Graduação em Engenharia Ambiental (Bacharelado) (Belo Horizonte, Minas Gerais)

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Localização:Belo Horizonte - Minas Gerais

Duração:5 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

O curso de Engenharia Ambiental tem por objetivo a formação de um profissional cuja atuação contempla o planejamento, caracterização ambiental e aplicação de tecnologias sustentáveis nas questões ambientais industrial e urbanas. Desta forma, o profissional formado será capaz de lidar com temas como proteção e utilização racional dos recursos naturais; planejamento e gerenciamento ambiental; minimização e remediação de impactos ambientais causados pelo homem ou por eventos naturais; gestão e tratamento de águas e efluentes líquidos e das emissões atmosféricas.

Considerando o mercado de trabalho em Engenharia Ambiental, pode-se dizer que este está bastante favorável e deve-se ampliar nos próximos anos. Hoje existe um vasto campo de atuação, em empresas públicas e privadas e em organizações não governamentais (ONGs).


O mercado envolve a atuação em:



a)- Órgãos públicos de licenciamento e monitoramento ambiental e agências reguladoras;

b)- Órgãos de planejamento ambiental;

c)- Empresas públicas e privadas de saneamento ambiental, envolvendo projetos de infraestrutura hídrica como represamentos, sistemas de abastecimento de água, coleta e disposição de resíduos sólidos;

d)- Implantação de sistemas de gestão integrada e gestão ambiental em indústrias;

e)- Empresas privadas com atuação na área de meio ambiente e saneamento, envolvendo estudos de impacto ambiental, recuperação de áreas degradadas, entre outras.

f)- Inserção na área acadêmica, recebendo investimentos das principais entidades de fomento à pesquisa.

O curso proposto, teve inicio no 1o semestre de 2010, oferece 40 vagas no período diurno e tem duração mínima de 5 anos, incluso neste tempo o Estágio Supervisionado.

Oferta Educativa semelhante