Graduação em Enfermagem (Belo Horizonte, Minas Gerais)

Estácio

Diploma oferecido:Enfermeiro

Localização:Belo Horizonte - Minas Gerais

Duração:5 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Perfil do profissional
O enfermeiro é o líder da equipe de enfermagem, que se compõe de auxiliares e técnicos de enfermagem, além dos enfermeiros. As atribuições são inúmeras, de extensas dimensões e abrangências. Dentre elas, podemos destacar: a assistência direta aos clientes e a supervisão e administração de todas as atividades da enfermagem, sejam estas de natureza assistencial, gerencial, domiciliar, docente, de pesquisa ou consultoria; direção de instituições de saúde em várias instâncias.
Mercado de Trabalho
Hospitais, postos de saúde, clínicas, casas de saúde e ambulatórios; atendimento domiciliar (home care); perícias; cursos de formação de pessoal de nível médio (auxiliares e técnicos de enfermagem) e universitários; cursos de pós-graduação, latu e strictu sensu; empresas de fabricação de material hospitalar; empresas de consultoria; programas de saúde do governo, como, por exemplo, o de saúde da família; auditorias de contas e de enfermagem; empresas com programas de segurança no trabalho; serviços de emergência em vias públicas (atendimento pré-hospitalar); corpo de saúde em instituições militares; centros de pesquisa; escolas e creches; transportes aéreos e rodoviários; entre outros. Concepção

A proposta pedagógica do curso foi elaborada com base em muita reflexão, estudos e discussões em grupo para direcionar a formação do enfermeiro do terceiro milênio: um profissional capaz de vencer os desafios de um mundo globalizado, com mudanças rápidas e que exigem uma leitura compreensiva de seu dinamismo; para que as tomadas de decisão caminhem paralelas a elas e dêem conta de respostas imediatas e de qualidade, oferecendo subsídios para articular as diferentes intervenções que se fizerem necessárias, seja nos aspectos micro seja nos macroinstitucionais.

A reorientação das políticas de saúde, calcadas nas diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS – uma nova formulação política e organizacional para o reordenamento dos serviços e ações de saúde), foi transformada, na Constituição Federal de 1988, em direito à saúde, o que significa que cada um e todos os brasileiros devem usufruir essas políticas públicas – econômicas e sociais – que reduzam riscos e agravos à saúde. Esse direito significa, igualmente, o acesso universal (para todos) e equânime (com justa igualdade) a serviços e ações de promoção, proteção e recuperação da saúde (atendimento integral).
Para atender a essa realidade, oferece-se um curso comprometido com a compreensão do homem em sua integralidade e complexidade.

Objetivos do Curso

Geral


Formar profissionais comprometidos com o atendimento à população, conscientes da ciência e da arte do cuidar como instrumento de sua atuação profissional e garantia à integridade de assistência, esta compreendida como um conjunto articulado e contínuo de serviços preventivos, curativos, individuais e coletivos no contexto das políticas sociais.




Específicos


- Formar profissionais enfermeiros para atuarem no campo das práticas de saúde da população, com conhecimentos crítico e ético da sua função social para a compreensão dos diferentes conceitos de enfermagem, ciência, técnica e prática social.

- Desenvolver programas de educação para a saúde e de investigação científica para a produção de conhecimentos.

- Desenvolver aptidão para assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade.

- Promover estilo de vida saudável, sabendo conciliar as necessidades dos seus clientes/pacientes, como agente de transformação social.

- Prestar cuidados de enfermagem compatíveis com as características da equipe multidisciplinar, de acordo com as demandas dos usuários.

- Usar os princípios da Ética e da Bioética no gerenciamento do processo de trabalho em enfermagem, conscientes da responsabilidade que têm na atenção à saúde que não se encerra com o ato técnico, mas na resolução do problema de saúde, tanto individual como coletivamente.

- Estabelecer relações no contexto social, reconhecendo a estrutura e as formas da organização social de Goiânia, do Estado e seu entorno.

- Reconhecer as carências constatadas no campo social, especialmente nos setores de educação e saúde do Estado e seus municípios.

- Desenvolver, participar e aplicar pesquisas que objetivem a qualificação profissional.

- Responder às especialidades regionais de saúde, através de intervenções planejadas estrategicamente, para promoção, proteção, prevenção e reabilitação à saúde, prestando atenção integral aos indivíduos, às famílias e à comunidade.

Plano de estudos

Análise textual
Anatomia sistêmica
Biologia celular
Bioquímica
Relacionamento e comunicação em enfermagem

Anatomia do aparelho locomotor
Genética
Histologia e embriologia
História da enfermagem
Sistematização do cuidar i

Fisiologia humana
Imunologia básica
Microbiologia básica
Sistematização do cuidar ii

Ensino clínico i - prático
Ensino clínico i - teórico
Farmacologia para enfermagem
Fundamentos da estatística
Sistematização do cuidar iii

Ensino clínico ii - prático
Ensino clínico ii - teórico
Fundamentos da epidemiologia
Metodologia científica
Parasitologia básica em enfermagem
Patologia em enfermagem

Biofísica
Enfermagem em saúde da família
Ensino clínico iv - prático
Ensino clínico iv - teórico
Ensino clínico iii - prático
Ensino clínico iii - teórico
Ética, legislação e exe. Prof. Em enfermagem
Fundament0s socioantropológicos da saúde

Enfermagem em saúde ambiental
Ensino clínico v - prático
Ensino clínico v - teórico
Ensino clínico vi - prático
Ensino clínico vi - teórico
Nutrição

Ensino clínico vii - prático
Ensino clínico vii - teórico
Organização e políticas de saúde
Psicologia da saúde
Saúde do trabalhador
Tanatologia

Administração e gerência em enfermagem
Eletiva
Estágio curricular superv. Em enfermagem iii
Estágio curricular supervisionado em enfermagem i
Estágio curricular supervisionado em enfermagem ii
Projeto de tcc em enfermagem

Educação em enfermagem
Eletiva
Estágio curricular supervisionado em enfermagem iv
Estágio curricular supervisionado em enfermagem v
Estágio curricular supervisionado em enfermagem vi
Tcc em enfermagem

Oferta Educativa semelhante