Graduação em Enfermagem (Bacharelado) (Bebedouro, São Paulo)

Faculdades Integradas Fafibe

Localização:Bebedouro - São Paulo

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Concepção / Objetivo O Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem das Faculdades Integradas Fafibe contempla a especificidade institucional e regional, a fim de propiciar as competências e habilidades para um perfil profissional desejado à formação de um enfermeiro crítico, participativo, com visão política e humanista. A profissão de enfermagem, que define o cuidado humano como elemento central de seu exercício, exige, também, uma formação que se fundamente na responsabilidade social e compromisso ético com a vida. Conforme apontam as Diretrizes Curriculares, o currículo propicia um processo de formação, que aborda as diferentes áreas de conhecimento, sendo contemplados aprofundamentos teórico e prático, utilizando estratégias pedagógicas que articulam o saber; o saber fazer, o saber conviver e o saber ser. Assim posto, o Curso mantém uma organização curricular com vistas à formação de um profissional com competência técnico-científica e ético-político-social-educativa, na apropriação e recriação do conhecimento, o que possibilita a aquisição de competências e habilidades fundamentais à atuação profissional. O curso diferencia-se por formar profissional enfermeiro, também apto a atuar na docência, no ensino médio profissionalizante, sendo um dos poucos a oferecer a formação de bacharel e licenciado. O curso oportuniza aos seus alunos várias situações favorecedoras das interações ensino, práticas de investigação e extensão. Também, destaca-se por oportunizar vivências e reflexões que propiciam a interação teórico-prática e, ainda, aulas práticas nas diversas instituições e níveis de atenção à saúde e educação, além de estágios curriculares supervisionados, oportuniza a realização de estágios extracurriculares. Várias outras ações são favorecedoras das relações teórico-práticas e da prática profissional, além de contemplar o trabalho de conclusão de curso e as atividades complementares à formação e de se destacar por projetos extensionistas, de atendimento à comunidade. A abordagem do Projeto Pedagógico do Curso propicia mecanismos que possibilitam ao discente atitudes, tomadas de decisão e criatividade frente a situações inesperadas, de forma a incentivar a autonomia do graduando, conforme avançam os períodos do curso. Por que na Fafibe é diferente? Modernos laboratórios com equipamentos de última geração para o ensino de enfermagem e os convênios com instituições de Bebedouro e região para a realização de aulas práticas e estágios fazem a diferença na formação profissional. Também a oportunidade de eventos, que visem o contato e a reflexão sobre a atuação deste profissional, é relevante no curso da Fafibe, além do fomento às atividades de extensão, especificamente aquelas de atendimento gratuito à comunidade. Onde Trabalhar? 1. O graduado como enfermeiro pode atuar na prevenção, promoção, recuperação e educação para a saúde, em: * Instituições hospitalares * Serviços ambulatoriais * Unidades básicas de saúde * Equipes de saúde da família e saúde mental * Clínicas * Asilos * Creches * Profissional autônomo, coordenando serviços de enfermagem domiciliar para assistência a pessoas doentes e acompanhamento de idosos * Prestar serviços em empresas de produtos médico-hospitalares. 2. O enfermeiro licenciado pode atuar como: * Professor e coordenador de cursos profissionalizantes de Enfermagem. Perfil do Egresso O perfil do egresso fundamenta-se em um Projeto Pedagógico que se sustenta no desenvolvimento de competências e habilidades para a formação de um profissional generalista, humanista, crítico e reflexivo, qualificado para o desempenho da Enfermagem, Capaz de atuar em equipe, tomar decisões e intervir no processo saúde/doença identificando as dimensões bio-psico-sociais dos seus determinantes, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, promotor da saúde integral do ser humano em todas as suas fases evolutivas. Ao final do Curso, o egresso deve contar com as seguintes habilidades e competências: compreender o ser humano em suas dimensões, expressões e fases evolutivas; estabelecer novas relações com o contexto social, reconhecendo a estrutura e as formas de organização social, suas transformações e expressões; intervir no processo saúde-doença, considerando os determinantes biológicos, sociais, culturais, econômicos e políticos; compreender a política de saúde no contexto das políticas sociais, reconhecendo os perfis epidemiológicos das populações; atuar no processo de cuidar em enfermagem, em conformidade com os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde; gerenciar o processo de cuidar em enfermagem, em nível individual e coletivo; ser capaz de tomar decisões, de intervir no processo de trabalho, de trabalhar em equipe e de enfrentar situações em constante mudança; identificar necessidades educativas da população e promover ações de educação em saúde de modo a contribuir para a formação de consciência sanitária, social e política da população; atuar no planejamento e implantação dos serviços de enfermagem, responsabilizando-se pela qualidade da assistência/cuidado de enfermagem em seus diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência; consumir e desenvolver pesquisas como instrumento para desenvolver a prática profissional; reconhecer o papel social do enfermeiro para atuar em atividades de política e planejamento em saúde; respeitar os princípios éticos, legais e humanísticos da profissão; reconhecer-se como ser holístico responsável pela formação de recursos humanos. As competências e habilidades para o exercício da docência desenvolvem-se no decorrer do curso, concomitantemente, à formação generalista do enfermeiro através de ações didático-pedagógicas, que emergem das práticas pedagógicas e da reflexão teórica flexível e contextualizada.

Plano de estudos

Matriz Curricular 1º Período Anatomia Antropologia da Saúde Bioquímica Citologia e Histologia Dimensão Epidemiológica e Social do Processo Viver e Adoecer Ensino, Comunicação e Expressão - Práticas Pedagógicas I História da Enfermagem e Concepções Teóricas Metodologia da Pesquisa Científica 2º Período Embriologia e Genética Fisiologia Inform. Aplic. à Educação e Saúde - Práticas Pedagógicas II Instrumentos Básicos de Assistência de Enfermagem Microbiologia e Imunologia Políticas Públicas em Saúde Sociologia da Educação 3º Período Comunicação em Enfermagem Exercício da Enfermagem Introdução à Nutrição e a Dietoterapia Metodologia Ensino Fundam. Médio e Aplicab. - Prat.Ped. III Parasitologia Patologia Geral Saúde Ambiental Semiologia e Semiotécnica I 4º Período Bioestatística Didática aplicada à Enfermagem - Práticas Pedagógica IV Enfermagem Proc.Cuidar I: Criança, Adolescente Enfermagem e Saúde Mental I Epidemiologia Farmacologia Semiologia e Semiotécnica II 5º Período Administração no Processo de Trabalho da Enfermagem Enfermagem e Saúde Mental II Enfermagem e a Saúde Coletiva Enfermagem no Processo de Cuidar II: Adulto Estágio Curricular Supervisionado - Licenciatura Interdisciplinaridade e Inovações Pedagógicas - Prat.Ped. V 6º Período Enfermagem na Saúde da Mulher Enfermagem no Processo de Cuidar IV: Cirurgia Enfermagem no Processo de Cuidar V: Pediatria Ensino e Pesquisa em Enfermagem - Práticas Pedagógicas VI Estágio Curricular Supervisionado - Licenciatura Gerência dos Serviços de Saúde 7º Período Capacitação Pedagógica Estágio Curricular Supervisionado - Licenciatura Estágio Curricular Supervisionado I Prática de Ensino em Enfermagem I - Práticas Pedagógicas VII Psicologia da Educação Trabalho de Conclusão de Curso I Tópicos Avançados em Enfermagem I 8º Período Estágio Curricular Supervisionado - Licenciatura Estágio Curricular Supervisionado II Organização do Ensino no Brasil: Estrutura e Funcionamento Prática de Ensino em Enfermagem II-Práticas Pedagógicas VIII Trabalho de Conclusão de Curso II Tópcios Avançados em Enfermagem II

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