Graduação em Educação Física (Bacharelado) (Natal, Rio Grande do Norte)

Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte

Localização:Natal - Rio Grande do Norte

Duração:3 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Objetivo O Campus da FARN oferece as melhores condições e uma completa infra-estrutura para os alunos do curso de Educação Física. Um complexo esportivo dotado de quadras cobertas, campo de futebol e um parque aquático com 3 piscinas (sendo uma olímpica) dão ao aluno FARN uma completa infra-estrutura para o aprendizado por completo no curso de educação física. Com professores qualificados, o curso foi regularizado e aprovado com louvor pelo Ministério da Educação e Cultura, constituindo mais uma excelente opção na grade da FARN. Área de Atuação O bacharel em Educação Física da FARN estará apto a analisar criticamente a realidade social, nela intervindo por meio das diferentes manifestações e expressões do movimento humano. Na área da saúde, poderá desenvolver ações de prevenção, reabilitação, promoção e proteção da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo, realizando sua prática de forma segura, integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, atuando nos diferentes espaços da sociedade, como “personal training”, recreador, gestor de projetos de atividades físicas, esportivas e de lazer, em clubes, academias de ginástica ou lutas/artes marciais, instituições profissionais e sociais, programas governamentais, empresas, condomínios, clínicas, hospitais, postos de saúde, asilos e creches, visando à formação, à ampliação e ao enriquecimento cultural das pessoas, para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável. No meio esportivo, poderá atuar como dirigente esportivo, técnico, preparador físico ou fisiologista do exercício em clubes, associações esportivas no contexto dos esportes, nas dimensões da educação, da participação e do rendimento, sendo capaz de desempenhar suas atribuições com competência técnica, respeitando os princípios científicos que regem o treinamento esportivo individual e coletivo, levando em consideração as informações científicas atuais, quanto às formas e métodos para a melhora da aptidão física relacionada à performance, entendendo a relação entre o exercício físico e as alterações agudas e adaptações persistentes dos sistemas orgânicos. Estágio Supervisionado O Estágio Supervisionado é constituído de atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas ao estudante, pela participação em situações de vida e trabalho de seu meio. As vivências práticas no campo profissional da Educação Física serão realizadas em equipes de diferentes modalidades esportivas (Estágio supervisionado I), empresas públicas, privadas, clínicas, hospitais, associações esportivas e comunitárias (Estágio supervisionado II) e academias de atividades físicas variadas, conveniadas com a FARN (Estágio supervisionado III). Laboratórios disponíveis para o curso de Bacharelado em Educação Física Laboratório de Informática: Laboratórios de Informática I, II, III, IV, V e VI, estão devidamente instalados com equipamentos modernos e dentro dos mais exigentes padrões técnicos de qualidade, contando com um total de 164 (cento e sessenta e uma) máquinas do tipo microcomputadores Pentium II, K6II, Pentium III, Pentium III, Pentium IV, Athlon XP, Celeron, todos com os sistemas operacionis Windows 2000 e parte dos laboratórios com Linux. Laboratório de Anatomia: O laboratório de anatomia dispõe de duas unidades, um anfiteatro e um anatômico que oferece condições adequadas para que os alunos possam manusear e examinar peças anatômicas, durante as aulas práticas ou durante sessões de estudos. Nosso laboratório conta com peças anatômicas humanas naturais conservadas em solução de paraformaldeído e peças anatômicas artificiais. O laboratório dispõe também de alguns painéis coloridos (0,9m x 1,2m) que servem para ilustração em aulas teóricas e práticas. Laboratório de Fisiologia e Biofísica: O Laboratório de Fisiologia e Biofísica consiste em um espaço aonde são realizadas aulas práticas que fazem parte de um processo complementar do aprendizado em sala de aula. Para o desenvolvimento da parte prática do curso, o Laboratório possui o PowerLab, instrumento de grande utilidade e versatilidade na implementação das aulas práticas multidisciplinares pertinentes aos cursos da área biomédica. Este equipamento consiste de um “laboratório-móvel” contendo kits destinados à execução de aulas práticas direcionadas a um determinado conteúdo. Algumas vantagens deste aparelho são: uso rápido e imediato na própria sala de aula; softwares que facilitam o aprendizado do aluno; aulas práticas não-invasivas, pois não é necessário levar animais a óbito para que o aluno visualize o processo descrito pelo professor. Laboratório de Fisiologia: O Laboratório de Fisiologia tem como objetivo a execução de aulas práticas que visam a ilustração dos mecanismos fisiológicos dos diferentes sistemas do corpo humano. Com as aulas práticas reforça-se o conteúdo teórico apresentado em sala de aula, facilitando a compreensão e entendimento do aluno, além de prepará-lo para enfrentar situações do cotidiano relacionadas à prática do profissional formado no curso. Neste Laboratório as aulas práticas são desenvolvidas compreendendo: Bioeletrogênese, Pesquisa da Sensibilidade no Homem, Pesquisa da motricidade reflexa no homem, Fisiologia Respiratória e Fisiologia cardiovascular. Laboratório de Biofísica: O laboratório de biofísica destina-se a integração do conhecimento teórico e prático dentro de uma visão de interdisciplinaridade entre a biofísica e as demais disciplinas do curso de Educação Física. Através de práticas laboratoriais os alunos terão acesso a conhecimentos práticos e serão estimulados a formular hipóteses, julgar e analisar resultados de processos típicos de uma metodologia de trabalho e de raciocínio envolvidos na Física e que, assim, têm aplicação em diversas atividades humanas. Laboratório de Bioquímica: As atividades desse laboratório são propostas para facilitar o aprendizado dos alunos a partir da observação de reações bioquímicas e demonstração das propriedades e características de componentes químicos orgânicos. Após as aulas práticas neste laboratório e término das respectivas disciplinas, os alunos deverão demonstrar, além de domínio dos conceitos estudados, habilidades no manuseio do instrumental utilizado no laboratório, que também são pré-requisitos para o seu bom desempenho em outras disciplinas do curso e à sua prática profissional. O laboratório ainda dispõe de um destilador, para prover as necessidades de água destilada, e uma estufa para secagem e esterilização de materiais. O acesso para este laboratório é através do pátio comum aos laboratórios das disciplinas do núcleo básico do curso. Piscinas: O curso oferece duas piscinas, uma olímpica e outra semi-olímpica para atividades aquáticas. Ginásios Poliesportivos: O curso de Bacharelado em Educação Física da FARN oferece um complexo esportivos com ginásios polivalentes e de integração para subsidiar as aulas práticas nos componentes curriculares do curso.

Plano de estudos

1º Período Anatomia humana Bases Biológicas aplicadas a Educação Física Pedagogia dos esportes Bioquímica Cultura popular Bases filosóficas e sócio-antropológicas da educação História da educação física e dos esportes Atividades rítmicas e expressivas * Atividades Complementares 2º Período Fisiologia humana Crescimento e desenvolvimento humano Biologia Celular e Histologia Metodologia do Handebol I Metodologia da Ginástica I Metodologia da Pesquisa na atividade física e nos esportes Metodologia das Atividades Recreativas Metodologia do Voleibol I Atividade Acadêmica Optativa * Atividades Complementares 3º Período Didática da Educação Física Metodologia da Natação I Aprendizagem Motora Metodologia da Dança Bioestatística aplicada à atividade física e aos esportes Fisiologia do Exercício Saúde Pública e Epidemiologia Metodologia das Lutas I Atividade Acadêmica Optativa II * Atividades Complementares 4º Período Higiene e Primeiros Socorros Aplicados à Educação Física e aos Esportes Estudos Aprofundados I (*lutas, Met do Handebol II, Met do Voleibol II) Cinesiologia e Biomecânica Medidas e Avaliação nas Atividades Físicas e nos esportes Bases da Nutrição Humana Metodologia do Futsal I Psicologia Aplicada a Educação Física e aos Esportes * Atividades Complementares 5° Período Metodologia do Futebol I Estágio Supervisionado I Esporte para Portadores de Necessidades Especiais Metodologia do Basquete I Metodologia dos Esportes de Areia Estudos Aprofundados II (Met.da Natação II , Ginástica Artística, Ginástica Rítmica) Metodologia do Atletismo I * Atividades Complementares 6° Período Estudos Aprofundados III (Met. Esportes de areia, MetFutsal, Met Basquete ) Ciência do Treinamento Esportivo Estudos Aprofundados IV (Esporte adaptado, Futebol, Atletismo) Administração, Organização e Legislação da Educação Física e dos Esportes. Metodologia da Musculação Atividade Acadêmica Optativa III Trabalho de Conclusão de Curso I Estágio Supervisionado II * Atividades Complementares 7° Período Práticas Corporais em Academias Prescrição de Exercício Físico para Grupos Especiais Estudos Aprofundados V (Lazer e Animação sócio-cultural, Esportes de aventura) Trabalho de Conclusão de Curso II Atividade Acadêmica Optativa IV Estágio Supervisionado III * Atividades Complementares

Oferta Educativa semelhante