Graduação em Educação Física Área de Aprofundamento em Escola (Licenciatura) (São José do Rio Preto, São Paulo)

Centro Universitário de Rio Preto

Localização:São José do Rio Preto - São Paulo

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

O Professor terá formação generalista e estará apto a atuar em todas as etapas da educação básica, no ensino público e privado, com as seguintes competências e habilidades:
executar trabalhos de formação técnico-científico que confiram qualidade de exercício profissional;desenvolver atividades educacionais e aplicar métodos de ensino em sua área de atuação;
atuar em equipes multidisciplinares destinadas a planejar, coordenar, supervisionar, implementar, executar e avaliar atividades na área da Educação, da Educação Física e da cultura corporal de movimento;
promover estilos de vida saudáveis, atuando como agente de transformação social;
planejar e implementar programas de educação e promoção à saúde, considerando as especificidades dos diferentes grupos sociais e dos distintos processos de vida, saúde e trabalho.

Objetivo:
Formar Professores para a Educação Básica, Licenciatura Plena em Educação Física com caráter, compromisso e competência para atuarem com Educação, promovendo uma formação permanente, aberta, crítico-reflexivo e criativa.
Formar professores com competência para atuar nas diferentes etapas da Educação Básica, conscientes de seu papel de sujeitos efetivos no processo de transformação social e educativa do país, tendo como princípio científico a construção e a reconstrução do conhecimento, num processo pedagógico comprometido com o trabalho coletivo, a interpretação e a intervenção na realidade concreta por meio de uma prática pedagógica reflexiva.
Possibilitar ao acadêmico uma visão crítico-reflexivo e criativa sobre o aluno da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, fundamentando-o nos princípios básicos do: aprender a aprender; vivenciar para aprender e aprender a viver numa sociedade plural e democrática.


Licenciatura na Área de Aprofundamento em Escola

A partir dos pressupostos apresentados, pode-se afirmar que o perfil do egresso deverá apresentar aspecto generalista, com perfil profissional abrangente. Com pressuposto na formação humanística, crítica e cidadã, apto a intervir sempre fundamentado no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética, apresentando competências nas áreas político-social, ético-moral e acadêmico-científico. Resultado da reflexão, da análise crítica e interpretativa do contexto social, diante da diversidade de ambientes. Condição indispensável para o completo e integral desempenho profissional.
Em síntese, o profissional formado no Curso, deverá reunir com competência:
o saber (conhecimentos e conteúdos da formação);
saber pensar (capacidade de refletir a respeito da própria prática em função da teoria);
osaber intervir (capacidade de saber fazer/melhorar/transformar a sua própria prática);
O perfil almejado do egresso, somente será alcançado a partir da seleção de docentes com aderência ao processo da formação e um efetivo e sistemático acompanhamento das suas ações, para que os exemplos de competência, compromisso e práticas pedagógicas inovadoras sejam o alicerce da ação educacional renovada, pautada nos mais valiosos princípios sócio-político e ético.

Histórico:
No Brasil, a partir da década de 1930, a Educação Física surgiu por meio do Manifesto dos Pioneiros, a Carta de Belo Horizonte (1984), manifestação da área de Educação Física e Esporte em resposta ao autoritarismo vigente, e ainda pela Carta Brasileira de Esporte Educacional (1989), que emitiu nortes para vincular o esporte comprometido com a Educação. Também é essencial destacar que, em 1999, atendendo ao momento de transição do século, a Educação Física, como área do conhecimento e também de atuação humana, passou a difundir suas reflexões (Carta Brasileira de Educação Física - CONFEF). Percebe-se que a Educação Física tem uma orientação embasada também nas instituições representativas da classe, Conselho Regional de Educação Física (CREF), Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), movimentos sociais e educacionais que visam promover uma educação efetiva para a saúde e ocupação saudável do tempo livre, de lazer para a conquista de um estilo de vida ativo dos seres humanos, em cumprimento ao Código de Ética e Guia da Prática de Educação Física.
O Curso de Educação Física da UNIRP possui atualmente um amplo Campo de Estágio instituído dentro do período de aula da matriz curricular, realizado por meio de parcerias com Clubes, Academias, ONGs e outras instituições da Cidade. Este proporciona ao seu corpo discente a oportunidade de vivenciar e ampliar seus conhecimentos, contribuindo com uma formação integral do aluno, colocando no mercado de trabalho profissionais altamente capacitados para o exercício da profissão.

Plano de estudos

1º Período
Anatomia Humana I
Atividades Rítmicas, Expressivas e Folclóricas I
Atletismo I
Bases Biológicas da Motricidade Humana
Crescimento e Desenvolvimento Motor I
Fundamentos Históricos e Sociológicos da Educação Física I
Ginástica Geral
Linguagem e Comunicação
Voleibol
Práticas Educativas I

2º Período
Anatomia Humana II
Atividades Rítmicas, Expressivas e Folclóricas II
Atletismo II
Crescimento e Desenvolvimento Motor II
Fundamentos Históricos e Sociológicos da Educação Física II
Futsal
Metodologia da Pesquisa Científica
Recreação, Jogos e Brincadeiras I
Práticas Educativas II

3º Período
Basquetebol
Bioquímica Básica
Educação em Saúde e Socorros de Urgência
Filosofia I
Fundamentos Filosóficos
Futebol
Ginástica Rítmica
Lutas
Recreação, Jogos e Brincadeiras II
Práticas Educativas III

4º Período
Atividades Aquáticas
Cineantropometria
Cinesiologia
Educação Física Infantil
Educação Física no Ensino Fundamental I
Fisiologia II
Handebol
Modalidades Alternativas
Psicologia do Desenvolvimento
Práticas Educativas IV
Estágio Supervisionado I

5º Período
Didática da Educação Física I
Educação Física no Ensino Fundamental
Estrutura e Funcionamento do Ensino Básico I
Fundamentos Pedagógicos da Educação Física I Laboratório Pedagógico
Pedagogia do Esporte e do Jogo I
Planejamento e Organização de Eventos em Recreação e Lazer
Psicologia da Educação
Práticas Educativas V
Estágio Supervisionado II

6º Período
Didática da Educação Física II
Educação Física Adaptada
Educação Física no Ensino Médio
Estrutura e Funcionamento do Ensino Básico II
Fundamentos Pedagógicos da Educação Física II
Língua Brasileira de Sinais
Pedagogia do Esporte e do Jogo II
Políticas Públicas da Educação
Práticas Educativas
Estágio Supervisionado III

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