Graduação em Engenharia Ambiental (Americana, São Paulo)

Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Localização:Americana - São Paulo

Duração:5 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

No contexto desenvolvimentista do pais é crescente a consciência do cuidado para com o meio ambiente. O atendimento dessas novas exigências passa pela formação de um profissional generalista e sistêmico, que atue nas partes, mas que compreenda o todo, e que seja capaz de antecipar a ocorrência de dificuldades e propor soluções apropriadas para a empresa, o meio ambiente e a comunidade que proporcionem uma melhor qualidade de vida aos cidadãos. Com o foco principal no desenvolvimento sustentável, o curso pretende suprir a demanda de profissionais para atuar no exigente mercado de trabalho da região Metropolitana de Campinas, formando pessoas capazes de contribuir para a redução dos impactos ambientais, propor tecnologias limpas e atender a atual legislação brasileira, de modo a conciliar os interesses econômicos com a preservação do meio ambiente e os interesses da sociedade.




Formar profissionais com alto grau de qualificação em Engenharia Ambiental, munidos de fortes princípios éticos e humanisticos; com boa formação em ciências exatas e da terra, proporcionando-lhes subsídios na integração entre ciências e tecnologia no meio profissional; sendo aptos a trabalhar de forma qualificada em favor do desenvolvimento sustentável, em todas as suas dimensões; incentivar o desenvolvimento de pesquisas e iniciação científica; promover a divulgação de conhecimentos técnicos, científicos e culturais por meio de publicações, congressos, palestras ou similares; prestar serviços especializados à comunidade estabelecendo uma relação de reciprocidade; promover a extensão aberta à população com o objetivo de compartilhar os benefícios obtidos pela pesquisa.




O mercado de trabalho para esses profissionais é constituído por indústrias químicas, petroquímicas, mecânicas, metalúrgicas, agro-industriais e alimentícias, bem como órgãos da administração direta e empresas públicas. Empresas de extração, de transformação e de geração de energia apresentam forte demanda por profissionais com perfil do Engenheiro Ambiental.




O Engenheiro Ambiental do UNISAL, U.E. Americana, deve ter uma formação abrangente, aprofundada em conhecimentos do meio ambiente físico, social, antrópico e biológico, de maneira integrada e multidisciplinar para os quais concorrem as Ciências Humanas, Ciências Físicas e da Terra e as Ciências Biológicas. Com conhecimento específico sobre o meio ambiente e sua dinâmica, o profissional estará apto a participar dos estudos de caracterização ambiental, análise de susceptibilidade e vocação do ambiente, da elaboração de estudos de impactos ambientais, proposição, implementação e monitoramento de medidas mitigadoras ou de ações ambientais, tanto na área urbana quanto na rural.

Oferta Educativa semelhante