Graduação em Educação Física (Licenciatura) (Ubá, Minas Gerais)

Faculdade Governador Ozanam Coelho

Localização:Ubá - Minas Gerais

Duração:3 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

A EDUCAÇÃO FÍSICA NA FAGOC Hoje, a Faculdade Governador Ozanan Coelho – FAGOC – oferece o curso de Educação Física nas modalidades Licenciatura e Bacharelado. O curso de Licenciatura em Educação Física teve sua autorização através da Portaria MEC 1.527, de 19 de outubro de 1999, publicada no D.O.U. de 20 de outubro de 1999, sendo reconhecido através da Portaria 3.540 de 01 de novembro de 2004. O eixo norteador do curso é a formação de profissionais para atuar nos campos da Educação Básica (ensino infantil, fundamental e médio), atendendo ao aspecto formal desses níveis de ensino. A concepção de Educação Física adotada pela FAGOC tem como proposta básica o estudo do ser humano em sua cultura corporal, nas situações históricas de jogo, esporte, ginástica, lutas e dança. O Curso de Educação Física adentra nesta reflexão por meio da manifestação da área voltada para a educação do cidadão, a “Licenciatura”. Nela a preocupação é com a prática docente, produção científica e pedagógica. A formação básica é a Licenciatura em Educação Física, guiada pelo critério da orientação científica, da integração teoria e prática e do conhecimento do homem, da cultura e da sociedade. O projeto pedagógico do curso está estruturado a partir do pressuposto de que a Educação Física deve considerar o indivíduo em sua totalidade e estar fundamentada em um conjunto de princípios, conceitos e métodos integrantes da área. Esta proposta pedagógica está orientada em torno de eixos norteadores e a existência destes está relacionada com a criação de espaços coletivos de discussão e ação, que tornem transparente a relação entre a prática e a teoria, a forma e o conteúdo, o saber e o fazer, dentro de uma visão histórica. O curso de Bacharelado em Educação Física da FAGOC teve sua autorização através da Portaria MEC 140 de 26 de fevereiro de 2008, publicada no D.O.U. de 27 de fevereiro de 2008. Este foi implantado e fundamentado no exame atento do ambiente da prática e da formação profissional, com foco nos desafios do mercado emergente e nas necessidades atuais do cuidado com a saúde. O objetivo deste curso é proporcionar uma formação acadêmico-profissional generalista, humanista e crítica que qualifique o profissional para o exercício pleno de seus conhecimentos com base no rigor cientifico, na reflexão filosófica e pautada no princípio ético, visando a formação, a ampliação e o enriquecimento cultural das pessoas, buscando aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida ativo e saudável. A atuação do Bacharel em Educação Física se dá no ensino não-formal (clubes, academias, clínicas, empresas, indústrias, condomínios, centros comunitários), órgãos de pesquisa, assessoria e consultoria a entidades públicas e privadas dos setores esportivos, culturais, turísticos, sociais, da saúde, entre outros. Portanto, a formação desse profissional é aqui concebida, planejada, operacionalizada e avaliada, visando à aquisição e o desenvolvimento de competências e habilidades específicas, com ênfase nos campos de intervenção da Atividade Física e Saúde. A estrutura dos currículos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da FAGOC compreende um conjunto de disciplinas obrigatórias, que abarca as manifestações e os conhecimentos clássicos da área, conhecimentos aplicados da Educação Física, bem como as bases científicas para sua compreensão e aplicação, oriundas das Ciências Biológicas, Ciências Humanas e da Educação.

Plano de estudos

1° Período História da Educação Física Biologia Geral e Anatomia Humana Métodos e Técnicas de Estudo e Pesquisa Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento Metodologia da Ginástica I Metodologia do Atletismo Metodologia do Ensino dos Esportes Coletivos I (Basquetebol, Handebol e Voleibol) 2° Período Fundamentos Filosóficos Aplicados à Educação Física Fisiologia Humana e Bioquímica Celular Metodologia da Ginástica II Crescimento e Desenvolvimento Humano Metodologia do Ensino dos Esportes Coletivos II (Futebol e Futebol de Salão) Metodologia da Dança Didática Aplicada à Educação Física 3° Período Fundamentos Sócio-Antropológicos da Educação Física Emergências em Educação Física Aprendizagem Motora Cinesiologia Ginástica Rítmica Metodologia da Ginástica Geral e da Ginástica Olímpica Metodologia do Ensino da Educação Física 4° Período Psicologia Aplicada ao Esporte Metodologia da Pesquisa Teoria e Prática da Recreação e Lazer Metodologia da Ginástica de Trampolim Fisiologia do Exercício I Organização e Gestão da Escola Brasileira Prática de Ensino da Educação Física I 5° Período Educação Física Infantil e Escolar Medidas e Avaliação Atividade Motora Adaptada Metodologia da Natação I Bioestatística Prática de Ensino da Educação Física II Seminários de Conclusão de Curso I 6° Período Metodologia da Natação II Planejamento e Organização de Eventos em Educação Física Metodologia do Treinamento Desportivo I Lutas Educação Física, Saúde e Qualidade de Vida Prática de Ensino da Educação Física III Ética Geral e Profissional Seminários de Conclusão de Curso II

Oferta Educativa semelhante