Graduação em Engenharia da Computação (Belo Horizonte, Minas Gerais)

Instituto Nacional de Telecomunicações

Localização:Belo Horizonte - Minas Gerais

Duração:5 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Na atualidade, as áreas de atuação do engenheiro da computação são cada vez mais abrangentes. Torna-se cada vez mais econômico implementar equipamentos com computadores de uso geral ou específico mas, em ambos os casos, com softwares que desempenham o controle e a lógica de todo o processo. E os computadores estão em toda a parte. Produtos eletrônicos em geral, como a máquina de lavar e o celular, têm computadores específicos, os quais controlam, por meio de um software, todas as funcionalidades que oferecem como ciclos de lavagem, no primeiro caso, e as agendas, reprodução de MP3, fotos e acesso à web, no segundo.

As áreas relacionadas à Engenharia da Computação são:
Automação Industrial e Comercial, Bioinformática, Engenharia de Software e Integração de Sistemas, Gestão de Redes e Hardware, Computação Gráfica, Desenvolvimento de Software e Hardware, entre outras.

O curso de Engenharia da Computação oferece uma formação mais completa do que os cursos de Análise de Sistema, Ciência da Computação e Sistema da Informação, pois abrange disciplinas nas áreas tanto de software quanto de hardware, bem como de formação geral do engenheiro.

Dessa forma, o engenheiro da computação pode utilizar seus conhecimentos para desenvolver o hardware dos computadores de pequeno, médio e grande portes, além do software que equipa estes aparelhos, responsável por todas as funcionalidades que conhecemos, e até mesmo sistemas complexos da informação.


Áreas de atuação

Automação: Desenvolvimento de sistemas inteligentes para controle de processos.
Criação e execução de programas computacionais para produtos e serviços específicos.
Gestão de redes: implantação, manutenção e monitoramento de redes de computadores e de seus componentes
Elaboração de equipamentos e periféricos de robótica, automação e componentes eletrônicos
Desenvolvimento de novas tecnologias
Carreira Acadêmica e Científica
Gerência e Administração
Computação Gráfica
Desenvolvimento de aplicativos (jogos, e outros)

Mercado de Trabalho

O segmento de tecnologia da informação está entre aqueles que mais demandarão profissionais pelos próximos anos. Cada vez mais, o mercado apóia suas atividades neste tipo de tecnologia, aumentando, continuamente, a demanda por profissionais capacitados.

Com as perspectivas de crescimento previstas para o mercado brasileiro, a expectativa é de ter este aumento de demanda por um longo prazo. Considerando ainda a carência de engenheiros no mercado brasileiro, esta expectativa de aumento é maior ainda.

Oferta Educativa semelhante