Graduação em Enfermagem (Vitória da Conquista, Bahia)

Faculdade Independente do Nordeste

Localização:Vitória da Conquista - Bahia

Duração:5 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

MISSÃO DO CURSO

“Formar profissionais enfermeiros com conhecimento multidisciplinar, com perfil humanista, qualificados para atuar nas áreas técnicas, administrativas e educativas, em nível de serviços de saúde público ou privado, bem como para o desenvolvimento de pesquisa científica, orientação sanitária individual e coletiva e atenção ao paciente dentro dos preceitos éticos e morais inerentes a essa profissão”.

OBJETIVO

“Formar enfermeiro generalista, qualificado para o exercício da enfermagem, tendo como fundamento uma perspectiva humanista, crítica, reflexiva, ética, cidadã e solidária”.

O CURSO

O Curso de Enfermagem da FAINOR busca formar um profissional generalista, humanizado, crítico-reflexivo, que atue com responsabilidade social e compromisso com a cidadania.

Qualificado para o exercício da enfermagem nas áreas de atuação: cuidado individual e coletivo, pesquisa, educação, gestão e organização dos serviços de saúde; pautado em princípios científicos e éticos.

Que seja capaz de trabalhar em equipe e buscar sua constante atualização, considerando o perfil epidemiológico do território e o contexto sócio, político, econômico e cultural na perspectiva da vigilância à saúde e da integralidade do cuidado.

O início do curso é marcado por disciplinas básicas da área das ciências biológicas, como anatomia, microbiologia, citologia, histologia e parasitologia. Também há matérias de administração e fundamentos de psicologia e de sociologia.

Gradativamente, o aluno conhece os procedimentos técnicos e, no segundo ano, começa cuidar de pacientes no âmbito hospitalar e na área de saúde coletiva.

O Curso de Enfermagem da FAINOR possibilita uma estreita relação com as questões da saúde, em geral, e da profissão em particular, através de disciplinas ministradas desde o 1º período.

A PROFISSÃO

A enfermagem é uma profissão que integra a ciência e a arte no cuidado do ser humano, com a finalidade de promover, manter e restaurar a saúde. É considerada arte e ciência de pessoas que cuidam de outras.

É uma profissão dinâmica, cujo princípio ético é manter e restaurar a dignidade do ser humano em todos os âmbitos e fases da vida.

Para definir sua atuação, a Enfermagem busca a compreensão da origem e desenvolvimento dos agravos à saúde humana, em seus vários aspectos: biológicos, psicológicos, sociais e culturais. Na essência, os atos da Enfermagem visam a síntese entre arte e ciência, filosofia e técnica, e entre o social e natural.

Dedicação, paciência, espírito de liderança, senso de humanidade e disposição para trabalhar em equipe são algumas das qualidades esperadas de um enfermeiro.

Profissionais de Enfermagem não atuam exclusivamente em hospitais. Além de hospitais, o enfermeiro atua em todas as instituições ligadas à saúde, como unidades básicas de saúde, instituições públicas e privadas, ensino, universidades, escolas, fábricas na área de saúde do trabalhador, sindicatos, domicílio e outras.

O MERCADO

O mercado de trabalho é amplo e em constante crescimento. O enfermeiro atua em conjunto com outros profissionais no planejamento e gerência do setor de saúde.

Especificamente, organiza e executa a assistência de enfermagem em diferentes situações de trabalho, como na proteção e promoção da saúde, prevenção de agravos, reabilitação, formação de recursos humanos, assistência curativa, pesquisa em diversos campos do conhecimento, consulta de enfermagem, auditoria em serviços, consultoria, administração da assistência e de serviços de saúde, e no ensino.

Entre as opções de atuação estão escolas, creches, empresas, hospitais, ambulatórios, unidades de saúde, comunidades e consultórios próprios, atendimentos pré-hospitalar e domiciliar.

A carreira é promissora nas áreas de emergência e geriatria: com os aumentos da violência e a expectativa de vida, estes segmentos necessitarão cada vez mais de enfermeiros capacitados.

Embora diferenciadas, estas oportunidades mantém a essência da enfermagem, que é promover, manter e recuperar a saúde das pessoas ou ajudá-las com a recuperação quando ficam doentes. Por isso, características como solidariedade e paciência são fundamentais para os profissionais.

Plano de estudos

1º Semestre

Anatomia

Biologia Geral

Bioquímica

Enfermagem e Sociedade

Português

Sociologia

Educação, Meio Ambiente e Saúde

2º Semestre Matutino

Deontologia e Bioética em Enfermagem

Filosofia

Fisiologia Humana

Metodologia e Processo do Cuidar I

Microbiologia e Imunologia

Patologia

Psicologia

3º Semestre Matutino

Bioestatística

Biossegurança

Farmacologia Básica

Histologia e Embriologia

Metodologia e Processo do Cuidar II

Nutrição Aplicada ao Processo à Saúde Doença

Parasitologia

4º Semestre

Metodologia da Pesquisa Científica

Políticas de Saúde

Metodologia e Processo do Cuidar III

Biofísica

Gestão e Planejamento em Saúde

Enfermagem em Atenção a Saúde do Adulto I

Epidemiologia

5º Semestre

Enfermagem em Atenção à Saúde da Mulher e do Homem I

Enfermagem em Atenção a Saúde do Adulto II

Enfermagem em Atenção à Saúde Mental

Enfermagem em Saúde Coletiva I

Informática em Saúde

6º Semestre

Enfermagem em Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente I

Enfermagem em Atenção à Saúde da Mulher e do Homem II

Enfermagem em Saúde Coletiva II

Enfermagem em Urgência e Emergência

Interpretação de Exames Completares

Saúde do Trabalhador

Oferta Educativa semelhante