Graduação em Enfermagem (Pelotas, Rio Grande do Sul)

Universidade Católica de Pelotas

Diploma oferecido:Enfermeiro

Localização:Pelotas - Rio Grande do Sul

Duração:5 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Cuidar. Essa é a missão do enfermeiro enquanto profissional. Para formar pessoas nesse ofício, que tem como objetivo zelar pelo ser humano, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) proporciona aprendizado, vivência e interação com a comunidade e demais profissionais da área da saúde. Com o respaldo de laboratórios, projetos de extensão e pesquisas de iniciação científica, o acadêmico do curso de Enfermagem da UCPel pode participar de uma diversidade de atividades que complementam com qualidade sua formação profissional.

Durante o curso, o universitário realiza no mínimo 200 horas de atividades complementares. Os acadêmicos aprendem a ser profissionais diferenciados, integrantes de uma equipe e que, além do respaldo teórico, desenvolvem posicionamentos frente ao mercado de trabalho concorrido da área.

A interação com os outros cursos de graduação da instituição, como Fisioterapia, Medicina e Psicologia, influencia diretamente no aprendizado e como resultado está a formação de um enfermeiro com conhecimento multiprofissional e uma visão completa do funcionamento de uma equipe de saúde. A ação profissional é o cuidado transcultural, ou seja, que atua diretamente com diferentes culturas, com pessoas que possuem crenças e valores próprios.

O profissional desde cedo começa a ter o contato com a população por meio de iniciativas como o Chico em ação, promovido pelo Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), assim como a participação em mostras de extensão e as mais diversas ações de saúde. A formação não é só voltada para a saúde, mas também humanística.
O mercado para enfermeiros é grande e não se resume apenas aos hospitais. O profissional estará preparado para atuar igualmente em clínicas geriátricas, creches, escolas e, se fizer especialização, em empresas. Todos os programas de saúde do governo, em âmbito federal, estadual ou municipal, demandam a presença de enfermeiros. Podem, também, realizar atendimentos de forma autônoma e através de prestadoras de serviços de cuidados domiciliares. Além destas áreas de atuação, o acadêmico pode optar, ainda, pela licenciatura.

Oferta Educativa semelhante