Graduação em Educação Física (Bacharelado) (Bebedouro, São Paulo)

Faculdades Integradas Fafibe

Localização:Bebedouro - São Paulo

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Concepção / Objetivo O curso de Educação Física – Bacharelado das Faculdades Integradas Fafibe considera as peculiaridades locais e regionais e as necessidades de expansão da profissão de Educação Física, enquanto componente da área da saúde e qualidade de vida. O curso objetiva uma formação generalista e humanista, tendo como eixo norteador a saúde e a qualidade de vida e, também, tem seu foco no lazer, esporte, atividade física e no conhecimento do homem historicamente constituído, que vive em sociedade. Na matriz curricular, o desenvolvimento da formação desenvolve-se por eixos de conhecimentos de formação específica e de formação ampliada, bem como núcleo temático de aprofundamento em Esporte e/ou Lazer. Na formação específica, os conteúdos abrangem conhecimentos da cultura corporal, vista ou entendida como toda manifestação local, regional, nacional e mundial, com as quais se possa atuar com a Educação Física, no tocante aos jogos, danças, lutas, ginásticas e esportes, que apresentem legitimidade nos contextos aos quais se inserem. Além destes, aborda os conhecimentos técnico-instrumentais e didático-pedagógicos, com o intuito da capacitação tanto para diagnósticos como para a implementação de propostas de projetos e programas de intervenção. Focaliza na formação "ampliada" os conhecimentos sobre os vários aspectos que compõem o ser humano e a sociedade, inclusive aqueles que propiciem entendimento sobre questões pertinentes, desde as filosóficas, como corpo/corporeidade, até psicológicas e "motoras", de forma indissociada, uma vez que o curso se sustenta numa visão integral de homem, que se movimenta intencionalmente, na busca de sua superação. Tem, também, enfoque na produção do conhecimento científico enquanto meio de "desnudamento" da realidade da profissão de Educação Física e dos vários aspectos a ela inerentes. Ainda na formação "ampliada" são abrangidos conhecimentos biológicos significativos ao preparo profissional. Também, o Projeto Pedagógico prevê os estágios curriculares, propiciando as interações teórico-práticas e as vivências com o campo de atuação profissional; trabalho de conclusão de curso, inserindo a visão da pesquisa e da formação continuada; e atividades complementares, propiciando a diversificação da formação e a autonomia do discente. Também, por sua própria natureza e perfil o curso contempla uma visão voltada às políticas públicas e ao favorecimento da integração ensino, práticas de investigação e extensão. Por que na Fafibe é diferente? Na Fafibe os estudantes do curso contam com laboratórios específicos em que se destacam os de fisiologia do esforço, avaliação física, cinesiologia, biologia e anatomia, além do Centro Esportivo e de Convivência, que abriga campo de futebol, piscina, pista de atletismo, sala de desenvolvimento de atividades rítmicas, folclóricas, de dança e ginásticas, que possibilitam uma sólida formação profissional. Projetos multidisciplinares, aprofundamento de estudos em Esporte e Lazer complementam o currículo. Onde Trabalhar? Campo de atuação muito amplo em total ascensão. * Coordenador, diretor e técnico de esportes * Professor/orientador em clubes, academias, hotéis, spas, etc. * Programas de atividades físicas e de lazer, ginástica laboral, reabilitação e estética * Personal Trainer * Consultoria e prestação de serviços em órgãos e empreendimentos Perfil do Egresso Em consonância com o desenvolvimento do Projeto Pedagógico, o egresso bacharel de Educação Física terá, de acordo com as competências e habilidades, o seguinte perfil: * capacidade para a realização de diagnósticos referentes às intervenções na área da saúde, lazer e esporte para a qualidade de vida; * capacidade para atuação com o planejamento e gestão de atividades que envolvam a Educação Física e a cultura corporal, assumindo a perspectiva da qualidade de vida e do desenvolvimento humano e social; * a aquisição da busca pela formação continuada; * a possibilidade de atendimento de todos os grupos sociais, independentemente da condição socioeconômica e cultural dos grupos; * qualificação para atendimento das pessoas portadoras de necessidades especiais; * saberes necessários para realização de processos inclusivos; * a valorização da profissão junto à área da saúde e educação informal; * conhecimentos para atuação com crianças, jovens, adolescentes, adultos e pessoas da terceira idade de ambos os gêneros, respeitando as peculiaridades biológicas, socioculturais, afetivas, econômicas e políticas, buscando a autonomia junto ao lazer e do esporte, em prol da saúde e qualidade de vida, ao longo de suas trajetórias de vida de forma independente. * o domínio crítico sobre o uso das tecnologias na área da Educação Física, não descaracterizando seu instrumental humanista.

Plano de estudos

Matriz Curricular 1º Período Anatomia Humana Bases Biológicas e Bioquímicas da Atividade Física Comunicação e Expressão Fundamentos Pedagógicos da Educação Física História e Teorias da Educação Física Humanidades I Metodologia dos Esportes Individuais I: Atividades Aquáticas 2º Período Aprendizagem e Desenvolvimento Motor Fisiologia Humana Humanidades II Metodologia do Ensino da Educação Física Metodologia dos Esportes Coletivos I (Basq. Fut. Hand.) Métodos e Técnicas de Estudo e Pesquisa Teoria do Esporte e Lazer I 3º Período Cinesiologia Fisiologia do Exercício I Metodologia dos Esportes Coletivos II (Basq. Fut. Hand.) Metodologia dos Esportes Coletivos: Atletismo Metodologia dos Esportes Individuais II: Atletismo Psicologia: Desenvolvimento e Aprendizagem Teoria do Esporte e Lazer II 4º Período Fisiologia do Exercício II Medidas e Avaliação em Ciências do Exercício Metodologia da Ginástica Geral Metodologia das Atividades Físicas em Academia Metodologia dos Esportes Coletivos III: Voleibol Metodologia dos Jogos e das Brincadeiras 5º Período Atividade Física e Promoção de Saúde Didática da Educação Física Estágio Supervisionado I Metod.das Ativ.Fis.para Portadores de Necess.Especiais I Metodologia das Lutas Noções de Higiene e Socorro de Urg. em Ativ.Fis.e Saúde Planejameto e Organização de Eventos I Treinamento Esportivo 6º Período Estágio Supervisionado II Meio Ambiente e Esportes na Natureza Met. das Ativ. Físicas Portadores de Necess. Especiais II Metodologia das Atividades Rítmicas Floclóricas e Dança Nutrição e Atividade Física Planejamento e Organização de Eventos II Ética Geral e Profissional 7º Período Estágio Supervisionado III Fisiologia do Exercício II Gestão de Negócios em Esporte e Lazer Ginástica Laboral Políticas Públicas em Saúde Seminário Conclusão de Curso I 8º Período Estágio Supervisionado IV Metodologia das Atividades Alternativas Metodologia das Atividades Físicas para Grupos Especiais Seminário de Conclusão de Curso II Tópicos Contemporâneos em Educação Física Disciplinas Optativas Basquetebol Dança e Educação Estudos do Lazer, a Recreação e a Educação Física Futebol Ginástica Olímpica Handebol Língua Brasileira de Sinais - Libras Metodologia das Atividades Físicas para Terceira Idade Metodologia dos Esportes com Raquetes Natação Produção Textual Voleibol

Oferta Educativa semelhante