Graduação em Engenharia Civil (Pelotas, Rio Grande do Sul)

Universidade Federal de Pelotas

Diploma oferecido:Engenheiro Civil

Localização:Pelotas - Rio Grande do Sul

Duração:5 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Ao aderir ao Programa de apoio os planos de reestruturação e expansão das Universidades Federais - REUNI - do MEC, a Universidade Federal de Pelotas previu, entre outras ações, a reestruturação, consolidação e expansão dos cursos e competências em engenharias. Nessa linha, a Faculdade de Engenharia Agrícola propôs a criação do curso de Engenharia Civil, além dos cursos de Engenharia Sanitária e Ambiental e de Engenharia de Produção. Ao ser criado, o Curso passou a integrar o Centro de Engenharias, e sua primeira turma ingressou no primeiro semestre de 2009, com quarenta (40) alunos. No primeiro processo seletivo em que foi ofertado (Vestibular de Verão/2009), foi o mais procurado entre os cursos do REUNI e o segundo mais procurado na UFPel, com relação candidato/vaga igual a 10,76. No primeiro ano do curso, a primeira turma apresentou um índice de evasão de 7,5%. Em 2010, o processo seletivo adotado na UFPel passou a ser o Sistema de Seleção Unificada do MEC – SiSU/MEC, no qual foram ofertadas 40 vagas para a Engenharia Civil, além da manutenção Programa de Avaliação da Vida Escolar – PAVE, com mais 4 vagas. Atualmente, o curso está em fase de implantação sob a Coordenação da professora Drª. Maria Tereza F. Pouey (Portaria Nº 505, de 08 de Abril de 2009 – Gabinete do Reitor) e da Comissão de Implantação (Portarias Nº 05/08, de 04/07/2008 e Nº 10/09, de 28/08/2009, ambas da FEA), a qual vem atuando como Núcleo Docente Estruturante. Oficialmente, o Curso de Engenharia Civil foi criado pela Portaria Nº 941, de 06 de Julho de 2010 – Gabinete do Reitor, e seu Projeto Pedagógico foi aprovado pelo Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão - COCEPE, em 11 de novembro de 2010. Atualmente, o Curso conta com duas turmas, num total de 77 alunos matriculados. Volta ao topo Concepção O curso foi concebido com a intenção de proporcionar ao egresso uma formação plural e completa, tanto no aspecto técnico-científico quanto no humanístico, formando um profissional qualificado tecnicamente e contribuindo para um ser humano mais completo e ciente de suas responsabilidades em relação à sociedade. A concepção do curso teve como princípios básicos, os seguintes direcionamentos: * o compromisso da universidade pública com os interesses coletivos, visando uma sociedade mais justa, fraterna e sustentável; * a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão; * o entendimento do processo de ensino-aprendizagem como multidirecional e interativo; * a importância do professor como elemento facilitador do processo ensino-aprendizagem e basilar na aplicação de novas tecnologias; * o respeito às individualidades inerentes a cada estudante. Volta ao topo Justificativa A Engenharia Civil é considerada uma das engenharias clássicas, assim como a Elétrica e a Mecânica, e assim o são porque, além de dar ampla formação aos seus egressos, são cursos constituídos desde longa data. Outros cursos de engenharia, de criação mais recente, surgiram a partir da Engenharia Civil, focando uma das áreas de atuação, como é o caso da Engenharia Sanitária. A formação ampla e generalista proposta é capaz de formar um egresso que atenda a demanda de um mercado de trabalho variável, instável, dependente da situação econômica do momento, bem como das características de desenvolvimento regional. Segundo o Ministério do Trabalho, o crescimento do setor da construção civil verificado em 2008 não está concentrado apenas em uma região, mas ocorre em todo o Brasil. O aumento do emprego é reflexo do aquecimento do mercado imobiliário e, também, do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, que prevê a modernização e a construção de aeroportos, redes de saneamento básico, pontes, estradas e ferrovias, entre outras obras. Some-se a isso, o tradicional déficit habitacional na área urbana, que chega a dez milhões de unidades e mantém a construção de moradias entre as opções mais atraentes nos grandes e pequenos centros urbanos, em especial para a população de baixa renda. Volta ao topo O EGRESSO Perfil O profissional egresso deverá ser um engenheiro civil com formação generalista, crítica e reflexiva para poder trafegar nas outras áreas de conhecimento devido à grande abrangência da engenharia civil. Deverá estar preparado para trabalhos de natureza multidisciplinar e comprometido com a finalidade e a qualidade do que faz. Deverá ser um profissional capacitado a identificar e solucionar problemas na área de engenharia civil, com boa capacidade decisória e crítica para poder avaliar e confiar em suas fontes de informações, autônomo, ser capaz de produzir conhecimentos e atuar considerando aspectos econômicos, sociais, ambientais e culturais, além de estar ciente da necessidade de formação contínua e permanente. Volta ao topo Competências e habilidades A formação é de engenheiro civil pleno, com capacidade de envolver-se nas diversas áreas de aplicação da engenharia civil. O curso deverá formar e dotar o profissional para o exercício das seguintes competências e habilidades (baseado na Resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002 – Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia): * Aplicar conhecimentos matemáticos e tecnológicos; * Projetar e conduzir experimentos, bem como analisar e interpretar dados, com enfoque na pesquisa de novos materiais, tecnologias adequadas à Engenharia Civil e em diversos campos de sua área de conhecimento. * Usar as técnicas e as modernas ferramentas da engenharia necessárias ao exercício profissional (projetar, planejar, dimensionar, executar, avaliar técnica e economicamente, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia civil); * Identificar, formular e resolver problemas de engenharia; * Consciência da responsabilidade profissional e ética; * Consciência da necessidade de um aprendizado contínuo e vitalício; * Atuar em equipes multidisciplinares; * Avaliar o impacto das atividades de engenharia no contexto social e ambiental Além disto, o aluno/egresso/profissional será estimulado a obter cultura geral e conhecimento de temas contemporâneos, para perceber o impacto das soluções em engenharia, além do domínio das instrumentações eletrônicas e de línguas estrangeiras, preferencialmente o inglês.

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