Graduação em Educação Física - Licenciatura (São João de Meriti, Rio de Janeiro)

Estácio

Diploma oferecido:Professor de Educação Física

Localização:São João de Meriti - Rio de Janeiro

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Perfil do profissional
Professor generalista, ético, humanista, autônomo, empreendedor, crítico e reflexivo, que compreende a Educação Física e o movimento humano não como fins, mas como meios para, através da educação e reeducação motora, da educação esportiva e da educação para um estilo de vida ativo e de comportamentos saudáveis, atingir os objetivos e valores inerentes ao processo educacional. Deve dominar o conhecimento da área da Educação Física, reconhecê-la como interdisciplinar e dominar os componentes a serem desenvolvidos na educação básica ¿ educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos ¿, compreendendo diferenças não como desigualdades, mas como riqueza de possibilidades de trabalho, pesquisa e ensino.O egresso do curso está apto a intervir acadêmica e profissionalmente no componente curricular da Educação Física, entendendo a escola como local para a transformação social e não como mero espaço de transmissão de conhecimentos. O professor de Educação Física deve promover um estilo de vida ativo e saudável entre seus alunos, contribuindo para a qualidade de vida e bem-estar e para o desenvolvimento permanente do pensamento crítico e da cidadania. Deve, também, servir de referência em educação e ensino nos diferentes segmentos humanos e sociais, considerando a prática docente sob as perspectivas da educação formal (educação básica, na disciplina Educação Física), da educação não formal na escola (escolinhas esportivas, programas e projetos de responsabilidade social), da educação inclusiva (para deficientes), da educação em outros espaços educacionais (terceiro setor, organizações corporativas e programas e projetos de educação), da educação à distância e da participação em equipes para discussão de políticas públicas em educação e cidadania
Mercado de Trabalho
Escolas públicas e privadas; Instituições e centros de referência para pessoas com deficiência; Organizações corporativas (empresas); Organizações não governamentais (ONGs e similares); Condomínios; Hotéis, resorts e similares; Vilas olímpicas, associações e centros comunitários e áreas/programas de educação física, esporte e lazer; Ensino superior: formação e capacitação profissional; Órgãos representativos de classe; Ministérios, secretarias, câmaras, comissões e similares: discussão, planejamento e execução de políticas públicas.

Plano de estudos

Anatomia sistêmica
Biologia celular
Filosofia da educação
Fundamentos da educação física
Teoria e prática da ginástica artística
Teoria e prática da recreação e lazer


Análise textual
Anatomia do aparelho locomotor
Aspectos antropológicos e sociológicos da educação
Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem
Teoria e prática da natação
Teoria e prática do atletismo


Aprendizagem e controle motor
Cinesiologia e biomecânica
Fisiologia humana
História da educação no brasil
Medida e avaliação em educação física
Metodologia científica


Corporeidade e motricidade
Didática
Fisiologia do exercício
Metodologia do ensino da educação física
Políticas públicas e organização da edu. Básica
Prática de ensino e estágio supervis. Em educação


Educação ambiental
Educação especial
Eletiva
Metodologia do ensino do futebol e futsal
Metodologia do ensino do handebol
Prát. De ens. E estágio supervis. Em educ. Física


Metodologia do ensino do basquetebol
Metodologia do ensino do voleibol
Prát. De ensi. Estág. Superv. Em educ. Físic. Iii
Tcc em educação física- licenciatura
Teoria e prática da educação física adaptada
Tópicos em libras:surdez e inclusão

Oferta Educativa semelhante