Diploma oferecido:Professor de educação física
Localização:Manaus - Amazonas
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
Características
Perfil
O perfil desejado é de um profissional com amplo e profundo conhecimento da dinâmica da sociedade e da educação, dos diferentes sistemas de ensino e da escola/comunidade representando elementos concretos de um contexto histórico-social que vive relacionado profundamente com seus condicionamentos históricos, mas que se encontra repleto de contradições. É nestas contradições que o profissional da educação física encontra seu espaço de ação através de sua competência técnica e humana e de seu compromisso político. O desejo do curso é a formação de um profissional capaz de enfrentar problemas referentes à prática educativa em suas diferentes modalidades, que consiga investigar e produzir conhecimentos sobre a natureza e as finalidades da educação física num determinado momento e contexto históricos. O direcionamento do curso pretende oportunizar ao educador e ao especialista a compreensão crítica da realidade de uma análise educacional, humana, política e cultural e da totalidade do trabalho técnico-pedagógico para neles intervir, uma vez que a educação física é fundamentalmente uma prática de intervenção na realidade social. A presença das tendências progressistas da educação física na formação dos profissionais e na qualificação para o trabalho técnico-pedagógico, implicando em três pressupostos/requisitos que articulam as dimensões dos conteúdos, das habilidades didáticas e da organização do trabalho técnico-pedagógico e das relações sociais em geral
Mercado de Trabalho
O professor de educação física é um profissional que atua em diferentes níveis da prática educativa, tendo como campo de atuação uma vasta gama de opções devido ao fato de ser abrangente a ação educativa na sociedade. Sua ação pode ser desdobrada no nível escolar e no nível extra-escolar, sempre atentando às demandas postas pela sociedade e não numa visão unilateral de mercado. Em âmbito escolar pode atuar nos níveis de Educação Infantil ao ensino médio do sistema de ensino. A melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem da escola como um todo, são metas inequívocas, sobretudo no que concerne à motricidade humana, ao atendimento aos portadores de necessidades educativas especiais; à educação de jovens e adultos e educação à distância. Na esfera extra-escolar, o especialista possui possibilidades amplas, nos espaços gerados pelas empresas, academias, clínicas desportivas, centros comunitários, programas desportivos, agindo nos processos de formação específica, com o treinamento e desenvolvimento dos desportos; nos movimentos sociais, nas dimensões que estes assumem como fenômeno técnico, psicológico e social.
O perfil desejado é de um profissional com amplo e profundo conhecimento da dinâmica da sociedade e da educação, dos diferentes sistemas de ensino e da escola/comunidade representando elementos concretos de um contexto histórico-social que vive relacionado profundamente com seus condicionamentos históricos, mas que se encontra repleto de contradições. É nestas contradições que o profissional da educação física encontra seu espaço de ação através de sua competência técnica e humana e de seu compromisso político. O desejo do curso é a formação de um profissional capaz de enfrentar problemas referentes à prática educativa em suas diferentes modalidades, que consiga investigar e produzir conhecimentos sobre a natureza e as finalidades da educação física num determinado momento e contexto históricos. O direcionamento do curso pretende oportunizar ao educador e ao especialista a compreensão crítica da realidade de uma análise educacional, humana, política e cultural e da totalidade do trabalho técnico-pedagógico para neles intervir, uma vez que a educação física é fundamentalmente uma prática de intervenção na realidade social. A presença das tendências progressistas da educação física na formação dos profissionais e na qualificação para o trabalho técnico-pedagógico, implicando em três pressupostos/requisitos que articulam as dimensões dos conteúdos, das habilidades didáticas e da organização do trabalho técnico-pedagógico e das relações sociais em geral
Mercado de Trabalho
O professor de educação física é um profissional que atua em diferentes níveis da prática educativa, tendo como campo de atuação uma vasta gama de opções devido ao fato de ser abrangente a ação educativa na sociedade. Sua ação pode ser desdobrada no nível escolar e no nível extra-escolar, sempre atentando às demandas postas pela sociedade e não numa visão unilateral de mercado. Em âmbito escolar pode atuar nos níveis de Educação Infantil ao ensino médio do sistema de ensino. A melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem da escola como um todo, são metas inequívocas, sobretudo no que concerne à motricidade humana, ao atendimento aos portadores de necessidades educativas especiais; à educação de jovens e adultos e educação à distância. Na esfera extra-escolar, o especialista possui possibilidades amplas, nos espaços gerados pelas empresas, academias, clínicas desportivas, centros comunitários, programas desportivos, agindo nos processos de formação específica, com o treinamento e desenvolvimento dos desportos; nos movimentos sociais, nas dimensões que estes assumem como fenômeno técnico, psicológico e social.
Plano de estudos
Anatomia humana
Atividades ritmicas e dança
Biomecânica básica
Cineantropometria
Cinesiologia
Complemento de matemática e estatística
Desenvolvimento e aprend. Motora
Didática
Diretrizes curriculares
Educação física inclusiva
Estágio supervisionado i
Estágio supervisionado ii
Estágio supervisionado iii
Ética profissional
Filosofia da ciencia e da educação
Fisiologia humana
Folclore e cultura popular do amazonas
Fundamentos da ed fisica escolar i
Fundamentos da ed fisica escolar ii
Introdução a educação física
Língua brasileira de sinais - libras
Língua portuguesa
Metodologia científica
Organização e adm da educação física
Pedagogia da luta/arte marcial
Pedagogia da natação
Pedagogia do atletismo
Pedagogia do basquetebol
Pedagogia do futebol e futsal
Pedagogia do handebol
Pedagogia do tênis de mesa
Pedagogia do voleibol
Pedagogia ginástica (gr/go)
Pesquisa e prática i
Pesquisa e prática ii
Prevenção e primeiros socorros
Psicologia da educação
Psicomotricidade
Sociologia da educação
Tcc360 teoria e prática do jogo e lazer
Atividades ritmicas e dança
Biomecânica básica
Cineantropometria
Cinesiologia
Complemento de matemática e estatística
Desenvolvimento e aprend. Motora
Didática
Diretrizes curriculares
Educação física inclusiva
Estágio supervisionado i
Estágio supervisionado ii
Estágio supervisionado iii
Ética profissional
Filosofia da ciencia e da educação
Fisiologia humana
Folclore e cultura popular do amazonas
Fundamentos da ed fisica escolar i
Fundamentos da ed fisica escolar ii
Introdução a educação física
Língua brasileira de sinais - libras
Língua portuguesa
Metodologia científica
Organização e adm da educação física
Pedagogia da luta/arte marcial
Pedagogia da natação
Pedagogia do atletismo
Pedagogia do basquetebol
Pedagogia do futebol e futsal
Pedagogia do handebol
Pedagogia do tênis de mesa
Pedagogia do voleibol
Pedagogia ginástica (gr/go)
Pesquisa e prática i
Pesquisa e prática ii
Prevenção e primeiros socorros
Psicologia da educação
Psicomotricidade
Sociologia da educação
Tcc360 teoria e prática do jogo e lazer