Graduação em Engenharia de Produção (Vitória da Conquista, Bahia)

Faculdade Independente do Nordeste

Localização:Vitória da Conquista - Bahia

Duração:5 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

MISSÃO DO CURSO

“O curso de Engenharia de Produção da FAINOR tem como missão formar profissionais com consistente conhecimento tecnológico, com capacidade de análise crítica e reflexiva na identificação e solução de problemas, com ênfase nas áreas de gestão da produção, da qualidade, de conhecimento organizacional e de gestão estratégica, para atuar nos setores industrial, comercial e de serviços”.

OBJETIVO

”O Curso de Engenharia de Produção da FAINOR tem como objetivo formar engenheiros capacitados para identificar e solucionar problemas pertinentes a sistemas produtivos, fundamentando-se no desenvolvimento de técnicas e metodologias relacionadas ao planejamento e a gestão de sistemas de operações (manufatura e serviços), discorrendo sobre a aplicabilidade destas ferramentas no contexto das organizações”.

O CURSO

No começo, o curso enfoca as disciplinas básicas de engenharia, com bastante cálculo, como matemática, física, química e informática.

Depois entram as matérias específicas de produção, como gestão de investimentos, organização do trabalho e economia e estratégia de empresas.

Nos últimos anos acrescentam-se as de sociais aplicadas, como administração e economia, e, na etapa final, o aluno começa o estudo específico da habilitação escolhida.

A Engenharia de Produção se dedica ao estudo, ao projeto e à gerência de sistemas integrados de pessoas, materiais, equipamentos e ambientes, visando a melhoria da produtividade do trabalho, da qualidade do produto e da saúde das pessoas no trabalho.

O currículo pleno do curso possibilitará ao engenheiro ter uma formação básica em estudo, projeto e gerência de sistemas integrados de pessoas, materiais, métodos, gestão financeira e processos da Engenharia de Produção, visando à melhoria da produtividade do trabalho, da qualidade do produto ou do serviço e das pessoas na organização. As disciplinas habilitam o estudante para o exercício pleno da profissão, com um currículo equilibrado e reforçado em disciplinas de caráter geral.

A PROFISSÃO

As atividades desenvolvidas por um engenheiro podem ser sintetizadas em três aspectos distintos: projeto, construção e produção. Os dois primeiros são focados em todas as modalidades da engenharia, e o último é específico da Engenharia de Produção, que concretiza os projetos, sejam eles relativos a produtos ou a serviços.

Uma característica notável da carreira é a necessidade de ampla integração entre os fatores humanos, econômicos, tecnológicos, materiais e ambientais que interferem no projeto dos sistemas produtivos, no planejamento da produção e na produção e distribuição do produto.

A engenharia de produção é responsável pela integração de processos produtivos, permitindo a perfeita coordenação de tarefas de responsabilidades técnica e administrativa.

O profissional da área é capacitado a trabalhar em diversos ramos, como produção, administração e finanças, entre outros. Ele atua como um canal de integração entre os sistemas técnicos (engenharias) e a área administrativa da empresa, o que facilita a criação e a administração de novos produtos e serviços.

Aprimorar valores éticos e humanísticos essenciais para o exercício profissional, tais como a solidariedade, o respeito à vida humana e a convivência com a pluralidade.

O MERCADO

O cenário atual está cada vez mais competitivo. Justamente por isso, a sobrevivência e o sucesso das empresas estão atrelados ao estudo e aplicação dos grandes temas que dão consistência e solidez ao processo produtivo, objeto da Engenharia de Produção.

Nesse contexto, os profissionais da área são altamente valorizados no mercado, e seu campo de atuação não se limita à indústria, mas abrange também os diversos segmentos econômicos de bens ou serviços que buscam a minimização dos custos, a maximização da produtividade, o cumprimento dos prazos e padrões de qualidade estabelecidos.

Devido à sua formação multidisciplinar e visão sistêmica, o mercado de trabalho para este profissional é amplo, sendo possível atuar nas diferentes áreas de uma organização como finanças, produção, recursos humanos, marketing ou desenvolvimento do produto.

Essas organizações podem ser de manufatura ou de serviços, relacionados com os mais diversos setores: mecânica, petróleo, química, civil, eletro-eletrônico, alimentos, siderúrgico e agroindústria, dentre outros. Ou seja: o profissional de engenharia de produção pode ser absorvido tanto no âmbito industrial quanto no de serviços (bancos, repartições públicas, escolas, hotéis e comércio em geral).

Oferta Educativa semelhante