agente autônomo de investimentos, que atua via corretora de valores cadastrada na Bovespa. O profissional formado pela UCPel poderá também prestar assessoria financeira em empresas ou também na prática convencional financeira de ajuda aos bancos do município.

O profissional Economista passa por um curso abrangente, que engloba as áreas econômica, administrativa, jurídica e contábil. Outra novidade é a incorporação da disciplina de estágio curricular à grade do curso, que proporciona o aprendizado prático dos estudantes. A iniciativa é uma forma de contato com as empresas, com interação de teoria e prática, que poderá até mesmo resultar em efetivação do aluno.

A tradicional monografia de final de curso deverá a partir de agora ser apresentada em formato de artigo. Isso facilita a publicação do trabalho em âmbito nacional e internacional, além de agregar pontuação ao currículo dos alunos.

O mercado também estreita laços com a universidade, já que há a proposta de que empresários participem de mesas redondas de forma a sugerir idéias sobre suas necessidades quando procuram o perfil do profissional de Economia.

O Curso de Economia iniciou suas atividades em 22 de fevereiro de 1937 e foi reconhecido pelo Decreto nº 24.730, publicado no Diário Oficial da União em 26 de abril de 1948.

O curso de Economia da UCPel preocupa-se em formar profissionais com:
- Operacionalização no Mercado de Capitais (Bolsa de Valores)
- Análise de viabilidade econômica e projetos financeiros
- Orientação, consultoria e assessoria financeira às empresas públicas e privadas
- Consultoria em investimentos no mercado financeiro
- Orientação ás empresas e, assuntos ligados à Comercio Exterior
- Elaboração de análise e orçamentos
- Análise da conjuntura econômica
- Consultoria em processos de fusão, aquisição e incorporação de empresas
- Recálculo de contratos
- Realização de perícias financeiras

- Que o Curso de Economia foi a célula mater da UCPel?
- Que pela sólida formação teórica e histórica o profissional da Economia fica habilitado ao entendimento e interpretação dos principais acontecimentos sociopolíticos mundiais?
- Que um aluno de Economia da UCPel, Maicon de Almeida Machado, sagrou-se Campeão da Gincana Estadual de Economia em 2006? Ele repetiu o feito do aluno Tiago Nunes, que venceu a disputa em 2005.


Oferta Educativa semelhante