Graduação em Engenharia de Computação (Vitória, Espírito Santo)

Faculdade Multivix

Localização:Vitória - Espírito Santo

Duração:5 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Características:

Grande parte da demanda tecnológica identificada nos setores produtivos do País, está diretamente relacionada com as áreas da eletrônica e da computação. As inovações tecnológicas que estas áreas têm experimentado nos últimos anos, podem ser aplicadas em projetos e no desenvolvimento de processos produtivos automatizados, mais eficientes e mais robustos, resultando em uma sensível melhora na qualidade dos produtos fabricados.

A crescente procura por esse tipo de profissional, capaz de atuar nas áreas de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação, vem promovendo o interesse de jovens em disputar uma vaga no curso de Engenharia de Computação da Faculdade Brasileira.

A oferta de vagas nos diferentes turnos vem atender às solicitações crescentes das empresas em aumentar a qualificação de seu pessoal nessas áreas. Isto também atende a um número expressivo de pessoas que já estão ou que necessitam entrar no mercado de trabalho e que pretendem obter a formação em uma engenharia especializada nessas áreas de hardware e software.

O curso está estruturado em 10(dez) períodos de 400 horas cada um, totalizando uma carga horária mínima de 4.000 horas. Cada período prevê o cumprimento de sua carga horária, em no mínimo, 18 semanas de aula. Além das disciplinas previstas na matriz curricular, o aluno deve cumprir as atividades de Projeto e Estágio Supervisionado. O curso pode ser concluído em 5 (cinco) anos, entretanto, de acordo com a legislação vigente, a sua conclusão pode ser feita em tempo superior, respeitado o limite de 9 (nove) anos.

O Curso é constituído de Matérias de Formação Básica, Formação Geral, Formação Profissional Geral, Formação Profissional Específica e Matérias de Complementação.

Objetivo:

No progresso de sua carreira profissional, agregando experiência prática e aperfeiçoamentos realizados, os Engenheiros de Computação formados pela Faculdade Brasileira, deverão estar capacitados a assumir funções em diferentes níveis dentro das organizações, seja de execução, gerenciamento ou de direção, para as quais seguem algumas atividades e responsabilidades técnicas inerentes à função: diretor, administrador, gerente, projetista, coordenador, engenheiro, pesquisador, professor, dentre outras.

Assim, os objetivos que a proposta curricular do curso pretende alcançar, em consonância com as novas diretrizes curriculares, são:

Permitir uma formação ampla e geral com base nas diretrizes curriculares dos cursos da área de computação e informática;

Promover atualização permanente do conteúdo programático estabelecido de forma a manter o conhecimento tecnológico de vanguarda sempre presente nas unidades curriculares do curso;

Incorporar ao currículo do aluno o aproveitamento de atividades extra-classe através do conceito de “atividades complementares”;

Incentivar as práticas de estudo e atividades de pesquisa;

propiciar uma melhor integração entre o que é ministrado na etapa de formação básica e na de formação profissional;

Infra-estrutura:

As edificações são recentes e adequadas à prática do ensino de graduação. As salas de aulas são todas climatizadas e equipadas com modernos equipamentos de suporte ao ensino, tais como: projetores multimídia e computadores. Há acessibilidades para deficientes físicos em todos os ambientes da instituição. A sinalização nos corredores, portas e outros ambientes é muito boa. Existe um bom número de salas para estudos em grupo na biblioteca. (comissão de avaliação do MEC - extraído de relatório final de avaliação).


As aulas práticas são realizadas nos laboratórios de Física, Eletrônica, Controle e Sistemas Embarcados, Química, Informática e Redes.

Depoimento:

Prof. Klaus Fabian Côco

“O curso de Engenharia de Computação da UNIVIX foi todo planejado a partir do curso de Engenharia Elétrica e possui aproximadamente ¾ da carga horária total comum entre as duas engenharias. Assim, podemos dizer que o curso de Engenharia de Computação já nasceu forte e vem construir uma formação sólida para o aluno já moldada no curso com a melhor avaliação dentre todas as Faculdades privadas do País segundo o MEC.”


“Com uma equipe de profissionais de longa data no quadro de professores permanentes da UNIVIX, com uma sólida experiência em salas de aula e na indústria, o curso começa já totalmente estruturado com laboratórios completamente equipados e qualificados para a formação do profissional em Engenharia de Computação.”


“O curso oferece formação nas áreas de eletrônica, engenharia de software, automação, programação avançada e sistemas inteligentes. O campo de trabalho do Engenheiro de Computação se estende desde as áreas de competência do cientista de computação (software), até a construção de hardware, embarcando nas áreas afins da engenharia eletrônica. Assim, o profissional formado em Engenharia de Computação é habilitado a trabalhar na construção e inteligência de sistemas autônomos na indústria ou nas mais diferentes áreas onde seja necessário incorporar computadores para controlar processos automáticos.”

Plano de estudos

Disciplinas

Introdução à engenharia
Ciências do ambiente
Expressão gráfica
Algoritmos I
Introdução ao cálculo
Química e ciência dos materiais
Organização industrial
Física ondulatória
Fundamentos de mecânica clássica
Algoritmos II
Álgebra linear e geometria analítica
Cálculo diferencial e integral I
Física experimental
Mecânica dos fluidos e termodinâmica
Algoritmos numéricos
Estruturas de dados
Teoria da computação e análise de algoritmos
Cálculo diferencial e integral II
Cálculo de variáveis complexas
Circuitos elétricos I
Eletromagnetismo I
Interface homem-máquina
Cálculo diferencial e integral III
Métodos de análise complexa
Circuitos elétricos II
Sinais e sistemas
Eletrônica analógica I
Eletromagnetismo II
Arquitetura de computadores
Eletrônica digital I
Eletrônica analógica II
Modelos e linguagens de programação
Sistemas operacionais
Redes de computadores I
Eletrônica digital II
Empreendimentos em engenharia
Linguagens formais e compiladores
Redes de computadores II
Programação distribuída e paralela
Probabilidade e estatística

Oferta Educativa semelhante