Graduação em Enfermagem (Bacharelado) (São Carlos, São Paulo)

Centro Universitário Central Paulista

Localização:São Carlos - São Paulo

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

O CURSO:

O CURSO de Enfermagem do UNICEP busca proporcionar ao futuro profissional uma reflexão crítica dos conceitos teóricos, filosóficos, históricos e práticos da área, apreendendo e intervindo nas reais necessidades de saúde da população. Desta maneira, o curso, na modalidade de bacharelado, objetiva formar profissionais que possam desempenhar uma prática com autonomia e criatividade, utilizando-se de seu raciocínio investigativo e científico para resolver os problemas do cidadão, de sua família e comunidade, juntamente com outros profissionais, sejam do âmbito da saúde ou não, valorizando, principalmente, o ser humano em sua integralidade. Para atingir tal finalidade, é necessário um ensino de qualidade baseados nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Enfermagem, de acordo com a Resolução do CNE/CES n°. 3, de 07 de novembro de 2001, bem como, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e da Lei do Exercício profissional de Enfermagem (Lei 7.498 de 1986), considerando, ainda, as necessidades de saúde regional.

· MERCADO DE TRABALHO
O enfermeiro é um profissional indispensável a vários serviços que prestem atenção à saúde a pessoas, famílias e comunidades. O mercado de trabalho está em crescimento e a cada dia surgem novas possibilidades de vagas, em decorrência do amplo espaço de atuação do enfermeiro. As áreas podem ser na assistência, no ensino e na pesquisa. Na assistência, ela pode ser hospitalar ou no âmbito da saúde coletiva prestando e gerenciando o cuidado a pessoa, família e comunidade, bem como ao serviço de saúde. Na área do ensino, a enfermagem exerce a docência na graduação e na pós-graduação e atua na pesquisa.
A seguir exemplos de áreas de atuação da enfermagem:

Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família;
Vigilância Sanitária e Epidemiológica;
Serviços de Assistência Domiciliar (Home Care);
Unidades de Pronto Atendimento, Pronto Socorro e Atendimento Pré-Hospitalar;
Hospitais públicos, particulares e filantrópicos (Clínica Médica, Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico, Central de Material/ Esterilização, Unidade de Transplantes, Unidade de Queimados, Unidade de Terapia Intensiva adulto e neonatal);
Laboratórios de Análises Clínicas;
Clínicas Estéticas;
Clínicas Geriátricas;
Clínicas Oncológicas e de Reabilitação;
Escolas e creches;
Gestão pública e particular;
Serviços de Medicina e Enfermagem do Trabalho em Indústrias e Empresas;
Faculdades e Universidades, Ensino (Técnico) e Pesquisa.

O profissional poderá complementar sua formação por meio dos cursos de pós-graduação latu sensu.

· PERFIL PROFISSIONAL
Profissional com visão generalista, humanista, crítico-reflexivo, competente nos aspectos ético-político, técnico-científico, sócio-educativo; qualificado e habilitado para conhecer e intervir nos problemas e necessidades do processo saúde-doença, em nível individual e coletivo, de acordo com o perfil epidemiológico da população, realidade, prática dos serviços de saúde, legislação vigente e de seus determinantes sociais, políticos, econômicos, culturais, psicológicos e biológicos.
Espera-se que o profissional aqui formado seja capaz de desenvolver ações de saúde em todo ciclo vital, de forma sistematizada e interdisciplinar, sempre atento às transformações e inovações da profissão e do mercado de trabalho. Em síntese, espera-se do futuro profissional que seja capacitado para atuar com responsabilidade social e compromisso com a cidadania, buscando assistir o indivíduo-cidadão de forma integral, inserido numa determinada sociedade.

· DIFERENCIAL DO CURSO
As tendências atuais na Educação Superior em Enfermagem direcionam-se para a formação do enfermeiro generalista, com base no rigor científico e intelectual, pautado em princípios éticos para atuar de modo humanista, crítica e reflexiva. O projeto pedagógico busca articular a formação do futuro profissional às inovações da profissão e do mercado de trabalho, valorizando a sua atuação no âmbito do cuidado, da educação, do gerenciamento e da pesquisa. As disciplinas que compõem o currículo do Curso de Enfermagem organizam-se de forma a responder a essas tendências e contemplam os diversos aspectos da assistência do enfermeiro nas suas diversas áreas de atuação. Para atingir tais finalidades, o Curso de Enfermagem do UNICEP adota um referencial pedagógico e metodológico baseado em problemas, contemplando os diversos aspectos da assistência de enfermagem e as suas diversas áreas de atuação, envolvendo conhecimentos no aspecto da saúde coletiva, saúde mental, saúde do adulto e idoso, da mulher e do recém-nascido, da criança e do adolescente, nos diversos níveis de complexidade; contemplando, também, as funções gerenciais, de educação e pesquisa inerentes ao trabalho de enfermagem.

INFRA-ESTRUTURA:

O Curso de Enfermagem do UNICEP conta com uma estrutura laboratorial básica e individualizada para as ciências biológicas (Anatomia, Bioquímica, Informática, , Microbiologia, Microscopia, Parasitologia, Fisiologia, Farmacologia) e para as ciências da enfermagem. O cenário de aprendizado das práticas do Curso de Enfermagem do UNICEP transcorrer-se-ão em salas de aula, laboratórios gerais e específicos, na comunidade, na rede básica de saúde, na rede hospitalar, empresas e em outros.

Oferta Educativa semelhante