Graduação em Educação Física (Licenciatura) (Paranaguá, Paraná)

Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos

Localização:Paranaguá - Paraná

Duração:3 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

O curso de Educação Física do Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos tem como diferencial uma boa preparação para concursos, refletido no alto índice de aprovação de seus alunos. Além disso, conta com um corpo docente qualificados, do qual vários professores são autores de livros na área. Objetivo Geral Formar profissionais em Educação Física com conhecimentos técnicos e capacidade crítica, para atender a demanda regional no que tange a formação e a transformação do cidadão e da sociedade. Objetivos Específicos * Capacitar o profissional de Educação Física para atender a um novo paradigma de sociedade. * Subsidiar uma formação geral e específica sedimenta nas atividades inerentes à saúde em âmbitos escolares . O profissional de Educação Física possui um campo profissional bastante amplo, que abrange o trabalho voltado para o magistério bem como atividades fora da escola. A sua atuação na área escolar diversifica-se através de atividades de coordenação, atividades docentes, atividades desportivas e recreativas. Sua função específica é proporcionar oportunidades de aprendizagem ao indivíduo pelas atividades físicas psicomotoras, ginástica, recreação e esportes, além de oportunizar ao educando um desenvolvimento físico, o respeito às regras sociais e esportivas. Criar o hábito pela atividade física, desenvolvendo as suas valências físicas, não esquecendo os aspectos psicológicos e individuais. Em âmbito técnico, o profissional de Educação Física deve ser conhecedor dos métodos, estilos e técnicas inerentes ao desenvolvimento e aprimoramento da motricidade humana. Suas qualidades passam pelo processo crítico e ético, caracterizando-o como um facilitador de oportunidades, receptivo a novas tendências e em busca constante por sua atualização, através de uma educação continuada. Não se trata portanto, de formar apenas um especialista em desporto, mas um profissional capaz de, na instância do saber, integrar o homo ludens e o homo desportivus ao homo saber. A corporeidade é a palavra de ordem. O profissional deverá conceber o corpo como uma unidade indissociável, onde nele estão inscritos todos os matizes e os fenômenos socioculturais. Em suma, deve ter condições de planejar, executar, acompanhar e avaliar projetos e programas na área escolar.

Plano de estudos

Anatomia Aplicada I e II Aprendizagem Motora Atividade Física e Natureza Atividades Aquáticas I e II Cinesiologia I e II Crescimento e Desenvolvimento Desporto de Combate I e II Desporto Escolar I, II e III Didática Geral Educação Física Adptada I e II Educação Física Ensino Médio Educação Física no Ensino Fundamental Educação Física no Ensino Infantil Estágio Supervisionado I, II e III Ética Profissional Eventos Escolares Fisiologia I e II História da Educação Física Introdução ao Treinamento Esportivo Metodologia e Técnica de Pesquisa Monografia Políticas Públicas em Educação Prática Pedagógica I (Atividade Recreativa) Prática Pedagógica II (Educação Física Escolar) Prática Pedagógica III (Gímnica) Prática Pedagógica IV (Didática Aplicada a Educação Física) Prática Pedagógica V (Rítmica) Prática Pedagógica VI (Folclore) Produção Textual Psicologia da Educação Puericultura e Saúde Escolar Sociologia da Educação Socorros de Urgência

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