Graduação em Engenharia da Computação (Vitória da Conquista, Bahia)

Faculdade Independente do Nordeste

Localização:Vitória da Conquista - Bahia

Duração:5 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

MISSÃO DO CURSO

“Qualificar profissionais para o projeto de desenvolvimento de hardware, tanto de sistemas de propósitos gerais como de circuitos e sistemas para aplicações específicas. Oferecer uma formação para o desenvolvimento de sistemas”.

OBJETIVO

“Proporcionar a formação, para o setor de Engenharia da Computação, de profissionais capazes de especificar, conceber, desenvolver, implementar, adaptar, produzir, industrializar, instalar e manter sistemas computacionais, promovendo mudanças em um ambiente dinâmico”.

O Curso

Engenharia da Computação é o ramo da engenharia responsável pelo desenvol- vimento de computadores, hardware, periféricos e sistemas computacionais.

Os alunos do curso de Engenharia de Computação da FAINOR tem uma formação geral, dentro da engenharia, bastante ampla, de modo a permitir maior flexibilidade e versatilidade ao profissional após sua graduação.

Além dessa formação básica ampla, os graduados em Engenharia de Computação tem formação específica em engenharia eletrônica, com aplicações voltadas principalmente à área da informática, como arquitetura de computadores, redes e transmissão de dados.

O currículo traz as matérias básicas de engenharia e outras específicas, como eletrônica, linguagens de programação, circuitos elétricos, circuitos lógicos, redes de computadores e banco de dados.

No último ano, o aluno faz um estágio supervisionado e tem a oportunidade de cursar disciplinas eletivas que orientam sua formação para uma área específica da profissão, como, a criação de softwares.

No projeto de conclusão de curso, ele desenvolve hardwares ou aplicativos para um sistema de computação.

A Profissão

O Engenheiro de Computação é um profissional com formação plena em Engenharia, preparado em assuntos de Computação para especificar, conceber, desenvolver, implementar, adaptar, produzir, industrializar, instalar e manter sistemas computacionais, bem como perfazer a integração de recursos físicos e lógicos necessários para o atendimento das necessidades informacionais, compu- tacionais e da automação de organizações em geral

O profissional da Engenharia da Computação pode atuar na automação industrial e robótica, projetar robôs, sistemas digitais e computadorizados para fábricas, como linhas de produção e máquinas.

Também pode desenvolver de softwares e aplicativos, criar programas de computadores segundo as necessidades do cliente, projetar e desenvolver novos sistemas operacionais e linguagens específicas, buscando inovações tecnológicas, fabricação de hardware: Projetar e construir computadores e periféricos.

Outro setor de atuação é o marketing e vendas, planejar e coordenar ações para a comercialização de equipamentos de informática. Por fim, suporte, gerenciar e dar assistência a redes de computadores em grandes empresas.

O Mercado

Os formados nessa área não costumam ter dificuldade para arranjar trabalho, e a carreira deve permanecer assim pelos próximos anos. Geralmente, as portas para o primeiro emprego são abertas por um estágio em uma grande empresa, e, não raro, o estudante é contratado antes mesmo de terminar a graduação.

Além de atuar em companhias do setor de tecnologia, o profissional pode encontrar espaço em diversos segmentos, já que toda empresa de grande porte tem uma área de TI. O campo de desenvolvimento de software sé um dos que mais requisitam o profissional.

Outro setor que pode contratar o engenheiro é o de telecomunicação. A atividade em gerência e na área de banco de dados também é uma tendência. O governo federal vem dando prioridade para financiamentos destinados a formar mestres e doutores em engenharia da computação, e assim estimular o desenvolvimento da indústria nesse segmento. Essa medida abre boas perspectivas para o profissional dedicado ao ensino e à pesquisa.

Com a expansão crescente da informática e da automação sobre todos os ramos de negócio, tem surgidos boas oportunidades para os Engenheiros da Computação, já que hoje em dia quem não moderniza suas linhas de produção, não sobrevive.

Plano de estudos

1º Semestre

Português Instrumental

Algoritimos e Programação de Computadores

Introdução ao Cálculo

Introdução a Engenharia Elétrica

Desenho Técnico por Computador

Introdução à Engenharia da Computação

Quimica Geral e Experimental

2º Semestre

Inglês Instrumental

Geometria Analítica

Cálculo Diferencial e Integral I

Algoritmos e Programação de Computadores II

Circuitos Digitais

Física Geral e Experimental I

3º Semestre

Àlgebra linear

Cálculo Diferencial Integral II

Estrutura de Dados

Arquitetura e Organização de Computadores I

Física Geral e Experimental II

Cálculo Numérico

4º Semestre

Cálculo Diferencial e Integral III

Arquitetura de Computadores II

Mecânica Geral

Banco de Dados

MTC

Física Geral e Experimental III

5º Semestre

Sistemas Operacionais

Equações Diferenciais

Circuitos Elétricos I

Linguagem Formais e Autômatos

Fenômenos de Transporte

Resistência dos Materiais

6º Semestre

Eletrônica I

Estatística e Probabilidade

Engenharia de Software

Redes de Computadores I

Análise de Sinais e Sistemas

Computação Gráfica

7º Semestre

Redes de Computadores II

Circuitos Elétricos II

Prototipação de Circuitos Digitais

Controle I

8º Semestre

Inteligência Artificial

Sistemas Concorrentes e Distribuídos

Interface Homem-Máquina

9º Semestre

Engenharia de Sistemas Embarcados

Estágio Supervisionado I

Trabalho Científico de Formatura I

10º Semestre

Estágio Supervisionado II

Trabalho Científico de Formatura II

Oferta Educativa semelhante