Graduação em Engenharia Civil (Brasília, Distrito Federal)

Universidade Católica de Brasília

Diploma oferecido:Engenheiro Civil

Localização:Brasília - Distrito Federal

Duração:5 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

O curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Brasília foi criado no ano de 2009, estando, atualmente, no seu quarto semestre. Ele é da área de exatas, voltado para elaboração de projetos e execução de obras como edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens e outras obras de interesse da sociedade como um todo. Trata-se de um curso que requer muitas aulas práticas em laboratório e saídas de campo.

O curso conta com o apóio de vários laboratórios para desenvolvimento das disciplinas, como por exemplo: Física, Química, Informática, Mecânica dos Solos, Hidráulica, Geotecnia, Materiais de Construção Civil, Laboratório de Águas, Caracterização de Resíduos e Topografia. Também são realizadas, desde o primeiro semestre do curso, saídas de campo ou visitas técnicas, a fim de permitir que o aluno vivencie a prática da profissão do Engenheiro Civil, e vá se familiarizando com o mercado de trabalho.

Alguns diferenciais que o curso de Engenharia Civil da UCB possui são: (a) a excelente estrutura física que a Universidade possui; (b) a qualidade dos professores, que possuem mestrado e/ou doutorado, além de uma vasta experiência técnica na área e (c) estrutura curricular do curso que fortalece a importância de associar a teoria à prática.

A Graduação em Engenharia Civil da UCB assegura ao estudante uma formação de base sólida na área de atuação, acompanhando a evolução tecnológica do mundo moderno, para conferir aos diplomados habilidades nas diversas áreas relacionadas ao curso, que são: Construção Civil e Arquitetura, Estruturas, Geotécnica, Transportes, Hidráulica e Saneamento, e Planejamento da Produção.

O objetivo do curso é formar profissionais seguros e criativos, aptos a atuarem em toda e qualquer área da Engenharia Civil, desde a pesquisa até o canteiro de obras, comprometido com a realidade do mercado, sem negligenciar os aspectos da ética, segurança do trabalho, preservação do meio ambiente, conforto ambiental, compreensão dos problemas administrativos, econômicos, políticos e sociais.

Mercado
O mercado de trabalho para a área é bastante promissor, podendo atuar como Engenheiro Projetista, de Obras, Fiscalização, Consultor ou vinculado à Ensino e Pesquisa, desenvolvendo tais funções em empresas públicas e privadas, tais como: empresas de consultoria, empreiteiras e construtoras, escritório de projetos, Ministérios, ANEEL, CEB, CAESB, DENIT, Petrobrás, organizações não-governamentais (ONGs), entre outras. O engenheiro civil pode exercer, basicamente, as seguintes atividades:

• Engenheiro Projetista: geralmente estabelecido em centros urbanos, executa projetos ligados às diversas áreas de conhecimento específico.
• Engenheiro de Obras: é responsável pela execução das obras projetadas em escritórios, as quais podem ser implantadas no campo - barragens, estradas - ou nos centros urbanos - construção de edifícios, residências.
• Engenheiro de Fiscalização: é contratado pelo cliente - normalmente o Governo - para fiscalizar obras executadas por terceiros - normalmente uma empreiteira.
• Engenheiro Consultor: é o profissional contratado para emitir pareceres e propor soluções quanto a questões técnicas ligadas a projeto ou execução de obras.
• Engenheiro vinculado ao ensino e à pesquisa: tem como atribuições a formação de novos profissionais e o desenvolvimento da tecnologia.

Plano de estudos

Tópicos de Matemática
Química Geral I
Introdução à Engenharia Civil
Ciências do Ambiente
Introdução à Educação Superior
Cálculo I
Mecânica I
Introdução à Álgebra Linear
Desenho Técnico Aplicado
Geologia Geral
Antropologia da Religião
Cálculo II
Probabilidade e Estatística
Mecânica II
Desenho Arquitetônico
Algoritmos e Programação para Engenharia Civil
Ética
Cálculo III
Materiais de Construção Civil I
Mecânica dos Sólidos I
Mecânica III
Fenômenos de Transporte
Física Matemática
Cálculo Numérico
Hidráulica Ambiental e Recursos Hídricos
Topografia I
Mecânica dos Solos I
Mecânica dos Sólidos II
Materiais de Construção Civil II
Hidrologia
Topografia II
Geotecnia Ambiental
Mecânica dos Sólidos III
Economia Ambiental
Projeto I - Eng. Civil
Teoria das Estruturas
Planejamento de Transportes
Circuitos Elétricos Aplicados
Mecânica dos Solos II
Saneamento Básico
Projeto II - Eng. Civil
Instalações Elétricas Prediais
Instalações Hidráulicas Prediais
Estrutura de Concreto I
Fundações
Est. Sup. em Engenharia Civil I
Estrutura de Concreto II
Estrutura Metálica e de Madeira
Estrada e Transportes I
Administração de Construção
Est. Sup. em Engenharia Civil II
Estrada e Transportes II
Engenharia de Segurança
Empreendedorismo e Inovação
Projeto Final - Engenharia Civil

Oferta Educativa semelhante