Graduação em Engenharia de Alimentos (Londrina, Paraná)

Universidade Norte do Paraná

Diploma oferecido:Engenheiro de Alimentos

Localização:Londrina - Paraná

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Uma profissão de futuro
É a área da Engenharia que estuda e pesquisa as reservas da agricultura, pecuária e pesca, sempre com o objetivo de alcançar o melhor padrão alimentar. Através da análise das substâncias nutritivas dos alimentos faz o controle de qualidade do produto. Cuida também dos métodos de reciclagem e de reaproveitamento dos alimentos de origem animal e vegetal. Supervisiona o manuseio, a colheita e o armazenamento dos produtos determinando formas de conservação antes e depois da industrialização dos mesmos.
O Engenheiro de Alimentos é atualmente um dos profissionais mais valorizados no mercado, já que atua no setor que mais agrega valor ao produto. Possui a capacidade de desempenhar várias funções, podendo atuar nas seguintes áreas: Produção de alimentos; controle de qualidade; desenvolvimento de novos produtos; planejamento de processos e projetos industriais; gerenciamento e administração na indústria de alimentos, bem como prestação de serviços como assessoria e consultoria; marketing e vendas; projetos de adaptação e desenvolvimento dos equipamentos utilizados na indústria de alimentos; setor de fiscalização de alimentos e bebidas; Instituições de ensino e pesquisa.


Infraestrutura

Laboratório de Microbiologia (102)
Laboratório de Bromatologia (103)
Laboratório de Bioquímica /Química (104)
Laboratório de Engenharia de Alimentos (Carnes, Panificação, Vegetais e Cereais e Leite)
Laboratório de Técnica Dietética/Análise Sensorial
Laboratório de Informática

Áreas de Atuação

O Engenheiro de Alimentos atua nas áreas de Controle de Qualidade, Produção, Pesquisa e Desenvolvimento de empresas do segmento de alimentação em:

• Agroindústrias
• Análise de alimentos
• Armazenamento e transporte
• Controle de qualidade
• Pesquisa e desenvolvimento de produtos
• Empresas de consultorias e projetos
• Estudo, planejamento e projetos
• Gerência e administração industrial
• Indústrias de alimentos
• Ensino e pesquisa
• Marketing e comercialização
• Processos de produção industrial
• Supervisão e orientação técnica
• Tratamento de resíduos industriais
• Vistoria e parecer técnico

Objetivo

O curso de Engenharia de Alimentos oferecido pela Unopar tem como objetivo formar profissionais qualificados com uma sólida formação nas ciências básicas e aplicadas de engenharia, envolvidas nas transformações dos alimentos, além do conhecimento dos vários processos envolvidos, desde a obtenção da matéria-prima até produto final. O currículo do curso foi elaborado para atender as exigências técnico-científicas e operacionais do setor industrial de alimentos da região e do país, favorecendo o desenvolvimento de produtos de qualidade, beneficiando o consumidor tanto do ponto de vista nutricional quanto econômico. Dessa forma, os profissionais dessa área estarão aptos a resolver problemas de natureza tecnológica, social, econômica e ambiental associados com a produção e consumo de alimentos.

Perfil Profissional

O egresso em Engenharia de Alimentos possui o seguinte perfil profissional: amplo conhecimento que lhe permita aplicar as novas conquistas científicas ao aperfeiçoamento de técnicas e do progresso industrial, bem como, um sólido conhecimento científico que lhe proporcione integrar-se facilmente no mercado de trabalho, dominando em pouco tempo as minúcias das técnicas em que esteja envolvido; uma cultura geral que lhe permita não só desenvolver o espírito de análise, mas também uma mentalidade de síntese, com a abertura de amplas perspectivas sobre problemas de gestão administrativa e das relações humanas, especialmente as relações interpessoais, bem como, possuir a capacidade de trabalhar em grupos e liderar pessoas; formação alicerçada em uma estrutura de conhecimentos que lhe proporcione uma rápida adaptação às situações da demanda constantemente ávida por novas realizações tecnológicas e científicas que sejam de interesse econômico e social; capacidade de atualização e de interpretação dos fatos do cotidiano profissional, senso crítico e habilidade para enfrentar situações novas com iniciativa e criatividade.