Graduação em Engenharia de Computação (Bacharelado) (Volta Redonda, Rio de Janeiro)

Centro Universitário de Barra Mansa

Diploma oferecido:Engenheiro

Localização:Volta Redonda - Rio de Janeiro

Duração:5 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Sobre o Curso O curso prepara o aluno através de uma sólida formação acadêmica, promovendo a qualificação necessária para atender às exigências do mercado de trabalho nas áreas da computação, desenvolvimento e pesquisa de novas tecnologias. Capacita o aluno a atuar nas várias vertentes da Engenharia de Computação, com ênfase em desenvolvimento de dispositivos inteligentes, robótica e desenvolvimento de jogos, abordando com profundidade os seguintes tópicos: programação, desenvolvimento de novas arquiteturas de hardware, banco de dados, engenharia de software, redes de computadores, computação gráfica, inteligência artificial, segurança de dados. Estrutura do Curso O UBM possui modernos laboratórios de computação instalados em salas de aula e fora delas, todos com acesso à Internet. Para potencializar os ensinamentos teóricos, existem laboratórios específicos de Física e de Química, além dos de Hardware e de Automação Industrial (com CLPs mais usados na indústria da região, SCADA, inversores de freqüência, válvulas controladas, etc.), que são específicos do curso. Perfil do Estudante O curso de Engenharia de Computação recebe alunos com interesses nas áreas de eletrônica, principalmente em circuitos digitais, computação embarcada, robótica, transmissão de dados, desenvolvimento de jogos, entre outros. Normalmente possui como característica pessoal desejo de implementar equipamentos inteligentes, desde sua confecção (hardware) até sua programação (software). Mercado de Trabalho O mercado na área de desenvolvimento de dispositivos inteligentes está em ascensão, podendo absorver estes profissionais. O Engenheiro de Computação trabalha com computação embarcada (quiosques de auto-atendimento de bancos, refrigerantes, etc, equipamentos de medição remota, celulares, por exemplo), projeto e programação de robôs, e em todas as áreas onde haja um computador. Outra área em expansão no Brasil e no mundo é a de desenvolvimento de jogos. O egresso pode atuar em empresas de consultoria, em empresas de desenvolvimento de software, em indústrias nas áreas de planejamento, manutenção, desenvolvimento e pesquisa. Pode, ainda, atuar em instituições de pesquisa, cursando mestrado e doutorado. Dica do Profissional Com a globalização e a crescente competitividade, torna-se necessário que o profissional possua diferenciais. O Engenheiro de Computação deve criar soluções inteligentes em diferentes áreas do conhecimento. O profissional egresso do curso de Engenharia de Computação do UBM está totalmente apto a desempenhar suas funções na criação e desenvolvimento de dispositivos inteligentes, computação embarcada, robótica, redes de computadores e outras áreas da computação e informática utilizadas pelas grandes empresas da região e do país, além do desenvolvimento de jogos.

Plano de estudos

1º Período 01 Introdução ao Cálculo 02 Fundamentos de Física 03 Representação Gráfica 04 Leitura e Produção de Textos 05 Introdução à Computação 06 Introdução à Engenharia 2º Período 01 Cálculo I 02 Física I 03 Geometria Analítica 04 Metodologia Científica 05 Sociologia 06 Química Geral 3º Período 01 Cálculo II 02 Física II 03 Álgebra Linear 04 Ciências Ambientais 05 Ciência dos Materiais 06 Probabilidade e Estatística 4º Período 01 Cálculo III 02 Física III 03 Cálculo Numérico 04 Fundamentos de Circuitos Elétricos 05 Fenômenos de Transporte 06 Resistência dos Materiais 07 Introdução à Economia 5º Período 1. Circuitos e Máquinas Elétricas 02 Eletrônica Básica 03 Algoritmos e Lógica de Programação 04 Aspectos Teóricos da Computação 05 Arquitetura de Computadores 6º Período 1. Mecanismos 02 Fundamentos de Simulação 03 Eletrônica analógica e digital 04 Introdução aos Microprocessadores 05 Programação Orientada a Objetos 06 Sistemas Operacionais 7º Período 1. Redes de Computadores 02 Inteligência Artificial 03 Princípios de Robótica 04 Microcontroladores e Computação Embarcada 05 Empreendedorismo e Administração de Empresas 06 Análise de Sinais e Sistemas 8º Período 1. Gestão de Projetos 02 Engenharia de Software 03 Introdução aos Jogos 04 Interface Homem-Máquina 05 Sistemas Distribuídos 06 Tecnologias Web 9º Período 1. Projetos em Computação Embarcada 02 Desenvolvimento de Jogos 03 Introdução aos Bancos de Dados 04 Processamento Digital de Sinais 05 Desenvolvimento em Telefonia Móvel 06 Optativa 10º Período 1. Legislação em Informática 40 02 Seminários de Trabalho Final de Curso Optativas – 9 período 01 Libras 02 Processamento Digital de Imagens 03 Introdução ao Linux

Requisitos

Documentos necessários à realização da matrícula: * Certificado ou diploma de conclusão do Ensino Médio ou equivalente (original e duas cópias); * Cópia da publicação do Diário Oficial do Estado, constando conclusão do Ensino Médio, para os alunos formados a partir de 1985, no Estado do Rio de Janeiro e São Paulo; Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente (original e duas cópias); * Para portadores de Curso Superior: Histórico Escolar e Diploma (original e duas cópias); * Certificado de Quitação do Serviço Militar (original e duas cópias); * Carteira de Identidade (original e duas cópias); * Certidão de Nascimento ou Casamento (original e duas cópias); * Duas fotos 3 x 4 recentes; * CPF (original e duas cópias); * Título de Eleitor (original e duas cópias); * Comprovante de residência. OBS: Os menores de 18 anos deverão trazer os pais ou responsáveis legais, munidos de documentação para assinatura do requerimento de matrícula. * O candidato que não efetuar sua matrícula no prazo estipulado neste Edital perderá irrecorrivelmente o direito à mesma, sendo chamado, em substituição, o colocado na ordem imediata de classificação. * O candidato que tenha realizado estudos equivalentes ao Ensino Médio, no todo ou em parte, no exterior, deverá apresentar Parecer de equivalência de estudos emitido pelo Conselho de Educação competente. * O candidato que tiver acesso direto, mediante comprovação de conclusão de Curso Superior, poderá requerer dispensa de disciplina (s) anteriormente cursada (s) nesta ou em outra Instituição. * Havendo interesse do candidato e disponibilidade de vaga será permitida a troca de turno e/ou a transferência do Campus Barra Mansa ou Campus Cicuta e vice-versa, respeitada a ordem de classificação.

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