Graduação em Educação Física (Bacharelado) (Ubá, Minas Gerais)

Faculdade Governador Ozanam Coelho

Localização:Ubá - Minas Gerais

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

A EDUCAÇÃO FÍSICA NA FAGOC Hoje, a Faculdade Governador Ozanan Coelho – FAGOC – oferece o curso de Educação Física nas modalidades Licenciatura e Bacharelado. O curso de Licenciatura em Educação Física teve sua autorização através da Portaria MEC 1.527, de 19 de outubro de 1999, publicada no D.O.U. de 20 de outubro de 1999, sendo reconhecido através da Portaria 3.540 de 01 de novembro de 2004. O eixo norteador do curso é a formação de profissionais para atuar nos campos da Educação Básica (ensino infantil, fundamental e médio), atendendo ao aspecto formal desses níveis de ensino. A concepção de Educação Física adotada pela FAGOC tem como proposta básica o estudo do ser humano em sua cultura corporal, nas situações históricas de jogo, esporte, ginástica, lutas e dança. O Curso de Educação Física adentra nesta reflexão por meio da manifestação da área voltada para a educação do cidadão, a “Licenciatura”. Nela a preocupação é com a prática docente, produção científica e pedagógica. A formação básica é a Licenciatura em Educação Física, guiada pelo critério da orientação científica, da integração teoria e prática e do conhecimento do homem, da cultura e da sociedade. O projeto pedagógico do curso está estruturado a partir do pressuposto de que a Educação Física deve considerar o indivíduo em sua totalidade e estar fundamentada em um conjunto de princípios, conceitos e métodos integrantes da área. Esta proposta pedagógica está orientada em torno de eixos norteadores e a existência destes está relacionada com a criação de espaços coletivos de discussão e ação, que tornem transparente a relação entre a prática e a teoria, a forma e o conteúdo, o saber e o fazer, dentro de uma visão histórica. O curso de Bacharelado em Educação Física da FAGOC teve sua autorização através da Portaria MEC 140 de 26 de fevereiro de 2008, publicada no D.O.U. de 27 de fevereiro de 2008. Este foi implantado e fundamentado no exame atento do ambiente da prática e da formação profissional, com foco nos desafios do mercado emergente e nas necessidades atuais do cuidado com a saúde. O objetivo deste curso é proporcionar uma formação acadêmico-profissional generalista, humanista e crítica que qualifique o profissional para o exercício pleno de seus conhecimentos com base no rigor cientifico, na reflexão filosófica e pautada no princípio ético, visando a formação, a ampliação e o enriquecimento cultural das pessoas, buscando aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida ativo e saudável. A atuação do Bacharel em Educação Física se dá no ensino não-formal (clubes, academias, clínicas, empresas, indústrias, condomínios, centros comunitários), órgãos de pesquisa, assessoria e consultoria a entidades públicas e privadas dos setores esportivos, culturais, turísticos, sociais, da saúde, entre outros. Portanto, a formação desse profissional é aqui concebida, planejada, operacionalizada e avaliada, visando à aquisição e o desenvolvimento de competências e habilidades específicas, com ênfase nos campos de intervenção da Atividade Física e Saúde. A estrutura dos currículos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da FAGOC compreende um conjunto de disciplinas obrigatórias, que abarca as manifestações e os conhecimentos clássicos da área, conhecimentos aplicados da Educação Física, bem como as bases científicas para sua compreensão e aplicação, oriundas das Ciências Biológicas, Ciências Humanas e da Educação.

Plano de estudos

1° período História da educação física Fundamentos filosóficos aplicados à educação física Biologia geral Métodos e técnicas em estudos em redação e textos Introdução à computação Metodologia do atletismo Metodologia do ensino dos esportes coletivos I Metodologia da dança 2° período Fundamentos sócio-antropológicos da educação física Anatomia humana Bioquímica celular Metodologia da ginástica I Crescimento e desenvolvimento humano Ginástica rítmica Metodologia do ensino dos esportes coletivos II 3° período Fisiologia humana Metodologia d ginástica II Aprendizagem motora E prática da recreação e lazer Metodologia da natação I Didática aplicada à educação física Fundamentos pedagógicos aplicados a educação física e esportes 4° período Emergências em educação física Metodologia da pesquisa Cinesiologia Medidas e avaliação Atividade motora adaptada Metodologia da natação II 5° período Educação física e infância Metodologia da ginástica geral e ginástica artística Fisiologia do exercício I Metodologia do treinamento desportivo I Bioestatística Prática pedagógica Geral e profissional 6° período Psicologia aplicada ao esporte Educação física e adolescência Planejamento e organização de eventos em educação física Educação física. saúde e qualidade de vida Fisiologia do exercício II Metodologia do treinamento desportivo II Metodologia da ginástica artística Libras 7° período Metodologia do basquetebol Metodologia do futebol Metodologia do voleibol Atividade de academia I Tópicos especiais em atividades aquáticas Ginástica laboral Seminários de conclusão de curso I 8° período Metodologia do futsal Metodologia do handebol Ergonomia e atividade física no contexto do trabalho Atividade de academia II Metodologia da musculação Atividade física no envelhecimento Administração e marketing Seminários de conclusão de curso II

Oferta Educativa semelhante