Graduação em Engenharia de Produção (Bacharelado) (Marília, São Paulo)

Centro Universitário Eurípides de Marília

Diploma oferecido:Bacharel em Engenharia de Produção

Localização:Marília - São Paulo

Duração:5 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

O que é Engenharia de Produção.

A Engenharia de Produção se dedica ao projeto e gerência de sistemas que envolvem pessoas, materiais, equipamentos e o ambiente.

Ela é uma engenharia que está associada as engenharias tradicionais e vem ultimamente ganhando a preferência na escolha dos candidatos à engenharia. Ela é sem dúvida a menos tecnológica das engenharias na medida que é mais abrangente e genérica, englobando um conjunto maior de conhecimentos e habilidades. O aluno de engenharia de produção aprende matérias relacionadas a economia, meio ambiente, finanças, etc., além dos conhecimentos tecnológicos básicos da engenharia.

Qual a diferença entre engenharia de produção e administração de empresas ?

A engenharia de produção tem um conteúdo tecnológico, isto é o aluno cursa as disciplinas básicas de química, física e matemática complementadas por um conjunto de matérias de engenharia, tais como materiais, desenho técnico, eletrotécnica, automação industrial etc... É claro que a profundidade que o aluno estuda essas matérias técnicas é menor que a dos seus colegas da engenharia elétrica, mecânica, etc.
Ambas as carreiras têm matérias sobre administração, comércio, contabilidade e técnicas de gerência. Na engenharia de produção essas matérias estão mais voltadas para a realidade industrial.

O curso de engenharia de produção não fica um curso muito superficial, onde o aluno acaba não aprendendo nada ?

Não, o engenheiro de produção é o único profissional do mercado que consegue enxergar os problemas de forma global, não fragmentada. Ele conhece os diversos problemas industriais e as tecnologias que são necessárias para resolvê-los, mas nem sempre é a pessoa que irá se concentrar no detalhe da resolução.

Nesse caso, o engenheiro de produção então depende sempre de outros profissionais para resolver os problemas ?

Isso é parcialmente verdadeiro para os problemas tecnológicos, principalmente para os problemas mais complexos. Mas, nem todas as empresas são do tamanho da Petrobras, pelo contrário a maioria das empresas são de médio e pequeno porte, de forma que muitas delas tem problemas tecnológicos de baixa complexidade perfeitamente resolvíveis por um engenheiro de produção.

Qual é então a área específica de conhecimento de um engenheiro de produção ?

O engenheiro de produção tem como área específica de conhecimento os métodos gerenciais, a implantação de sistemas informatizados para a gerência de empresas, o uso de métodos para melhoria da eficiência das empresas e a utilização de sistemas de controle dos processos da empresa. Tudo o que se refere as atividades básicas de uma empresa tais como planejar as compras, planejar e programar a produção e planejar e programar a distribuição dos produtos faz parte das atribuições tipicas do engenheiro de produção. É por isso que o engenheiro de produção pode trabalhar em praticamente qualquer tipo de indústria.

Em que setores da economia trabalha um engenheiro de produção ?

Em vários setores tais como:

Indústrias de automóveis, eletrodomésticos, de equipamentos, etc. enfim setores que fabricam algum tipo de produto.

Empresas de serviços tais como: empresas de transporte aéreo, transporte maritimo, construção, consultoria em qualidade, hospitais, consultoria em geral e cursos, etc.

Instituições e empresas públicas tais como: Correios, Petrobras, Agência Nacional de Energia, Agência Nacional de Petróleo, BNDEs, etc.

Empresas privadas de petróleo, usinas de açucar, empresas de telefonia, agroindústrias, indústrias de alimentos, bancos (parte operacional), seguradoras e fundos de pensão.

Bancos de investimento (na análise de investimentos)


O que faz um engenheiro de produção ?

Ele pode trabalhar em diversas áreas da empresa:

Área de operações: execução da distribuição dos produtos, controle de suprimentos, ...

Área de planejamento: estratégico, produtivo, financeiro, ...

Área financeira: controle financeiro, controle dos custos, análise de investimentos.

Área de logística: planejamento da produção e da distribuição de produtos, ...

Área de marketing: planejamento do produto, mercados a serem atendidos, ...

Como está o mercado para os engenheiros de produção ?

Considerando-se a situação atual de retração do mercado de engenharia no Brasil, o mercado de engenharia de produção é sem sombra de dúvida o que desfruta da melhor situação. Todos os engenheiros de produção vem conseguindo boas colocações no mercado principalmente em função do seu perfil que coincide com o que se está demandando nos dias de hoje: um profissional com uma sólida formação científica e com visão geral suficiente para encarar os problemas de maneira global.
O mercado de trabalho para o engenheiro de produção tem-se mostrado extremamente diversificado. Além do mercado tradicional (empresas e empreendimentos industriais), altamente instável e dependente da estabilidade econômica, uma série de setores/áreas passaram a procurar os profissionais formados pelas melhores universidade em engenharia de produção.
O ponto em comum entre todas as áreas citadas abaixo é o dinamismo e sua alta taxa de crescimento. São setores que tem crescido mesmo quando a economia como um todo tem se estagnado e todas as previsões são unânimes em considerá-los como extremamente promissores no futuro (próximos 5 anos). Os principais são:

Finanças
Telecomunicações
Atuária
Informática e Internet



O Curso de Engenharia de Produção visa a formação de Engenheiros de Produção, aptos a realizar estudos de viabilidade técnica e econômica, planejamento, supervisão, assessoria, consultoria, avaliação, perícias e laudos técnicos na área de produção industrial.

O Curso estimula o aluno a se tornar empresário, gerenciando seu próprio empreendimento.

O currículo do curso foi elaborado com o intuito de habilitar profissionais na área de pesquisa, ensaios e divulgações técnicas e, especialmente, qualificá-los para a área de processos de produção, onde a administração da produção, a qualidade e a segurança estão fortemente enraizadas nas propostas de cada disciplina.

Perfil do Aluno

O aluno egresso do Curso de Engenharia de Produção do UNIVEM recebe o título de Bacharel em Engenharia de Produção e está capacitado para atuar nas diversas áreas que compõem o campo de engenharia de produção:

Engenharia dos Processos Físicos de Produção.

Engenharia da Qualidade.

Ergonomia.

Pesquisa Operacional.

Engenharia Organizacional.

Engenharia Econômica.

Com conhecimentos, habilidades e competência gerais de engenharia está habilitado em:

Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia.

Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados.

Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos.

Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia.

Identificar, formular e resolver problemas de engenharia.

Desenvolver e utilizar novas ferramentas e técnicas.

Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas.

Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas.

Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica.

Atuar em equipes multidisciplinares.

Compreender e aplicar a ética e responsabilidades profissionais.

Avaliar o impacto das atividades de engenharia no contexto social e ambiental.

Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia.

Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.



Com sólida formação científica e profissional que o curso de Engenharia de Produção do UNIVEM oferece, estará especializado em:

O projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologias, informação e energia.

Especificar, prever e avaliar resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências humanas e sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto de engenharia.

Identificar, formular e solucionar problemas ligados às atividades de projeto, operação e gerenciamento do trabalho e sistemas de produção de bens e/ou serviços, considerando seus aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais, com visão ética e humana, em atendimento às demandas da sociedade.

Dimensionar recursos, planejar sua aplicação, desenvolver estratégias, efetuar diagnósticos, coordenar equipes, desenvolver produtos e processos produtivos.

Concentra-se nas áreas de manufatura, serviços e de gestão da produção, envolvendo a gerência técnica e administrativa do processo produtivo das empresas.

Melhorar a produtividade, eficiência e eficácia dos processos de produção. Reduzir custos e tempos de produção. Melhorar a segurança e a moral.

Acompanhar as evoluções tecnológicas, a globalização dos mercados e consumidores exigentes.

Assimilar novas técnicas que surgem a cada dia no processo produtivo das empresas.

Lidar com as interferências humanas, com as alterações econômicas e financeiras dos sistemas produtivos.

Oferta Educativa semelhante